Buscar

trabalho_idalina_fundeb

Prévia do material em texto

TRABALHO 
	FINAL 
 FUNDEB 
 ALUNA:IDALINA DE MOURA RODRIGUES 
	ATILIO VIVACQUA -ES 28 de maio de 2020
1.INTRODUÇAO 
A participação nas decisões da sua comunidade e definida como politica publica .Essa discussão acerca das politicas publicas tomou nas ultimas décadas uma dimensão muito ampla ,haja visto o avanço das condições democráticas em todos os recantos do mundo e a gama de arranjos institucionais de governos, que se tornou necessário para se fazer a governabilidade .Entende-se por governabilidade as condições adequadas para que os governos se mantenham estáveis. São as condições adequadas ,enquanto atitudes de governos que caracterizam as politicas.
 2.DESENVOLVIMETO
Para desenvolvermos o referido trabalho, foram realizadas leituras de base teóricas, mais especificamente, o material disponibilizado pelo Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola, módulo Fundeb, no qual ampliamos nossos conhecimentos acerca das referidas temáticas: Unidade I - As demandas por educação pública de qualidade; Unidade II - Uma nova ordem: o Fundeb e a educação; Unidade III - Os recursos financeiros do Fundeb: dos cálculos à distribuição; Unidade IV – Os recursos financeiros do Fundeb: da aplicação à prestação de contas e Unidade V – O controle social e a atuação do CACS Fundeb.
Posteriormente, no intuito de complementar e comprovar as informações adquiridas foram realizadas entrevistas com conselheiros do CACS – Fundeb do município de e o contador responsável pelo Departamento Contábil da Prefeitura Municipal, bem como, análise de dados disponíveis no Portal da Transparência do município de Quirinópolis.
O referente trabalho consiste em uma análise teórica dos avanços da educação brasileira, a partir das ações (investimentos) desenvolvidos pelo Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o qual tem como principal objetivo financiar todas as etapas da educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, em todas as suas etapas, modalidades, e tipos de estabelecimentos, oferecidos nas redes públicas (estadual, distrital e municipal).
No âmbito do Fundeb, nesse momento, nos atentamos ao CACS – Conselho de Acompanhamento e Controle Social, o qual é um órgão colegiado que permite a sociedade, através de seus representantes legais – os conselheiros, participar de todo o processo de gestão dos recursos do Fundeb, acompanhando as etapas relacionadas à previsão orçamentária, distribuição, Um dos problemas enfrentados pelos membros do CACS de nosso município é a falta regimento interno e o conhecimento mais aprofundado das leis que regem o FUNDEB seria necessário a criação desse Regimento e seu estudo onde cada membro deveria receber uma cópia para leitura, interpretação e na sequencia formação de grupos de estudo para troca de ideias.
Os recursos são compatíveisI. Existe a previsão orçamentária e de acordo com a legislação vigente, a programação financeira é elaborada pelo município de acordo com o que está programado no orçamento, é que se pode realizar todas as despesas existentes. Os recursos são aplicados de acordo com a legislação vigente repassados os 60% para a gestão administrativa do pessoal do magistério e os 40% do pessoal administrativo do ensino fundamental; formação, capacitação de recursos humanos; construção, reforma, ampliação, manutenção e aquisição de material didático pedagógico, de consumo e para manutenção do transporte escolar.
Quanto aos lançamentos dos créditos ocorrem em conta exclusiva do Fundo ficando na responsabilidade do banco através do sistema fazer a transferência dos recursos referente aos 60% e 40% dos recursos recebidos. O dinheiro (crédito) tem aplicação automática no mercado financeiro. Sempre que necessita, o poder Executivo realiza licitações para compras, serviços ou obras. A prefeitura disponibiliza do CACS e outros órgãos toda documentação necessária para avaliação e apreciação do conselho: os registros, contas, leis, demonstrativos de toda despesa e receita através dos extratos bancários, etc. também faz apreciação da prestação de contas do transporte escolar e de todas as atividades e projetos no contexto da educação básica municipal.
Durante a ação do CACS não foi encontrado nenhuma irregularidade na sua execução, quando surge alguma dúvida referente ao emprego dos recursos é enviado ofício ao departamento responsável para esclarecimento e correção do mesmo. No município de sulina o conselho é formado por nove membros com seus respectivos suplentes. Mensalmente o conselho se reúne para deliberar sobre as questões de sua responsabilidade, e desde sua formação, não aconteceu nenhuma renuncia da presidência.
O módulo FUNDEB é um material de apoio e orientação específica sobre a operacionalização dos recursos recebidos para a educação básica e valorização dos profissionais da Educação. A leitura apesar de complexa, nos fez perceber que a sociedade brasileira ao longo dos anos vem lutando para garantir uma educação de qualidade elaborando e lutando por políticas públicas de valorização dos profissionais da educação e da melhoria da qualidade da educação a ser oferecida a toda população estudantil.
