Buscar

Av II - Gestão de Carreiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
10,00
Nota da Prova:
Gestão de Carreiras (ADG05)
Avaliação
 
II
 
-
 
Individual
 
FLEX
 
(
 
Cod.:513347)
 
(
 
peso.:1,50)
21542369
Disciplina: Avaliação:
Prova:

Deiviane Oliveira Silva (1008222)
Acadêmico:
)
 (
Legenda:
Resposta Certa 
 
Sua Resposta
 
Errada
)
1. A carreira caleidoscópica é uma nova forma de encarreiramento, criada e administrada pelo próprio indivíduo, integrando aspectos pessoais, profissionais e familiares. Segundo Scala desafio. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A autenticidade se caracteriza pela necessidade de encontrar acordo entre o trabalho e suas aptidões pessoais. ( ) O balanço se caracteriza pela busca de trabalhos que permite ao indivíduo tempo vago para si e para a família.
( ) A necessidade de aprender, de se desenvolver como pessoa e de encontrar inspiração no trabalho caracteriza o grupo do desafio.
( ) A necessidade que aponta para a busca de um trabalho que esteja relacionado as suas aspirações e motivações é conhecida como desafio. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculd
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - F - V - V.
2. João é considerado pelos seus colegas de trabalho como um colaborador modelo. Não possui cargo de chefia, mas é dinâmico, busca automotivar-se a fim de desempenhar cada vez assunto, Charles Manz e Henry Sims (1993) relacionaram algumas estratégias comportamentais para que o indivíduo desenvolva a autoliderança. Sobre essas estratégias, classifiqu
( ) Observar as falhas cometidas e logo corrigi-las.
( ) Iniciar um padrão de pensamentos positivos e construtivos. ( ) Estabelecer metas.
( ) Evitar recompensas pessoais quando alcançar as metas, pois elas podem desfocar o objetivo final. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - V.
3. Os pesquisadores Michael Arthur e Denise Rousseau, na obra "The Boundaryless Career: a new employment", ressaltam a necessidade de modelos de carreira mais simplificados e Fronteiras", assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The boundaryless career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
a) Rupturas das fronteiras tradicionais da carreira organizacional.
b) Não é permitido transição pelas fronteiras entre diferentes organizações.
c) Desvalorização do empregador anterior.
d) Carreiras sustentadas por indicações internas, da maneira tradicional.
4. O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo funções ou tarefas. Dentro desse contexto, é correto afirmar a respeito da competência:
a) Competência significa apenas capacidade, então, uma capacidade sutil e não notada na prática.
b) A competência é um conceito ligado ao mecanicismo Taylorista, por isso, algo um pouco ultrapassado. A gestão por competências é algo que comprova isso, por ser um conceito
c) O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente a partir de aptidões já presentes no indivíduo.
d) Outro entendimento acerca da competência está relacionado ao questionamento, quando a pessoa opta por se rebelar contra as convenções sociais, que se refletem na organizaç
5. Um dos modernos modelos de carreira é a ?Proteana?, desenvolvida por Tim Hall, em 1976, e oriunda da lenda de Proteu. Neste padrão de carreira, muito moderno e atual, há muda esse encarreiramento, analise as afirmativas a seguir:
I- A principal habilidade que Proteu tinha era a capacidade de disfarçar, fugir das atividades profissionais em caso de necessidade. II- Proteu tinha como principal habilidade a prática de proteger as carreiras dos soldados romanos, quando em guerra.
III- Proteu tinha como principal habilidade a aptidão de se transformar sucessivamente em quaisquer animais e até mesmo em elementos como água e fogo, conforme a necessidade. IV- Proteu apresentava a capacidade de assumir compromissos no lugar de outras pessoas como principal habilidade. Dessa forma, Proteu conseguia aproveitar somente o melhor d
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta.
 (
22/07/2020
) (
UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo
 
