Logo Passei Direto
Buscar

Importância da Libras na Educação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto a seguir: “O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica nas línguas humanas”. De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras (Língua Brasileira de sinais), todos os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição: RESPOSTA: Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB). A escala em que se expressam tais diferenças é logarítmica e, por isso, os diferentes intervalos não são homogêneos”. Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, o indivíduo com surdez pode apresentar diferentes graus de perda auditiva. Assim sendo, relacione o grau de perda auditiva com a respectiva interferência que ocorre no processo de aquisição da linguagem.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Pessoa com surdez leve
2. Pessoa com surdez moderada
3. Pessoa com surdez severa
4. Pessoa com surdez profunda
( ) Perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. A pessoa tem dificuldade na percepção da palavra. É frequente o atraso de linguagem. Dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
( ) Perda auditiva entre 79 e 90 decibéis. Identifica alguns ruídos familiares e tons de voz forte. A compreensão verbal vai depender, em grande parte, de sua aptidão para utilizar a percepção visual e para observar o contexto das situações.
( ) Perda auditiva de até 40 decibéis. Em geral, a pessoa é considerada desatenta, solicitando com frequência que repitam o que foi dito. Essa perda não impede a aquisição normal da língua oral.
( ) Perda auditiva superior a 90 decibéis. Perda que priva da percepção e identificação da voz humana. Muitas vezes não adquire a fala como instrumento de comunicação pois não possui modelo para distinguir suas emissões.

Considere a seguinte passagem de texto: “No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”. De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
São corretas as afirmativas:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.

Leia a citação a seguir: “A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais, se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorecem a superação das limitações que a surdez acarreta”. Levando a citação acima em consideração e tendo em vista o estudado no texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo deve ser é igual a avaliação do aluno ouvinte; não há, portanto, necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III. ( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula.

Leia a seguinte citação: “Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as ações da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais”. De acordo com o conteúdo estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o brinquedo na educação precoce da criança surda, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente ao qual está inserido, de modo que a criança poderá aprender conhecimentos próprios de seu grupo sociocultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas, como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.

Considere a seguinte citação: “As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. [...] As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem”. De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda estudado nas aulas desta disciplina, sobre a diferença entre os conceitos língua e linguagem, relacione corretamente esses dois elementos às suas características.
Língua
Linguagem
( ) Qualquer meio de comunicação, como a corporal, expressões faciais, maneira de nos vestirmos, sinais de transito, etc.
( ) Sistema abstrato de regras gramaticais.
( ) Podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais.
( ) Tem dupla função: ligação com a comunicação e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos.

Atente para a seguinte afirmação: “Língua de sinais e língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto na língua oral. Os dois tipos de língua apresentam uma estrutura hierárquica dos elementos que participam dos processos de codificação e de decodificação”. Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre as línguas de sinais, analise as afirmativas abaixo:
RESPOSTA: São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
I. Têm estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral.
II. Ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e da mesma forma o oposto é verdadeiro.
III. A Libras e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porém se diferenciam em sua realização.
IV. A Libras não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “As investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. Portanto, independentemente do estudo de línguas específicas, tais como o inglês, o português, a língua de sinais brasileira, a língua de sinais americana e assim por diante, é possível determinar os princípios universais que regem todas essas línguas e, possivelmente, todas as línguas. Apesar das diferenças entre as línguas, as estruturas apresentam aspectos comuns que interessam às investigações linguísticas por explicarem a natureza da linguagem humana”.
Na tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade viso-espacial. Considerando os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica no que concerne à natureza dos universais linguísticos, analise as seguintes afirmacoes:
I. Onde houver seres humanos, haverá língua.
II. Não há línguas primitivas. Todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos.
III. As línguas se conservam no tempo, ou seja, não sofrem modificações.
IV. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
V. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre os gestos (sinais) e os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto a seguir: “O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica nas línguas humanas”. De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras (Língua Brasileira de sinais), todos os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição: RESPOSTA: Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões.

