Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Teologia e Axiologia Cristã: Contribuição à Educação"	
1 - Qual dos pontos sobre o Confronto com a subjetividade e a historicidade na dinâmica do pensamento teológico plural - disposto por Libânio (unidade 4)- foge a argumentação proposta? (Valor: 1)
A) 	A mentalidade histórica gera teologia plural. Deixa se para trás uma teologia a histórica, essencialista, para assumir o risco de ir confrontando se com os embates de cada momento da cultura humana.
B) 	A teologia sofre o impacto da evolução da concepção e consciência do indivíduo. O Ocidente parece condenado a permanecer preso ao individualismo em suas mais diversas formas. A teologia tradicional cultivava um indivíduo obediente, submisso à tradição, à autoridade, para o qual se ditavam os cânones do crer e do agir.
C) 	Porém, apesar do avanços a teologia ainda está as voltas com o coletivo, pouco se importando com o individual.
D) 	No intervalo entre o individualismo moderno e essa nova emergência da subjetividade, vigorou momento de abertura ao social, ao coletivo. A teologia tentou então, em suas formas de teologia da esperança, política e da libertação, responder a tal reclamo.
2 - Referindo-se a concepção da viragem antropológica de Libânio podemos afirmar acerca da relação teocentrismo X antropocentrismo: (Valor: 1)
A) 	Que são contrários - visto as formulações dadas na modernidade iluminista.
B) 	Que são complementares.
C) 	Que são estritamente a mesma coisa (enunciada de dois lados diferentes).
D) 	Que são antagônicos visto que o teocentrismo anula a permanência do antropocentrismo.
3 - Sobre que período histórico no pensamento teológico o artigo (Antropologia teológica da salvação) de Eduardo Rocha Quintella se trata:
Na teologia e no_______________________, insiste-se no fato de que o homem não tem uma alma e um corpo, mas é alma e corpo. E, na medida em que ambos são corpo e alma do homem, ele é uno: essa unidade deveria ser o aspecto principal. Somente a partir dela é possível à distinção desses dois aspectos ou dimensão, momentos, nunca partes, de seu ser. O homem é corpo, ou seja, existe no espaço e no tempo, é parte deste cosmos, encaminha-se para a morte; é alma transcende os condicionamentos deste mundo, é imortal, e, em última análise, tudo isso tem sentido porque o homem é ser para Deus, é relacionado radicalmente a Ele. Há no homem uma dimensão irredutível ao material e ao mundano, ontologicamente distinta da realidade corporal. A fé cristã mantém esta concepção como algo a que não se pode renunciar, porque só assim pode ter sentido a concepção do homem criado à imagem de Deus, chamado à comunhão com Deus em cristo e à conformidade com o ressuscitado. (Valor: 1)
A) 	No pensamento judaico.
B) 	No pensamento cristão antigo.
C) 	No pensamento cristão medieval.
D) 	No pensamento moderno.
4 - Sobre o que é o sagrado - segundo o texto de Jaci Maraschin "A face sagrada de Eros: religião e corpo" (unidade 15) falado de Aristóteles - tem alguma afirmativa que é FALSA? Qual é? (Valor: 1)
A) 	Aristóteles estava interessado em resolver a questão do ser em si e do ser enquanto existente. Para esse fim, desenvolveu a doutrina dos modos do ser. Um desses modos era precisamente a passagem da potência (possibilidade) para o ato (experiência).
B) 	Aristóteles estava tentando resolver o enigma deixado por seus antecessores, Parmênides e Heráclito. Se a realidade está em constante transformação ela deveria ser transformada por alguma força anterior a ela que não poderia ser transformada. Transformação é movimento. Era preciso que existisse alguma coisa que não se movesse. A ideia do primeiro motor imóvel vem desse tipo de raciocínio.
C) 	A existência humana era vista, por Aristóteles, como o fluxo constante entre a potência e o ato. Segundo esse ponto de vista, estaríamos sempre nos transformando sem, contudo, alcançar o que deveríamos ser. Para nos ajudar a entender esse esquema criou também o modo de transição da essência para a existência e da forma para a matéria.
D) 	Nenhuma das Alternativas.
5 - Sobre dinâmica da autoridade dentro da conjuntura de se pensar a teologia plural, é INCORRETO dizer que: (Valor: 1)
A) 	A teologia clássica se pusera ao puro serviço da autoridade hierárquica, com certa aura oficial, atribuindo se a qualidade de católica no sentido de ser única, universal e obrigatória para todos.
B) 	A virada atual da teologia leva a pensar se como ecumênica, dialógica, diacrônica, a serviço não tanto da autoridade como de todo o povo de Deus.
