Buscar

Recuperação sobre Dilatação dos Líquidos 2° EMI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recuperação paralela com consulta ao caderno sobre Dilatação Térmica dos Líquidos
1 – Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, verifica-se um certo volume de líquido transbordado. Esse volume mede:
a) a dilatação do líquido, desprezando a dilatação do frasco;
b) a dilatação do frasco;
c) a dilatação real do líquido;
d) a dilatação aparente do frasco.
2 - Um líquido é colocado em um recipiente a uma temperatura inicial de 20 °C. Em seguida, ele é aquecido até atingir a temperatura de 80 °C. Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica desse líquido é 3,8x10-4 °C-1 e que o volume inicial é 500 ml, calcule a dilatação sofrida pelo líquido. Despreze a dilatação do recipiente.
3 - Em um recipiente de vidro, foram colocados 800 ml de álcool, cujo coeficiente de dilatação volumétrica é 1,8x10 -4 °C-1, preenchendo-o totalmente. Em seguida, o conjunto foi aquecido e sofreu uma variação de temperatura correspondente a 70 °C. Calcule a dilatação aparente do álcool, sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do vidro é 2,4x10-6 °C-1.
4 - O coeficiente de dilatação volumétrica do petróleo é de 9x10 – 4 °C – 1. Um recipiente, completamente cheio, contém três litros de petróleo e sofre uma variação de temperatura de 50 °C. Sabendo que o volume extravasado de petróleo corresponde a 115 ml, determine a variação de volume do recipiente.

Outros materiais