Atente para o seguinte fragmento de texto: “A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB). A escala em que se expressam tais diferenças é logarítmica e, por isso, os diferentes intervalos não são homogêneos”. Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, o indivíduo com surdez pode apresentar diferentes graus de perda auditiva. Assim sendo, relacione o grau de perda auditiva com a respectiva interferência que ocorre no processo de aquisição da linguagem.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Pessoa com surdez leve
2. Pessoa com surdez moderada
3. Pessoa com surdez severa
4. Pessoa com surdez profunda
( ) Perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. A pessoa tem dificuldade na percepção da palavra. É frequente o atraso de linguagem. Dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
( ) Perda auditiva entre 79 e 90 decibéis. Identifica alguns ruídos familiares e tons de voz forte. A compreensão verbal vai depender, em grande parte, de sua aptidão para utilizar a percepção visual e para observar o contexto das situações.
( ) Perda auditiva de até 40 decibéis. Em geral, a pessoa é considerada desatenta, solicitando com frequência que repitam o que foi dito. Essa perda não impede a aquisição normal da língua oral.
( ) Perda auditiva superior a 90 decibéis. Perda que priva da percepção e identificação da voz humana. Muitas vezes não adquire a fala como instrumento de comunicação pois não possui modelo para distinguir suas emissões.

Considere a seguinte passagem de texto: “No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”. De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
São corretas as afirmativas:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.

Leia a citação a seguir: “A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais, se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorecem a superação das limitações que a surdez acarreta”. Levando a citação acima em consideração e tendo em vista o estudado no texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo deve ser é igual a avaliação do aluno ouvinte; não há, portanto, necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III. ( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula.

Leia a seguinte citação: “Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as ações da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais”. De acordo com o conteúdo estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o brinquedo na educação precoce da criança surda, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
Agora, marque a sequência correta:
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente ao qual está inserido, de modo que a criança poderá aprender conhecimentos próprios de seu grupo sociocultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas, como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.

Considere a seguinte citação: “As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. [...] As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem”. De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda estudado nas aulas desta disciplina, sobre a diferença entre os conceitos língua e linguagem, relacione corretamente esses dois elementos às suas características.
Língua
Linguagem
( ) Qualquer meio de comunicação, como a corporal, expressões faciais, maneira de nos vestirmos, sinais de transito, etc.
( ) Sistema abstrato de regras gramaticais.
( ) Podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais.
( ) Tem dupla função: ligação com a comunicação e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos.

Atente para a seguinte afirmação: “Língua de sinais e língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto na língua oral. Os dois tipos de língua apresentam uma estrutura hierárquica dos elementos que participam dos processos de codificação e de decodificação”. Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre as línguas de sinais, analise as afirmativas abaixo:
RESPOSTA: São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
I. Têm estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral.
II. Ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e da mesma forma o oposto é verdadeiro.
III. A Libras e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porém se diferenciam em sua realização.
IV. A Libras não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “As investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. Portanto, independentemente do estudo de línguas específicas, tais como o inglês, o português, a língua de sinais brasileira, a língua de sinais americana e assim por diante, é possível determinar os princípios universais que regem todas essas línguas e, possivelmente, todas as línguas. Apesar das diferenças entre as línguas, as estruturas apresentam aspectos comuns que interessam às investigações linguísticas por explicarem a natureza da linguagem humana”.
Na tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade viso-espacial. Considerando os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica no que concerne à natureza dos universais linguísticos, analise as seguintes afirmacoes:
I. Onde houver seres humanos, haverá língua.
II. Não há línguas primitivas. Todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos.
III. As línguas se conservam no tempo, ou seja, não sofrem modificações.
IV. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
V. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre os gestos (sinais) e os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários.