C) 	Do polo do ensino, do mando, do autoritativo, da Contra Reforma, desloca se para o pólo do diálogo, do serviço, do persuasivo, do ecumenismo.
D) 	Em termos políticos, pode se falar de uma teologia culturalmente aristocrática e monárquica. Que se alimenta de uma única filosofia escolástica.
6 - Segundo o texto de Jaci Maraschin "A face sagrada de Eros: religião e corpo" (unidade 15) o que é que não pode ser alcançado por nossas faculdades potenciais, mas que, como o perfume e os sons deixam traços de sua proximidade e encanto? (Valor: 1)
A) 	O "sagrado".
B) 	A "vida".
C) 	A "morte".
D) 	O "finito".
7 - Qual das afirmações sobre a dinâmica da religião hoje, desenvolvida por B. Domingues (unidade 21) é FALSA? (Valor: 1)
A) 	Desfeitas as confusões mais grosseiras, que levaram a conflitos escusados, hoje as ciências e algumas religiões vivem tensões fecundas.
B) 	Sabemos que o conhecimento científico e religioso pertence a mesma ordem de conhecimento. Perseguem os mesmos objetivos e os mesmos caminhos.
C) 	A coexistência, na mesma pessoa ou em grupos de pessoas, da prática científica e da prática religiosa mostra que o mesmo ser humano pode viver questões científicas, metafísicas, estéticas e religiosas.
D) 	A sabedoria, na relação religião e ciência, consistem em alimentá-las para que todas sirvam uma existência pluridimensional.
8 - As escrituras de Paulo (apóstolo) dizem:
"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não os enganeis: nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os afeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os avaros, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes herdarão o reino de Deus." (1 Cor 6:9-10). "A lei não foi instituída para o justo, e sim para os transgressores e rebeldes, para os ímpios e
pecadores, para os irreverentes e profanos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os imorais, homossexuais, sequestradores, mentirosos, perjuros, e para qualquer outra coisa que é contrária a sã doutrina segundo o glorioso Evangelho do Deus bendito, que me foi encomendado." (1 Tm 1:9-11)
Qual das afirmativas dispostas não está de acordo com a reflexão da Reverenda Mona West sobre a bíblia e a homossexualidade (unidade 24). (Valor: 1)
A) 	Afeminados e homossexuais são termos que foram literalmente usados pelo apóstolo Paulo ao se referir acerca do pecado abominável da homossexualidade.
B) 	Arsenokoitai é referida em várias traduções como "homossexuais," "sodomitas," "violadores de crianças" ou "pervertidos", e malakoi, a qual é traduzida em várias obras como "efeminados", "os afeminados" ou os "meninos prostitutos."
C) 	Malakoi é um termo comum e significa "suave." Pode referirse a roupa (Mt 11:8) ou melhor, a assuntos morais, significando "falta de disciplina."
D) 	Arsenokoitai é uma rara palavra que se compõe de arseno - "homem," e koitai -"cama, deitar-se ou ter sexo com." Quando se unem, a palavra pode significar "homens prostitutos."
9 - É fácil perceber como esses arrazoados influenciaram a história da doutrina e do dogma cristãos. Se estamos sempre em transição da potência para o ato, nunca chegamos a atualizar nossas potencialidades. Essa falha na possibilidade de nossas realizações recebeu o nome de pecado na religião cristã. Mas as coisas não terminaram aí. Parece que os quatro modos de ser agem em conjunto e de comum acordo. Estou querendo dizer que essência, matéria, ato e substância pertenceriam ao lado da realidade suprema ou absoluta (diríamos, divina)e, por outro lado, existência, matéria, ato e acidentes marcariam a nossa experiência carnal, terrena e pecaminosa.
Sobre que arrazoamentos o texto de Jaci Maraschin "A face sagrada de Eros: religião e corpo" (unidade 15 )comenta? (Valor: 1)
A) 	Sobre os arrazoamentos de Aristóteles.
B) 	Sobre os arrazoamentos de Platão.
C) 	Sobre os arrazoamentos de Levinás.
D) 	Sobre os arrazoamentos de Habermas.
10 - Fátima Tardelli no artigo "Religião - Teologia comparada - Mitos religiosos" (unidade 5) afirma:
Em geral as religiões são _________, ____________ou a soma de ambas; as _________ buscam estabelecer valores nos quais as ações humanas têm de se pautar, enquanto que as _______buscam a manipulação do sobrenatural para modificação da natureza das coisas.
Complete: (Valor: 1)
A) 	Sagradas, mágicas - sagradas, mágicas.
B) 	Éticas, mágicas - éticas, mágicas.
C) 	Políticas, mágicas - políticas, mágicas.
D) 	Ideológicas, mágicas - ideológicas, mágicas.