Buscar

Atividade 02

Prévia do material em texto

1 - Na unidade 11 são feitos alguns comentários acerca da pertinência do Ensino religioso escolar. Qual deles é falso (à partir da abordagem do texto)?
A. 	Ensino Religioso: é a educação da religiosidade, que é algo que se mostra, revela ou manifesta na experiência humana;
B. 	Ensino Religioso é o resultado do processo do ser humano em busca do Transcendente (ou Deus).
C. 	A religiosidade desenvolve-se e promove o ser humano em todas as suas dimensões em relação a Si e ao Outro, conseguindo assim integrar-se nos demais grupos sociais.
D. 	O Ensino religioso em sala de aula não favorecerá grupos discriminados de raças ou religiões, classes sociais, necessidades especiais o convívio respeitoso entre os alunos, a tolerância para com a diversidade, sem negar a sua própria crença e indica um modo possível e adequado para o tratamento dos temas transversais.
2 - Na unidade 11 são feitos alguns comentários acerca da pertinência do Ensino religioso escolar. Qual deles é falso (à partir da abordagem do texto)?
A. 	Através de temas propostos, abordando as necessidades do seu próprio meio (convívio social, família e escola), chega-se na prioridade aos alunos, dos quais se pretendem atingir no sentido do viver e conviver, com ele próprio, com a comunidade e a sociedade.
B. 	Poder-se-á concluir na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades em busca do sentido da vida e no encontro com o Transcendente, ou Deus (que é o alvo da plenitude humana).
C. 	Os projetos de Ensino Religiosos poderão ser, disciplinares ou interdisciplinares, sendo a responsabilidade do acompanhamento e conclusão pelo professor de Ensino Religioso, quando parte dele.
D. 	Os projetos de Ensino Religiosos poderão ser tão somente interdisciplinares, sendo a responsabilidade do acompanhamento e conclusão pelo professor de Ensino Religioso, quando parte dele.
3 - Na discussão sobre a elaboração de projetos interdisciplinar em Ensino Religioso (unidade 11) são apresentadas algumas observações (conselhos) para a prática docente. Qual das assertivas abaixo deturpa o roteiro de conselhos aplicados na referida unidade?
A. 	(A) professor(a), deverá conduzir um trabalho com o sábio controle da situação para não levá-los à discriminação, exclusão e nem fazer proselitismo ou negarem suas crenças.
B. 	A avaliação - deverá ser contínua e procurar aproveitar o máximo os sinais de transformação voltada para o crescimento, tanto individual quanto coletivo dos alunos. E como é área de conhecimento, o aluno poderá apresentar trabalhos sobre assuntos propostos.
C. 	Professor que às vezes acha-se limitado e incapaz de fazer um ser crescer e transformar. Pois que você acredite, que por tudo o quanto sabe, se existir o amor, dedicação e carinho, terá o resultado que o nosso mundo atual tanto precisa, na formação de crianças e jovens para um mundo melhor".
D. 	Os projetos serão desenvolvidos em acordo com as diretrizes estatais acerca do conteúdo que ele (O Estado) acha pertinente, E não de acordo com as necessidades da comunidade escolar.
4 - Assinale a alternativa falsa sobre a implantação do Ensino Religioso Escolar ? segundo o itinerário histórico (presente no artigo estudado na unidade 13)
A. 	No período da Monarquia Constitucional (1823-1889) onde o texto da Carta Magna de 1824 já não mantinha a Religião Católica como a Religião oficial do império, o Ensino Religioso era desenvolvido como meio de evangelização dos gentios e catequese dos negros (aparelho ideológico), em concordância coma vontade do Monarca de Portugal (Fonaper, 2006).
B. 	Na implantação do Regime Republicano (1890-1930) ? com forte influência do Positivismo ? aspectos da vida social como a educação, o matrimônio e o enterro (cemitério) eram de competência do Estado; um Estado livre da Igreja onde esta poderia ter liberdade de culto, no entanto, fora da escola e em local próprio (Oliveira, 2007).
C. 	Pela Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro 1891, o Ensino Religioso deveria estar sob responsabilidade dos ministros de cada confissão religiosa a ser efetivada em seus templos.
D. 	Durante o período de transição (1930-1937) no decreto conhecido como Independência da República, de 30 de abril de 1931, por conta da Reforma Francisco Campos, o ensino da religião é admitido como facultativo de acordo com a confissão do aluno e dos interesses da família sendo que a organização dos programas e as escolhas dos livros ficam a cargo dos ministros dos respectivos cultos (Oliveira, 2007).
5 - Assinale a alternativa falsa sobre a implantação do Ensino Religioso Escolar ? segundo o itinerário histórico (presente no artigo estudado na unidade 13)