Através deste estudo percebemos e identificamos as etapas principais da educação no Brasil e suas características e a busca por uma educação gratuita de qualidade, conhecendo seus avanços e limites que se arrastam ainda a passos lentos para uma efetivação permanente de uma educação pública, gratuita de qualidade. Percebemos ao longo deste módulo que o FUNDEB é uma política pública de financiamento da educação básica e valorização dos profissionais envolvidos com a educação, capaz de promover a equalização e distribuição dos recursos com o intuito de diminuir as desigualdades, contribuindo para a universalização da educação e de valorização de seus profissionais, que ainda não são valorizados como merecem. Compreendemos um pouco mais de quais impostos são oriundos para a formação do Fundo e como é feito o cálculo do valor aluno ano, e a importância que cada ente federado deve realizar esforços na busca de colocar todos os estudantes em fase de escolarização nas escolas, na busca de soluções que ao longo de sua história possa erradicar o analfabetismo em seus municípios, estados ou nação.
Através do FUNDEB compreendemos melhor que ele cria e faz surgir uma nova concepção de gestão educacional em que cada ente federativo tem um papel importante, colaborador e definido na execução dos recursos públicos vindo do Fundo. Compreendemos e entendemos que o FUNDEB é uma política pública de financiamento da educação, portanto, sujeito a fiscalização de sua execução e de prestação de contas, identificando as atividades que podem ser financiadas e executadas com estes recursos. Observamos que existe os critérios de distribuição dos recursos, de acordo com o número de alunos matriculados no censo anterior, obedecendo o montante de recursos que cada ente federado arrecada com seus impostos e percebemos que cada unidade da federação arrecada diversos impostos e de diferentes fontes, uns mais e outros menos, arrecadação daí as necessidades de complementação da União se dá de maneira diversificada como consequência da comparação entre os valores aluno/ano para as séries urbanas calculada pelos estados e governo federal, e entender a importância do valor aluno/anual para as séries iniciais do ensino fundamental calculado para a distribuição equitativa dos recursos do FUNDEB, os textos deixam claro que a distribuição dos recursos do FUNDEB tem por base o valor aluno/ano diferenciado de acordo com cada etapa e modalidade de ensino.
O estudo deste módulo foi de grande importância para cada um que participou, pois ele trouxe muitos esclarecimentos a respeito do FUNDEB, como é organizado e a origem dos recursos que compõem o Fundo, tanto a nível Federal, Estaduale Municipal, os fatores de ponderação e como é feito os cálculos e a distribuição dos recursos, como também a complementação da União.
Por outro lado percebemos a importância que o conselho exerce em relação as políticas públicas na área da educação.
O conselho é um órgão colegiado representativo que visa acompanhar a distribuição, transferência e a aplicação dos recursos do Fundo no âmbito de cada esfera.
Compreendemos a sua composição, criação e atuação na execução das políticas públicas. Aplicação e comprovação do emprego desses recursos, nas três esferas de governo (Federal, Estadual e municipais.
Considerações finais
Este módulo foi de suma importância para que obtivéssemos informações detalhadas a respeito do FUNDEB, podendo assim conhecer melhor suas etapas de execução, de prestação de contas, sabendo que é necessário que todos os cidadãos, inclusive os que atuam na educação brasileira participem, opinem e fiscalizem. Para fazer valer nossos direitos, primeiramente necessitamos de educação de qualidade, que apenas será possível por meio de nossos esforços enquanto professores, que necessitam de valorização adequada. A educação só irá acontecer, se algum mecanismo de investimento financeiro auxilie na ajuda de custo. Esse mecanismo existe, como vimos neste módulo, porém, necessita de melhor administração pública e de um aumento significativo de repasse financeiro para o setor da educação. Por fim, em que pese os avanços percebidos em termos legais para a composição e funcionamento do CACS do Fundeb é importante reiterar que este se trata de uma instância pública, um órgão de Estado, com incumbências estratégicas para que o controle social, por
meio da participação popular e da transparência das contas públicas, viabilize de forma democrática o financiamento da educação em todas as esferas administrativas. Neste sentido, faz parte da atenção do Poder Executivo ao CACS providências de suas condições materiais na forma de transporte aos conselheiros; local adequado para a realização de reuniões (se possível em diferente localização da instância administrativa educacional); infraestrutura apropriada (computador, telefone, fax, mobiliário e demais equipamentos necessários); pessoal para suporte administrativo e contábil para realização das análises e registros sistemáticos das ações do CACS; aquisição de materiais e promoção de reuniões para formação e capacitação dos conselheiros; assim como recursos para a participação em eventos relativos ao CACS; entre outras providências. Cabe, no entanto, algumas provocações para uma reflexão mais aprofundada a serem levadas em conta sobre o controle social na nova proposta de CACS. Por que não se pensar que caberia ao novo CACS do Fundeb um olhar mais amplo sobre todo o financiamento da educação.

Continue navegando