UNIASSELVI
)
 (
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php
) (
1
/2
)
6. Dentro das empresas, a construção de carreiras é uma maneira de atender tanto às necessidades da empresa como também dos colaboradores, que através do encarreiramento se s mais comumente utilizados dentro das organizações. Sobre esses tipos de carreira, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fortaleza.
II- Equipe esportiva.
III- Clube.
IV- Academia.
( ) Caracteriza-se como um sistema aberto para seleção externa e de alta competição entre os indivíduos. ( ) Caracteriza-se como um sistema muito aberto e de pouca competição entre os indivíduos.
( ) Caracteriza-se como um sistema aberto para seleção externa e de baixa competição entre os indivíduos. ( ) Caracteriza-se como um sistema muito aberto e de muita competição entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MILKOVICH, G. T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2010.
a) I - IV - II - III.
b) IV - I - III - II.
c) II - III - I - IV.
d) III - II - IV - I.
7. No dia a dia da organização, verificamos a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejame da organização com relação ao planejamento de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessárias ao planejamento de carreira individualizado. II- Preparar os subordinados na organização com relação ao desenvolvimento de carreira, e aconselhamento de carreira aos diretores.
III- Conceder programas de treinamento de competências e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho. IV- Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.
8. Os modelos de carreiras são classificados de diversas maneiras. Entre eles, temos a carreira proteana. Nesse modelo de carreira, os indivíduos eram ocasionados pelas necessidade classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nesse modelo de carreira, o gerenciamento é feito pelas pessoas.
( ) A carreira é uma sequência de capacidades, conhecimentos, experiências e mudanças na sua vida. ( ) A organização oferece competências leves, informações fracas e relacionamentos não construtivos.
( ) A carreira proteana apresenta como característica um cunho dinâmico e o desenvolvimento de um estudo contínuo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - F.
9. O professor Joel Dutra (2009), notório pesquisador brasileiro no campo da Gestão de Carreiras, comenta em obra recente que, a partir da década de 1990, as organizações começara colaboradores, que passaram a buscar formas alternativas de carreira, em que encontramos a "Carreira Inteligente". Dentro desse contexto, assinale a alternativa CORRETA que mel
FONTE: DUTRA, J. S. et al. As carreiras inteligentes e sua percepçãopelo clima organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. 2009. p. 55-70.
a) No mundo sem fronteiras, mais criativo e inteligente, é necessário a transição entre organizações, ou seja o desenvolvimento de competências transferíveis entre companhias.
b) As empresas atuais precisam mais de hierarquia e disciplina que ações de inovações, que envolvam inteligência. Dentro desse contexto, pode-se afirmar com convicção que o mo
c) As pessoas podem buscar competências com o objetivo de se tornem indivíduos competitivos e atraentes para o mercado, porém não há incentivo por parte das organizações.
d) Nesse tipo de encarreiramento, os indivíduos devem buscar competências ligadas à cultura, conhecimento operacional e relações interpessoais.
10. Dentro da gestão de carreiras, os conceitos de autolíder e autoliderança são relativamente novos, porém seu estudo é de suma importância, pois os líderes exercem um papel fundam pode dirigir outras pessoas de maneira efetiva se não souber conduzir a si próprio. Portanto, dentro desse contexto, a respeito da definição de autolíder, pode-se afirmar que:
FONTE: MANZ, C.; SIMS, H. Superliderazgo. Barcelona: Edit. Paidos, 1993.
a) É o indivíduo que necessita de um cargo formal de chefia para desenvolver o seu potencial de liderança.
b) É o indivíduo que, mesmo sem ter um cargo formal de chefia, busca incessantemente ser promovido, a qualquer custo.
c) É o indivíduo que procura capacitação contínua para conquistar e melhorar suas habilidades de liderança.
d) É o indivíduo que se autodesenvolve e busca a motivação e o potencial que necessita para isso, mesmo sem possuir um cargo formal de chefia.
 (
Prova finalizada com 
10 acertos 
e 
0 questões erradas
.
)

Outros materiais