Buscar

AV FINAL DISCURSIVA LITERATURA INFANTO JUVENIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Literatura Infantojuvenil (LET39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639205) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20496500
	Nota da Prova:
	9,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A infância é uma fase na qual a ludicidade está presente em todos os aspectos. Na escola, esta ludicidade muitas vezes é podada pelo fato de não ser considerada fundamental no processo educativo infantil. Assim, por que a ludicidade é vista como processo secundário no mundo adulto?
	Resposta Esperada:
Apesar de ser comprovada a importância do lúdico na vida da criança, os adultos atribuem a ele um papel secundário, porque, na escola, ele apenas adquire conotação de brincadeiras utilizadas com finalidade de internalização de regras e comportamentos sociais. A ludicidade não é vista como necessária e inerente à criança e não é vista como parte do seu desenvolvimento pleno.
	2.
	Considere o texto a seguir:
Falando de livros.
"O livro é a casa onde se descansa do mundo. O livro é a casa do tempo, é a casa de tudo. Mar e rio no mesmo fio, água doce e salgada. O livro é onde a gente se esconde em gruta encantada" (MURRAY, 2010).
A autora Roseana Murray utiliza figuras de estilo e, de maneira poética, escolhe uma linguagem elaborada para falar do livro. Nos meios acadêmicos muito se fala sobre a importância da produção textual e o modo pelo qual o professor motiva a criatividade para uma escrita especial, em que o aluno escolhe as palavras para compor o seu texto. Disserte sobre o papel da escola no que se refere ao fazer poético.
FONTE: MURRAY, Roseana. Carteira de identidade. Belo Horizonte: Lê, 2010.
	Resposta Esperada:
No que se refere à elaboração textual poética, cabe à escola dar oportunidades para a criança desenvolver a criatividade e a sensibilidade, bem como habilidades e competências para sentir a poesia, apreciá-la e percebê-la como uma forma de comunicação com o mundo. Ao explorar o texto poético que é carregado de significado, de ritmo, cadência e melodia, o professor propicia o contato com a poesia, porque no texto há palavras selecionadas e há sonoridade. Por isso, a criação de oficinas poéticas em sala de aula é uma metodologia que enriquece tal abordagem.
Parte inferior do formulário

Continue navegando