Buscar

Atividade discursiva Gestão do Projeto Educativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão do Projeto Educativo
O sistema educativo e as escolas estabelecem relações entre si e existem duas importantes razões para conhecer e analisá-las. A primeira faz referencia às políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares que são as idéias, valores, atitudes e práticas capazes de influenciar as escolas e seus profissionais no que diz respeito às práticas formativas dos alunos. A segunda está pautada aos profissionais das escolas os quais podem aceitar ou rejeitar essas políticas e diretrizes educacionais, ou até mesmo, dialogar com elas e então formular, de modo coletivo, práticas formativas e inovadoras.
Para tanto, é preciso conhecer e analisar como se inter-relacionam as políticas educacionais, a organização e gestão das escolas e as práticas pedagógicas na sala de aula. O professor não pode se contentar apenas em desenvolver saberes e competências para ter uma boa atuação em sala de aula, é preciso tomar consciência do sistema escolar e enxergar além.
Quais são as práticas e contribuições que o professor pode oferecer dentro da organização escolar ?
Refletindo sobre o espaço escolar devemos pensar e agir em prol de uma escola que seja rica em possibilidades de interações humanas e que se permita a troca de saberes e o livre expressar das ideias, concepções e visões de mundo contidas nos sujeitos que a habitam.
Para isso, é necessário um esforço coletivo de todos os membros da escola na tentativa de compreender a diversidade do espaço escolar que é sobretudo humano abrigando suas inúmeras capacidades como o pensar, criar, sentir e agir modificando e transformando o seu entorno. É nessa perspectiva que devemos idealizar uma escola democrática.
Desse modo, o professor como sujeito de transformação que contribui na construção dos saberes tem um papel indispensável na gestão democrática contribuindo de forma ativa, para assim, formar uma escola mais inovadora e comunicativa entre os membros que a constitui.
O professor deve ser dinâmico, capaz de estimular o gosto e incentivar a busca pelo conhecimento e assim mediar na construção dos saberes. A escola e o professor possuem a função coletiva de formar cidadãos que interajam com a diversidade do meio social, bem como, torná-los seres com a capacidade de realizar a construção de diversos tipos de conhecimento.
Portanto, a reflexão sobre a importância do professor como sujeito que proporciona o saber e as decisões, assim os membros da sociedade, os quais precisam participar das escolhas escolares de forma ativa, conscientizam-se de que todos podem cooperar com as medidas que ocorrem nas instituições escolares

Continue navegando