Buscar

DISSERTATIVAS Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:461972) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13786077
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Após a Segunda Guerra Mundial e seu impacto na ciência geográfica, as concepções da geografia tradicional indutiva foram gradativamente substituídas pelas formulações gerais e dedutivas, fazendo surgir duas correntes teórico-metodológicas: a Nova Geografia Teorética-Quantitativa e a Geografia Radical ou Crítica. Descreva a principal característica da Geografia Crítica.
	Resposta Esperada:
Pode ser caracterizada pela conscientização e preocupação com a existência de problemas muito graves na sociedade em que viviam. Os geógrafos passaram a analisar as verdadeiras causas dos problemas sociais, sem se preocupar com a neutralidade da ciência.
	2.
	A alfabetização geográfica e cartográfica tornar-se-á mais fácil e prazerosa se o professor dos anos iniciais utilizar uma metodologia acompanhada de um conjunto de recursos didático-pedagógicos e estratégias capazes de prender a atenção da criança ao mesmo tempo em que desenvolve competências cognitivas, de observação, comparações de grandeza, interpretação de distâncias e leituras da paisagem e de seus elementos geográficos. A utilização das maquetes como recurso didático-pedagógico, a qual utiliza uma representação tridimensional da superfície, auxiliará os alunos no raciocínio geográfico. No entanto, a construção de uma maquete só será significativa para o aluno se estiver vinculada a objetivos. Diante da contextualização, disserte sobre os objetivos que a elaboração e o uso de maquetes deve abarcar.
	Resposta Esperada:
A elaboração e o uso de maquetes nos anos iniciais deve abarcar os seguintes objetivos:
* Compreender a hipsometria de mapas físicos do relevo: planícies, planaltos e montanhas.
* Compreender que existem várias perspectivas, maneiras de olhar e analisar os espaços: vertical, oblíquo, e na perspectiva horizontal. As imagens de satélite são de perspectivas verticais, e fotografias aéreas são perspectivas verticais e oblíquas. As maquetes são importantes porque permitem a simulação de perspectivas. 
* Reconhecer e aplicar o uso da maquete como forma de organizar e conhecer a localização e distribuição de fenômenos naturais e humanos.
* Considerar a maquete como instrumento de análise de espacialização geográfica.
* Diversificar a maneira de aprender sobre a realidade, utilizando a maquete "artes plásticas" como linguagem relevante nos estudos geográficos.
* Analisar e comparar, interdisciplinarmente, as formas de relevo e a importância de preservação da vegetação para os mananciais hídricos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais