Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Recursos Humanos, Avaliação e Desempenho"	
1 - Em um cenário cada vez mais turbulento, está se tornando comum as empresas adotarem a gestão por competências. Assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	A gestão por competências ainda é um método novo no Brasil e que as empresas sentem necessidades de entendê-lo melhor.
B) 	O mapeamento de competências é composto de 2 fases.
C) 	O mapeamento serve para que a empresa saiba que competências seus colaboradores possuem e que habilidades eles precisam possuir para ajudar no seu negócio.
D) 	O mapeamento de competências necessárias à organização pode ser feito em toda empresa ou em áreas específicas.
2 - O objetivo por parte da Empresa, no que se refere ao plano salarial é, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Propiciar uma Remuneração justa para cada empregado com base em sua contribuição para a consecução dos objetivos da empresa.
B) 	Motivar os empregados para que contribuam segundo o nível de suas capacidades.
C) 	Remuneração diferente para trabalhos similares.
D) 	Estimular confiabilidade, responsabilidade, iniciativa e criatividade no pessoal.
3 - A avaliação e a classificação se justificam por objetivos básicos. Faz parte da lista de objetivos, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Simplificar a política salarial da empresa, reduzindo o número de tipos de salário, através da classificação, pois desta forma os cargos reunidos no mesmo grupo têm o mesmo tratamento.
B) 	Estabelecer uma base para a atribuição de salário a cargos, e que não tenham similaridade na comunidade e ainda ofereçam a possibilidade de confronto com o nível salarial adotado por outras empresas.
C) 	Corrigir distorções provocadas pela lei da oferta e da procura, preservando uma hierarquia de valores dentro da empresa.
D) 	Sem a avaliação e classificação é possível obter-se idêntico resultado, não havendo necessidade de que a adição das novas funções e responsabilidade transforme o cargo em outro de faixa salarial.
4 - Sobre a análise e descrição do trabalho, é correto afirmar, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	A análise de descrição do trabalho constitui uma atividade-fim. Descritos todos os cargos, pode-se esperar reflexos sensíveis na mão de obra.
B) 	A análise do trabalho é condição para que se possam exercer atividades-fim com segurança, ou seja, com base na realidade.
C) 	Para analisar um trabalho, o analista de remuneração observa três momentos sucessivos: Pesquisa; Estudo dos dados recolhidos na pesquisa; Descrição dos dados apurados no estudo.
D) 	A análise e descrição têm a grande importância de conceder o conhecimento ao conteúdo do cargo de cada empregado, sem o que a administração de R.H. seria impossível.
5 - A opção INCORRETA acerca do processo de recrutamento é: (Valor: 1)
A) 	O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização.
B) 	O órgão de recrutamento tem autonomia para efetuar qualquer atividade de recrutamento, mesmo sem a tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.
C) 	Como o recrutamento é uma função de "Staff", suas providências dependem de uma decisão da linha, que é oficializada através de uma espécie de ordem de serviço.
D) 	Os detalhes envolvidos no documento de recrutamento dependem do grau de sofisticação existente na área de Recursos Humanos.
6 - Surge um novo papel dos Recursos Humanos nas empresas. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar: (Valor: 1)
A) 	Aquela antiga unidade de empresa que tomava as decisões de selecionar, admitir, treinar, promover, autorizar férias, enfim, monitorar e monopolizar todas as ações e informações de recursos humanos na empresa, está aos poucos chegando ao fim.
B) 	Chegou, de fato, a era da descentralização das ações da unidade de recursos humanos.
C) 	As atividades de recrutamento e seleção, treinamento, etc. estão sendo delegadas aos seus verdadeiros responsáveis - os líderes das unidades da empresa, ou até em alguns casos terceirizadas.
D) 	Na realidade, as pessoas de recursos humanos não podem ser alvo de consultoria interna quando o assunto é qualidade, produtividade, competitividade, desenvolvimento e resultados. Tais áreas são atributos de gestores.
7 - Sobre os Programas de Gestão de Pessoal, assinale as afirmativas corretas:
I - Surgem novas necessidades de estabelecimento de programas de qualificação do trabalhador, mas de forma paternalista.
II - Surge a necessidade de adoção de programas de desafios à busca da qualificação e revisão por completo dos programas de treinamento pessoal.
III - Os velhos programas de Administração de Salários devem passar por um reexame em seus conteúdos e em suas formas de aplicação e estabelecerem-se políticas que favoreçam recompensas de remuneração aos profissionais pelos resultados obtidos pela empresa e pela equipe de trabalho. (Valor: 1)
A) 	I, II e III.
B) 	II e III.
C) 	I e III.
D) 	I e II.
8 - Dentre as características abaixo, uma NÃO se refere ao recrutamento interno. Assinale-a: (Valor: 1)
A) 	Permite a diversidade profissional na empresa, ou seja, "sangue novo", o que traz a possibilidade de novas experiências para a organização.
B) 	É o recurso mais lógico, porque é a fonte de recrutamento mais próxima e com menor custo.
C) 	A Direção tem maior oportunidade de observar o comportamento dos atuais membros da organização, mediante adequação para a promoção.
D) 	É uma política que servirá para atrair o pessoal mais competente e capaz, que ainda não faz parte do quadro funcional propiciando uma competitividade maior nos ambientes interno e externo.
9 - Os termos recrutamento e seleção muitas vezes são confundidos no contexto de Recursos Humanos. Sobre eles, é correto afirma, com EXCEÇÃO: (Valor: 1)
A) 	O recrutamento está diretamente ligado a seleção, sua função é basicamente criar um sistema de informações, através do qual a empresa divulga e oferece ao mercado de R.H. a oportunidade de emprego que pretende oferecer à comunidade, que pode ser interna e externa a empresa.
B) 	A função do recrutamento visa então suprir a matéria prima básica para seu funcionamento que é a seleção de pessoal.
C) 	Não há qualquer ligação entre recrutamento e seleção, pois trata-se de processos completamente diferenciados.
D) 	A decisão final de aceitar ou rejeitar os candidatos selecionados é de responsabilidade do requisitante do cargo, que traçou os moldes do recrutamento; assim o selecionador serve mais como um staff para os departamentos.
10 - O mercado de recursos humanos é constituído de um conjunto de candidatos, que podem estar aplicados ou disponíveis, e podem ser potenciais ou reais. Com relação a esse aspecto, é correto afirmar: (Valor: 1)
A) 	Os candidatos disponíveis são aqueles que estão trabalhando em alguma empresa.
B) 	Os candidatos potenciais são aqueles que estão procurando emprego ou pretendendo mudar de emprego.
C) 	Os candidatos reais são os que não estão interessados em procurar emprego.
D) 	O mercado de recursos humanos apresenta fontes diversificadas que devem ser diagnosticadas e localizadas pela Empresa.

Continue navegando