Prévia do material em texto

APOL 01 – Libras
Questão 1/10 - Libras
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica nas línguas humanas”.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras (Língua Brasileira de sinais), todos os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição:
RESPOSTA: Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões.
Questão 2/10 - Libras
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB). A escala em que se expressam tais diferenças é logarítmica e, por isso, os diferentes intervalos não são homogêneos”.
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, o indivíduo com surdez pode apresentar diferentes graus de perda auditiva. Assim sendo, relacione o grau de perda auditiva com a respectiva interferência que ocorre no processo de aquisição da linguagem. 
1. Pessoa com surdez leve
2. Pessoa com surdez moderada
3. Pessoa com surdez severa
4. Pessoa com surdez profunda 
(  ) Perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. A pessoa tem dificuldade na percepção da palavra. É frequente o atraso de linguagem. Dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
(   ) Perda auditiva entre 79 e 90 decibéis. Identifica alguns ruídos familiares e tons de voz forte. A compreensão verbal vai depender, em grande parte, de sua aptidão para utilizar a percepção visual e para observar o contexto das situações.
(  ) Perda auditiva de até 40 decibéis. Em geral, a pessoa é considerada desatenta, solicitando com frequência que repitam o que foi dito. Essa perda não impede a aquisição normal da língua oral.
(  ) Perda auditiva superior a 90 decibéis. Perda que priva da percepção e identificação da voz humana. Muitas vezes não adquire a fala como instrumento de comunicação pois não possui modelo para distinguir suas emissões.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: 2 – 3 – 1 – 4
Questão 3/10 - Libras
Considere a seguinte passagem de texto: 
“No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.
São corretas as afirmativas:
RESPOSTA: Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
Questão 4/10 - Libras
Leia a citação a seguir: 
“A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais, se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorecem a superação das limitações que a surdez acarreta”.
Levando a citação acima em consideração e tendo em vista o estudado no texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo deve ser é igual a avaliação do aluno ouvinte; não há, portanto, necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III. ( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula.
Agora, marque a sequência correta:
RESPOSTA: V – F – V – V
Questão 5/10 - Libras
Leia a seguinte citação: 
“Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as ações da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais”.
De acordo com o conteúdo estudado no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o brinquedo na educação precoce da criança surda, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente ao qual está inserido, de modo que a criança poderá aprender conhecimentos próprios de seu grupo sociocultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas, como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
RESPOSTA: V – V – V – F
Questão 6/10 - Libras
Considere a seguinte passagem de texto: 
“No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”.
Educação Infantil - saberes e práticas da inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição dalíngua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.
São corretas as afirmativas:
RESPOSTA: Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
Questão 7/10 - Libras
Considere a seguinte citação:
“O alfabeto manual, utilizado para soletrar manualmente as palavras (também referido como soletramento digital ou datilologia), é apenas um recurso utilizado por falantes da língua de sinais. Não é uma língua, e sim um código de representação das letras alfabéticas”.
De acordo com os conteúdos do texto-base A classificação indicativa na Língua de Sinais, assim como as letras do alfabeto, os números são também representados por meio de sinais na Libras (Língua Brasileira de Sinais). Observe os números sinalizados em libras e marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
RESPOSTA: 2 – 6 – 1 – 4 – 3 – 7 – 9
Questão 8/10 - Libras
Considere a seguinte citação: 
“As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. [...] As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem”.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda estudado nas aulas desta disciplina, sobre a diferença entre os conceitos língua e linguagem, relacione corretamente esses dois elementos às suas características. 
Língua
Linguagem 
( ) Qualquer meio de comunicação, como a corporal, expressões faciais, maneira de nos vestirmos, sinais de transito, etc.
(  ) Sistema abstrato de regras gramaticais.
(  )  Podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais.
( ) Tem dupla função: ligação com a comunicação e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos.
RESPOSTA: 2 – 1 – 1 – 1
Questão 9/10 - Libras
Atente para a seguinte afirmação: 
“Língua de sinais e língua oral apresentam semelhanças e diferenças do ponto de vista operacional, mas a comunicação em língua de sinais é tão eficaz quanto na língua oral. Os dois tipos de língua apresentam uma estrutura hierárquica dos elementos que participam dos processos de codificação e de decodificação”.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre as línguas de sinais, analise as afirmativas abaixo:
I. Têm estrutura própria e que um sinal gestual envia a um conceito, não havendo correspondência termo a termo com a língua oral.
II. Ao expressar um pensamento em língua de sinais, o discurso utiliza uma dimensão visual que não é captada por uma língua oral-auditiva, e da mesma forma o oposto é verdadeiro.
III. A Libras e a Língua Portuguesa apresentam todos os elementos de uma língua natural, porém se diferenciam em sua realização.
IV. A Libras não possui regras e gramática própria, o que a diferencia das outras línguas.
RESPOSTA: São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
Questão 10/10 - Libras
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. Portanto, independentemente do estudo de línguas específicas, tais como o inglês, o português, a língua de sinais brasileira, a língua de sinais americana e assim por diante, é possível determinar os princípios universais que regem todas essas línguas e, possivelmente, todas as línguas. Apesar das diferenças entre as línguas, as estruturas apresentam aspectos comuns que interessam às investigações linguísticas por explicarem a natureza da linguagem humana”.
Na tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade viso-espacial. Considerando os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica no que concerne à natureza dos universais linguísticos, analise as seguintes afirmações:
I. Onde houver seres humanos, haverá língua.
II. Não há línguas primitivas. Todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos.
III. As línguas se conservam no tempo, ou seja, não sofrem modificações.
IV. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
V. As relações entre sons e significados das línguas faladas e entre os gestos (sinais) e os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários.
São corretas as afirmativas:
RESPOSTA: Afirmativas I, II, IV e V, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina