Buscar

Avaliação l Representação temática

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:514208) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Criado por James Duff Brown, o sistema de classificação é como se cada assunto tivesse uma localização específica, seguindo a ordem de surgimento no Universo. Bibliotecário, foi um dos primeiros a escrever livros de Biblioteconomia e a criar o único sistema de classificação geral da Inglaterra. Sobre James Duff Brown, analise as sentenças a seguir:
I- Foi reconhecido e prestigiado no mundo das bibliotecas e da biblioteconomia no século XVIII.
II- Seu sistema é dividido em quatro grandes classes: filosofia, ciência, história, tecnologia e arte.
III- Estagiou na Croydon Public Libraries e visitou diversas bibliotecas da Grã-Bretanha.
IV- Criou o modo de divisão de classificação: a matéria e a força, que geraram a vida, esta produziu a razão, que originou o registro dos fatos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	O objetivo principal da análise documentária é expressar o conteúdo de documentos sob formas destinadas a facilitar a recuperação da informação através de uma operação semântica. Nesse processo, são importantes algumas considerações apontadas por Guinchat e Menou (1994). Sobre essas considerações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer o conteúdo; eliminar ou conservar documento; armazenar para recuperar documentos. 
(    ) Localizá-los dentro da coleção.
(    ) Inserir novos livros aos já existentes, na coleção, sem que percam suas ordens lógicas.
(    ) Inserir novos livros, de novos assuntos, sem quebrar a sequência do grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	3.
	A primeira tentativa de classificação do conhecimento de que se tem notícia foi desenvolvida por Aristóteles, que teria organizado por assunto, de acordo com sua própria divisão do conhecimento. Essa biblioteca era constituída de exemplares de suas próprias obras, de seus mestres, de seus contemporâneos e de escritores do passado, cujos textos ele teve acesso. Com relação à colaboração de cada estudioso em prol da organização de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Classificação de Aristóteles 2000 anos (entre 300 a.C. e 1600 d.C.). 
(    ) Classificação do século IV: classificação do conhecimento baseada no princípio da composição.
(    ) Classificação de Cassidoro: da técnica da classificação, partindo de assuntos gerais para específicos.
(    ) Classificação da Era Medieval: São Bento não ensinou seus monges a classificarem manuscritos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	Após escrever nas paredes das cavernas, a humanidade passa para as tábuas de argila com a escrita cuneiforme: "A escrita cuneiforme tira o seu nome [...] do aspecto exterior dos sinais em formas de cunhas [...]. A página era [...] cozida no forno, como uma telha comum" (MARTINS, 1998 apud NASCIMENTO; PINTO; VALE, 2013, p. 2). De acordo com o contexto, não podemos atribuir o surgimento da escrita a uma única sociedade. Sobre as principais transformações da escrita, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NASCIMENTO, L. L.; PINTO, V. B.; VALE, H. C. O livro, a biblioteca e leitura: conhecer o passado para entender a (r) evolução tecnológica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: FEBAB, 2013. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zrVgGkNb8qYJ:https://portal.febab.org.br/anais/article/download/1423/1424+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 3 jun. 2019.
	 a)
	3700 a.C. - Idade Média - 1150 - 1150.
	 b)
	3700 a.C. - Idade Média - 105 d.C. - 1150.
	 c)
	Idade Média - 105 d.C. - 1150 - 3700 a.C.
	 d)
	3700 a.C. - Idade Média - 1150 - 105 d.C.
	5.
	Desde Aristóteles, as colaborações científicas para auxiliar na organização da classificação fomentaram, de certa forma, as necessidades de sua época, dividindo as classes e estabelecendo uma ordem dentro das áreas. De acordo com a colaboração de estudiosos durantes as várias fases de classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1545, Konrad Von Gesner publica Bibliotheca Universalis, a primeira classificação bibliográfica. 
(    ) Em 1643, Gabriel Naudé publicou um catálogo chamado Advispour Dresser Une Bibliothèque.
(    ) Jacques Charles Brunet não publicou livro chamado Manuel de Libraire et de L'Amateurdes Livres.
