Buscar

MAPA PSICOMOTOR

Prévia do material em texto

MODELO DE RESOLUÇÃO – ATIVIDADE MAPA SUBSTITUTIVA
	Nome: ADILSON DOS SANTOS SILVA
	RA: 1912251-5
	DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA
Manoel é professor de Educação Física e coordena o projeto de jogos e brincadeiras no período vespertino, no colégio que leciona suas aulas pela manhã. Nos primeiros encontros que o professor organizou, as crianças sugeriram brincar de “cobranças de pênaltis” que é uma brincadeira na qual divide-se as crianças em equipes, sendo que, cada criança deve ter 5 (cinco) oportunidades de cobrar o pênalti. Em cada equipe deve haver um goleiro, que após cada cobrança devolve a bola para o jogador adversário para uma nova cobrança. Ao longo das disputas entre as equipes formadas, duas crianças chamaram a atenção do professor em decorrência do padrão motor.
A primeira criança foi Marcelo, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo apresentava pouca elevação de sua perna, ficando em uma posição estacionária, realizando o movimento de empurrar a bola com os pés, dando um passo para trás após chutar. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente realizava o movimento de pegada com uma mão só, sem se movimentar com os pés. O professor também percebeu que esse aluno possui maiores dificuldades em relação à aprendizagem quando comparado aos outros alunos da sua turma. 
A segunda criança foi José, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo movimentava-se para frente, com o pé percorrendo um arco baixo, com oposição de braço e perna e posteriormente um passo para frente após o chute. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente apresentava a ação do braço em atraso, mantenho os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parados.  O professor também percebeu que esse aluno um sintoma psicomotor denominado de inibição psicomotora, que faz com que ele tenha vergonha de realizar determinados movimentos na frente de seus colegas.  
Considerando a situação hipotética acima, analise os dados apresentados sobre cada criança em relação ao desenvolvimento psicomotor e responda as questões abaixo:
1. Cite os estágios referentes às habilidades motoras de chutar e receber de cada criança apresentada acima. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize o material de apoio, disponível no material da disciplina)
Criança 1 – Marcelo
Habilidade de Chutar
Estágio: Estágio inicial (estagio 01 / empurrão estacionário) – pouca ou nenhuma elevação da perna; posição estacionaria; o pé empurra a bola; um passo para trás depois de chutar (comum).
Justificativa: O estagio inicial da fase do movimento fundamental representa uma habilidade fundamental. O movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequencia inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico. A integração espacial e temporal do movimento é insatisfatória. Em geral, os movimentos de locomoção, manipulação e estabilidade dos 2 aos 3 anos encontram-se no nível inicial. Algumas crianças podem estar além desse nível na performance de alguns padrões de movimento, mas a maioria encontra-se no estágio inicial.
Habilidade de Receber: 
Estágio: Estagio elementar emergente (estagio 4 /pegada com a mão) – pegada só com as mãos, pés estacionários ou limitados a um passo.
Justificativa: envolvem a aquisição de maior controle motor e coordenação rítmica das habilidades do movimento fundamental. A sincronização dos elementos temporais e espaciais do movimento melhora, mas os padrões de movimento durante esses estágios ainda são em geral restritos ou exagerados, apesar de melhor coordenados. A observação de uma criança de 3 a 5 anos com desenvolvimento típico revela uma serie de habilidades de movimento fundamental emergentes em vários estágios elementares as vezes distintos, as vezes sobrepostos, muitos indivíduos, tanto adultos como crianças, não conseguem avançar além desses estágios elementares emergentes em uma ou mais habilidades de movimento fundamental.
Criança 2 – José
Habilidade de Chutar
Estágio: Estágio elementar emergente (estagio 3/ abordagem em movimento) – o pé percorre um arco abaixo, oposição braço/perna; passo para frente ou para o lado no follow-through.