A. 	A Constituição de 16 de julho de 1934, no artigo 153, torna obrigatória a oferta do Ensino Religioso nas escolas do país em horários normais e de acordo com a confissão religiosa do aluno; a frequência por parte dos estudantes tem caráter facultativo.
B. 	No período do Estado Novo (1937-1945) com a efetivação da Reforma Francisco Campos, o artigo 133 da Constituição de 1937 retira a obrigatoriedade do Ensino Religioso das escolas do país. Tal premissa teve forte influência do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova; os escolanovistas eram contra a inclusão do Ensino Religioso por considerarem os princípios da laicidade, obrigatoriedade e gratuidade do ensino público.
C. 	Em 1941, o projeto de Lei Orgânica deste ano propôs uma cisão entre culto religioso e as aulas de Ensino Religioso. Esta medida veio atender as reivindicações da Igreja Católica ? aproximando-a do Estado, já que no período da ditadura de Getúlio Vargas as aulas de Religião foram canceladas: ?O argumento utilizado apoiava-se no papel da religião como ação moderadora na sociedade, pois lhe cabia o ensino de valores e atitudes cristãs que contribuiriam para a paz e para a tranquilidade social?.
D. 	No terceiro período republicano (1946-1964), em 1961, foi promulgada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 4024/61, que no artigo 97 versava sobre o Ensino Religioso. Esta disciplina volta a ser inserida nos horários normais da escola, sendo de matrícula obrigatória para os alunos e respeitando a confissão religiosa destes sem a determinação de um número mínimo para a formação de classe. As aulas deveriam ser ministradas por professores concursados - sem ônus para os cofres públicos.
6 - Recorrendo ao percurso histórico, o artigo abaixo pertence a qual Lei?
Art. 97. O Ensino Religioso constitui disciplina dos horários normais das escolas oficiais, é de matrícula facultativa e será ministrado sem ônus para os cofres públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo seu representante legal ou responsável. § 1. A formação de classe para o Ensino Religioso independe de número mínimo de alunos. § 2. O registro dos professores de Ensino Religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva.
A. 	Constituição de 16 de julho de 1934
B. 	Artigo da Constituição de 1937
C. 	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? 4.024/61.
D. 	Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro 1891.
7 - Envolta na discussão entre a confessionalidade e a interconfessionalidade, a aplicabilidade da normatização do Ensino Religioso da LDB 4024/61 enfrentou dificuldades.; Qual delas é falsa?
A. 	Antagonismo entre as propostas dos defensores da laicidade do Estado (retirada do Ensino Religioso) e os defensores do princípio de que o Ensino Religioso faz parte da formação integral (moral e valorativa) do cidadão.
B. 	Desinteresse das tradições religiosas em ampliar seu quadro de fiéis e a influência exercida pela autoridade eclesial da região.
C. 	A indicação de representantes evangélicos para a função de professor visto o grande número de variações de denominações protestantes.
D. 	As discussões sobre a reforma proposta pelo Concílio Vaticano II
8 - Recorrendo ao percurso histórico, o artigo abaixo pertence a qual Lei? Art. [...] Parágrafo único ? O Ensino Religiosode matrícula facultativa constituirá disciplina dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de primeiro e segundo graus?
A. 	Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2ª Graus, de nº 5.692/71,artigo 7º.
B. 	Constituição de 16 de julho de 1934.
C. 	Artigo da Constituição de 1937.
D. 	Nenhuma das anteriores
9 - Recorrendo ao percurso histórico, o artigo abaixo pertence a qual Lei? Art. 33 § 3º O Ensino Religioso, de matricula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de educação básica, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestas pelos alunos ou por seus responsáveis, em caráter [...].
A. 	Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2ª Graus, de nº 5.692/71,artigo 7º.
B. 	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? 4.024/61.
C. 	LDB 9.394/96.
D. 	NDA.
10 - Qual característica não pertence ao professor transformador (segundo o apresentado na unidade 03)?
A. 	Há professores que transmitem aos seus alunos noções de que na sociedade existem conflitos. Os conflitos, por sua vez, tornam a vida da maioria das pessoas insuportável e, por isso, é necessário transformar a sociedade.
B. 	Professores que com sua prática ajudam os mais fracos a se unirem e lutarem por seus direitos.
C. 	Esses professores não passam, com suas ideias, a questionar os valores da sociedade em que vivem. Mas em somente em viver a vida sem ligar para picuinhas políticas.
D. 	NDA

Continue navegando