Buscar

Prévia do material em texto

1 - Sobre a Cultura Organizacional Brasileira, é INCORRETO afirmar:
A. 	O Brasil é um país de grande desigualdade entre diferentes níveis de poder. A causa dessa grande distância hierárquica pode ser explicada na própria história do país, sendo muito comum nos países de origem latina, pelo fato de terem sofrido colonização portuguesa e espanhola que, por sua vez, foram mantidos sob forte domínio centralizador do império romano.
B. 	Nas organizações brasileiras, a visão voltada para resultados a longo prazo, o que demonstra a existência contínua de planejamento estratégico, em que se pode prever algumas possíveis situações e, de antemão, se preparar para elas.
C. 	Uma característica forte da cultura organizacional no Brasil é o feminismo. As organizações prezam por valores de solidariedade, dedicação, relações humanas e qualidade de vida. Isso também pode ser demonstrado pela fama do país com relação à sua cordialidade.
D. 	O dito “jeitinho” brasileiro foi descrito por Roberto Damatta como um exemplo prático da flexibilidade típica da cultura do país.
2 - O (a) ________________ pode ser expresso pela aceitação tácita de normas e regras em paralelo a um comportamento de quebra das mesmas. Trata-se de uma prática que prima pela distância entre o direito e o fato, e que pode ser percebida pelos ditos “fazer vista grossa” e “quebrar o galho”, por exemplo. . O item que preenche corretamente a lacuna é:
A. 	Formalismo
B. 	Paternalismo
C. 	Impunidade
D. 	Concentração de poder
3 - As necessidades podem possuir níveis diferentes. Para Maslow, elas estão caracterizadas dentro de uma hierarquia, como uma pirâmide, partindo das mais básicas e elementares às mais sofisticadas e elaboradas. Acerca da teoria das necessidades de Maslow, é correto afirmar, EXCETO:
A. 	Uma necessidade satisfeita, por si só, não é fator motivacional; ao ser satisfeita, surge outra em seu lugar
B. 	Várias necessidades ocorrem ao mesmo tempo num mesmo organismo;
C. 	Em geral, as necessidades de nível superior precisam ser satisfeitas em um primeiro momento, e só depois as de nível inferior
D. 	Há muito mais meios de se atingir as necessidades de nível superior que as de nível inferior
4 - A liderança ________ é aquela cujos seguidores estabelecem condições de habilidades heroicas ou extraordinárias à liderança quando observam certos comportamentos. O termo que preenche corretamente a lacuna é:
A. 	Transformacional
B. 	Carismática
C. 	Transacional
D. 	Participativa
5 - Uma das perspectivas da prática avaliativa nas organizações inclui a avaliação de habilidades, como por exemplo, a tomada de decisão, planejamento, liderança, negociação, gerência de pessoal, atuação em situações de conflito, etc. Esta perspectiva é chamada de:
A. 	Análise por avaliação de desempenho
B. 	Análise curricular
C. 	Análise geral
D. 	Nenhuma das opções
6 - A mudança da cultura numa organização requer um desprendimento de pontos de referência muitas vezes já enraizados e, assim, torna-se uma tarefa muito difícil. No entanto, é possível. Acerca desse processo, é INCORRETO afirmar:
A. 	O realinhamento da cultura ocorre por meio da colocação de novos valores, que são inseridos de forma a atingir novos estágios.
B. 	Torna-se necessário dar menor importância e significação a valores ou crenças não mais praticados ou explícitos na organização.
C. 	Apesar de a liderança exercer forte influência sobre o processo de mudança organizacional, esta não está nas mãos de um pequeno grupo somente. Os indivíduos, mesmo que fora da liderança, podem promover movimentos de mudança por meio do compartilhamento de ideias.
D. 	No processo da transformação cultural, pode haver evolução ou mudança. Na evolução, os valores do conjunto social são operacionalizados de modo diferente; já na mudança, há alteração do núcleo dos valores – e aqui se fala em cultura organizacional.
7 - Podem ser consideradas forças ou impulsionadores da mudança organizacional, EXCETO:
A. 	Tecnologia
B. 	Choques econômicos
C. 	Vontade pessoal
D. 	Competição
8 - Mesmo que pareça algo extremamente difícil, a mudança da cultura de uma organização não é impossível, mas há condições necessárias para que esta seja efetiva. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO representa, necessariamente, tais condições:
A. 	Crise dramática em curso ou criada
B. 	Entrada de um novo operário
C. 	Troca de liderança
D. 	Cultura fraca
9 - A resistência à mudança é bastante comum. Tanto por parte das próprias organizações quanto por parte dos indivíduos que as compõem. Sobre ela, é CORRETO afirmar:
A. 	Ainda que a resistência prime por manter e oferecer estabilidade, ela não pode dificultar a adaptação e o progresso organizacionais.
B. 	As fontes de resistência organizacional estão na inércia estrutural, no foco limitado de mudança, na inércia de grupo, e nas ameaças à especialização, às relações de poder estabelecidas e às alocações de recursos.
C. 	As resistências às mudanças podem se apresentar de forma aberta, implícita, imediata ou protelada, sendo a de mais fácil administração a protelada.
D. 	Quando se tem uma resistência protelada, há perda de lealdade, de motivação, aumento dos erros e defeitos, aumento do absenteísmo por “questões de saúde”, etc. Já na resistência implícita, há o risco de haver alguma reação desproporcional, devido ao fato de ter sido armazenada. Essa reação vem à tona após um acúmulo, uma retenção.
10 - As organizações, no compromisso de se realinharem à essa nova realidade, buscam a avaliação de seu ambiente não só externo mas, principalmente, interno, a fim de responder à demanda corrente do mercado que pede um reposicionamento. Acerca da mudança organizacional, analise as afirmativas a seguir para, posteriormente, assinalar a opção correspondente.
I. Mais que necessária, a mudança é um pré-requisito à própria sobrevivência das organizações.
II. No contexto brasileiro, em que mudanças ocorrem de forma endógena à organização constantemente, os passos para a mudança exógena têm sido lentos.
III. Hoje, a mudança engloba inclusive o desenvolvimento organizacional – o que se justifica a partir do conceito de que não mais cargos, números ou crachás são alterados, mas que há um conjunto de ações que são estrategicamente estudadas a fim de levar pessoas a um processo de identificação e desenvolvimento pessoal de forma a se alcançar os efeitos disso como resultados desejados pelos dirigentes.
A. 	Apenas a opção I está correta
B. 	Apenas as opções I e III estão corretas
C. 	Apenas as opções II e III estão corretas
D. 	Todas as opções estão corretas.

Continue navegando