Justificativa: envolvem a aquisição de maior controle motor e coordenação rítmica das habilidades do movimento fundamental. A sincronização dos elementos temporais e espaciais do movimento melhora, mas os padrões de movimento durante esses estágios ainda são em geral restritos ou exagerados, apesar de melhor coordenados. A observação de uma criança de 3 a 5 anos com desenvolvimento típico revela uma serie de habilidades de movimento fundamental emergentes em vários estágios elementares as vezes distintos, as vezes sobrepostos, muitos indivíduos, tanto adultos como crianças, não conseguem avançar além desses estágios elementares emergentes em uma ou mais habilidades de movimento fundamental.
 Habilidade de Receber: 
Estágio: Estágio inicial (estagio 1/ reação atrasada) – Ação do braço atrasada; braços retos à frente ate o contato com a bola, depois um recuo em forma de concha ate o peito. Pés estacionários.
Justificativa: O estágio inicial da fase do movimento fundamental representa uma habilidade fundamental. O movimento é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo e por uma má coordenação e fluxo rítmico. A integração espacial e temporal do movimento é insatisfatória. Em geral, os movimentos de locomoção, manipulação e estabilidade dos 2 aos 3 anos encontram-se no nível inicial. Algumas crianças podem estar além desse nível na performance de alguns padrões de movimento, mas a maioria encontra-se no estágio inicial.
2. Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)
Criança 1 – Marcelo
Abordagem: Reeducação Psicomotora.
Justificativa: O professor também percebeu que esse aluno possui maiores dificuldades em relação à aprendizagem quando comparado aos outros alunos da sua turma, ou seja, a reeducação psicomotora é destinada às crianças com Déficits Motores ou de Aprendizagem, restabelecendo a organização no desenvolvimento por meio de atividades específicas aos déficits. Essas atividades são terapêuticas e devem ser exercidas por profissionais especializados na área, o chamado Reeducador Psicomotor (professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais entre outros).
Criança 2 – José
Abordagem: Terapia psicomotora.
Justificativa: O professor também percebeu que esse aluno um sintoma psicomotor denominado de inibição psicomotora, que faz com que ele tenha vergonha de realizar determinados movimentos na frente de seus colegas, sendo observado assim, A criança se mostra aprisionada em si mesma. Ela teme o movimento. Defende-se do olhar do Outro, por consequência, será indicado fazer a Avaliação Psicomotora, isto é, observar as dificuldades específicas de movimento e incluir num planejamento psicomotor, estímulos que recuperem suas noções de corpo, espaço, tempo, equilíbrio, coordenação. com isso, A Terapia Psicomotora: destinada às crianças com Sintomas Psicomotores, que seriam beneficiadas pela terapia por abranger aspectos psíquicos e conduzindo assim a melhoria em todas as áreas do desenvolvimento da criança (motora, cognitiva, linguagem, socialização). Inclusive incluindo a escuta de familiares, que sempre devem fazer parte dos tratamentos terapêuticos (LE CAMUS, 1986, p. 152).
3. Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças.
O brincar é uma forma de comunicação é por meio das brincadeiras que as crianças desenvolvem atos do seu dia a dia, seja ela com dramatizações que imitam o mundo dos adultos, jogos, o faz de conta, com palavras, ou seja, não importa o tipo da brincadeira,a criança sempre vai está adquirindo habilidades criativas, sociais, intelectuais e físicas. Valorizar o lúdico durante os processos de ensino significa considerá-lo na perspectiva das crianças, sendo vivido na sala de aula como algo espontâneo, permitindo-lhes sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianças de verdade.
Nesse sentindo, consideramos necessário buscar saber qual a importância do brincar na construção do conhecimento na Educação Infantil.
OBSERVAÇÕES:
Essa atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE pelo aluno;
O envio de uma proposta diferente do que a solicitada nesta atividade não será aceito e atividade será zerada;
Atividades que contenham qualquer tipo de plágio (ex: imagens da internet, cópias de outros alunos ou atividades de anos anteriores) serão zeradas;
Será permitido os formatos word (.doc) ou PDF.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA:
Leia atentamente todas as orientações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de elaborar e postar sua atividade;
Baixe o arquivo “Modelo de Mapa” (disponível no item “Material da Disciplina”) para responder sua atividade;
Baixe o arquivo “Material de Apoio” (disponível no item “Material da Disciplina”) para responder sua atividade;

Continue navegando