A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação Fina Ed e tecnologial

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação Final (Objetiva) -
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A evolução tecnológica invadiu o espaço educativo, trazendo desafios para o professor. Os objetos de aprendizagem são alternativas instrutivas que são possibilitadas por meio do computador. Alguns fatores são determinantes para a utilização dos objetos de aprendizagem. Sobre o exposto, analise as senteças a seguir:
I- Um objeto de aprendizagem é considerado relevante quando contribui substancialmente para a aprendizagem dos alunos.
II- Uma característica considerada importante para os objetos de aprendizagens é a sua usabilidade.
III- Dependendo da região onde os alunos moram, os objetos de aprendizagem não precisam expressar um contexto cultural.
IV- Os objetos de aprendizagens devem ser elaborados apenas para atender contextos presenciais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	 
	 
	2.
	Existem vantagens e desvantagens com relação à utilização da internet na escola, especialmente se ela e seus professores não estiverem verdadeiramente preparados para esse novo recurso tecnológico. Com relação às vantagens e desvantagens da utilização da internet na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma desvantagem para a utilização da internet na escola é a questão burocrática, ou seja, o excesso de documentos para preencher toda vez que vai acessar.
(    ) Uma vantagem para a utilização da internet na escola é o acesso à ampla variedade de informações, nas mais diversas áreas do conhecimento.
(    ) Uma desvantagem para a utilização da internet na escola é que os estudantes da escola pública encontram dificuldades.
(    ) Uma vantagem para a utilização da internet na escola é que ela pode ser utilizada por todos, independentemente de seus talentos ou classe social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	3.
	A internet chegou no Brasil em 1992, por intermédio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), interligando as principais universidades e centros de pesquisa do país e algumas organizações não governamentais. Na educação, a partir de 2007, a internet vem sendo usada com mais intensidade no Ensino Fundamental com projetos que podem interligar alunos de vários anos escolares. A internet é considerada uma gigantesca rede interconectada por milhares de tipos diferentes de redes, que se comunicam por meio de uma linguagem em comum e um conjunto de ferramentas que viabilizam a comunicação e a obtenção de informações. Sobre o histórico do surgimento da internet, ordene os itens a seguir:
I- O surgimento da Arpanet teve como objetivo permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa que compartilhassem informações e tempo de computação.
II- A Arpanet é integrada com outras duas redes já em funcionamento: PRnet e SATNet , que levou à padronização no protocolo de transmissão de dados (TCP/IP), possibilitando que outras redes fossem agrupadas à Arpanet.
III- Com foco militar e desmembramento da Arpanet, é criada a rede MILNet. Surge a Arpa-Internet com foco acadêmico.
IV- A Arpa é extinta e a rede passa a ser chamada de NSFNET, ficando toda a responsabilidade com a National Science Foundadion. O governo norte-americano extingue definitivamente a NSFNet. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA :
	
	a) I - III - II - IV.
	
	b) I - II - III - IV.
	
	c) III - II - IV - I.
	
	d) IV - II - III - I.
	 
	 
	4.
	A chegada da internet na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino para o professor, em que ele deixa de ser um mero transmissor de conteúdos. Uma das metodologias que surge para auxiliá-lo, nesse novo cenário tecnológico, é a webquest. Com relação a esse recurso, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É uma atividade desafiadora, criada pelo professor, em que os alunos utilizam a internet na construção do conhecimento.
	
	b) É um espaço em que os alunos realizam atividades técnicas, via internet, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
	
	c) É um recurso pedagógico, via internet, destinado aos professores e gestores para a realização de webconferências.
	
	d) É um espaço da internet aberto única e exclusivamente à participação e ao planejamento de atividades dos professores.
	 
	 
	5.
	A sociedade vem acompanhando o intenso uso da internet e das suas ferramentas tecnológicas. Esta nova realidade trouxe modificações nos aspectos pessoais, sociais e profissionais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A internet possui a conveniência como uma de suas vantagens, por isso, deve ser aproveitada para construir uma educação mais acessível.
II- A internet possibilita o compartilhamento de informações nas redes sociais e a interação entre as pessoas.
III- A internet é considerada uma ferramenta que possui desvantagens para o ensino. Por isso, é necessário evitar o seu uso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença I está correta.
	 
	 
	6.
	A internet, quando bem utilizada é um recurso que possibilita uma metodologia de ensino mais dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A internet é uma aliada do processo de formação pessoal e profissional. No entanto, é necessário utilizar esse recurso para intermediar com os conteúdos e desenvolver competências.
	
	b) O professor, enquanto orientador da turma, pode permitir que seus alunos utilizem a  internet de forma livre para qualquer pesquisa.
	
	c) A educação presencial não modificará de forma significativa com a chegada das novas mídias.
	
	d) Algumas ferramentas da internet, como o correio eletrônico e os sites, são utilizadas apenas na educação a distância.
	 
	 
	7.
	Você conhece, de verdade, o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Costuma acessá-lo? Participa das interações promovidas por ele? Esperamos que tenha dito sim a cada uma de nossas indagações, pois o AVA, segundo Pereira e Schmitt (2007), lhe trará uma série de recursos pedagógicos que poderão ser explorados, ao longo de sua caminhada acadêmica. Com relação a alguns recursos que poderão ser explorados no AVA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Documentos que possibilitam o acesso a diferentes materiais didáticos e informações sobre o curso.
(    ) Avaliações dissertativas prontas para serem resolvidas quando o acadêmico tiver disponibilidade.
(    ) Bancos de questões, de todas as disciplinas, acessíveis aos acadêmicos para o estudo das avaliações.
(    ) Espaços de participação e atendimento que promovem a comunicação e a interação entre acadêmicos, professores e tutores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Alice T. C.; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice T. C. (org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem: em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	8.
	O uso do computador como ferramenta no processo de aprendizagem pode melhorar a qualidade do ensino, permitindo aos alunos o desenvolvimento de novas possibilidades e a construção do conhecimento. O professor ao utilizar o computador como ferramenta pedagógica, tem a possibilidade de inovar, diversificar as aulas, atraindo a atenção dos alunos, facilitando a aprendizagem, uma vez que essa nova tecnologia proporciona a interatividade com o meio, criando um ambiente mais atrativo.
Considerando a importância do ambiente atrativo em sala de aula