(    ) Deve-se a Francis Bacon, na Chart of learning (1900), a maior contribuição ao estudo sistemas de classificação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	O processo de classificação de livros implica agrupar os assuntos, trocando o nome ou termo por sinais ou símbolos correspondentes. Por isso, diz-se que a classificação é uma linguagem artificial. Sobre o nome desse agrupamento de símbolos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Notação da classificação.
	 b)
	Notação CDD.
	 c)
	Número de chamada.
	 d)
	Notação do autor.
	7.
	Em 1815 fora adquirida a coleção de Thomas Jefferson, a Library of Congress, ou Biblioteca do Congresso (Estados Unidos - EUA), constituindo, assim, a nova biblioteca. Em 1897, os bibliotecários sentiram a necessidade de criar um sistema de classificação, que comportasse o crescente acervo. John Russel Young, James Hanson e Charles Martel tomaram por guia a Classificação Expansiva de Cutter, "introduzindo grandes modificações, especialmente quanto à notação" (PIEDADE, 1977 apud PEREIRA et al., 2009, p. 7). Sobre quais foram essas modificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As classes são publicadas independentemente umas das outras.
(    ) Introduziu o empréstimo domiciliar, a encadernação e a estruturação dos catálogos.
(    ) Implantou principalmente no arranjo de bibliografias, listas de livreiros e coleções particulares. 
(    ) Na notação, a classificação é mista, contendo letras maiúsculas e algarismos arábicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, E. N. et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS, 15., 2009, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf. Acesso em: 3 jun.
2019.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	8.
	A hierarquia na CDD é expressa por estrutura e notação. Hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto as dez classes principais) são parte dos tópicos mais amplos acima deles. Qualquer nota referente à natureza de uma classe se mantém verdadeira para todas as classes subordinadas, inclusive tópicos logicamente subordinados classificados em números coordenados. A CDD possui diversas especificidades. Acerca desse sistema de classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A classe 4 - Linguística - foi incorporada à classe 8 - Literatura -, ficando vaga para futuras expansões.
	 b)
	A CDD é coordenativa em sua estrutura e notação.
	 c)
	A notação é mista, tendo grande vantagem de ser altamente memorizávele de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 d)
	A CDD é uma notação pura (única), simples, flexível, mnemônica, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	9.
	A invenção da impressa por Gutemberg no século XV, na Alemanha, e a publicação da primeira Enciclopédia, de 1750 em diante, foram marcos do início do Período Moderno que facilitaram a interação entre diferentes conhecimentos padronizando-o, permitindo que pessoas em diferentes lugares lessem os mesmos textos. Nesse momento da história, a classificação do conhecimento esteve apoiada no tripé intelectual: currículos, bibliotecas e enciclopédias. Cada um desses elementos é um subsistema que faz parte de um sistema maior, que envolve a classificação do conhecimento, como algo que pode ser acumulado, melhorado e aperfeiçoado (BURKE, 2003). Sobre a história das classificações bibliográficas, analise as sentenças a seguir:
I- Em 1545, Konrad Von Gesner publica a obra Bibliotheca Universalis, considerada a primeira classificação bibliográfica. 
II- Em 1643, Gabriel Naudé publicou um catálogo bibliográfico chamado Advispour Dresser Une Bibliothèque. Classificava as obras em 14 classes principais.
III- Jacques Charles Brunet elaborarou um sistema de classificação chamado Manuel de Libraire et de L´Amateurdes Livres. Classificava em cinco grandes áreas: teologia, jurisprudência, história, filosofia e literatura.
IV- Francis Bacon na Chart of learning (1905) deu a maior contribuição ao estudo dos modernos sistemas de classificação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Com o passar dos tempos, a escrita precisou mudar, bem como seus suportes para se adequarem às modificações que iam acontecendo ao longo do tempo. Para isso, eram necessários materiais que pudessem ser melhor armazenados e transportados. Atualmente, a escrita é preestabelecida em vários tipos de suporte, podendo ser modificada de acordo com a necessidade do usuário. De acordo com os princípios históricos da escrita, quais são os três principais suportes?
	 a)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (Idade Média) e Papel (Idade Média).
	 b)
	Papiro (3700 a.C. ), Pergaminho (105 d.C.) e Papel (105 d.C.).
	 c)
	Papiro (3700 a.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).
	 d)
	Papiro (105 d.C.), Pergaminho (Idade Média) e Papel (105 d.C.).
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais