Buscar

RELATORIO FINAL ESTAGIO 1º 2019

Prévia do material em texto

PAGE 
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO
61
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
72
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
93
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
184 PLANOS DE AULA ultilizando oS temaS RELACIONADOS A água.
285 PLANOS DE AULA ultilizando os temas RELACIONADOS A saúde
366 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
44CONSIDERAÇÕES FINAIS
45REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Neste relatório há informações referentes ao estágio da educação infantil que teve pôr o objetivo investigar a formação e desempenho em sala de aula do profissional que atua na área da educação infantil. Durante o período de 28/02 a 13/04 Analisamos o papel da formação na prática educativa do professor e a importância que ele atribui a essa formação para melhoria de seu fazer docente em sala de aula.
Verificamos o contexto da Educação Infantil e Ensino Fundamental, e observamos a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem inclusive o professor em sala de aula.
Presenciar e observar a profissão de outro docente foi muito importante durante o estágio, fazendo com que todos nós encontrássemos os pontos construtivos e pontos a melhorar. O estágio está sendo uma experiência ótima e com certeza será inesquecível para nós, tornando-se nossa decisão mais rica e grandiosa referente à profissão como docente.
Para uma formação ser qualificada e objetiva, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade para isso acontecer também foi necessário a ajuda e parceria do grupo docente que é responsável pela escola.
Avaliamos todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e à formação da docência para educação infantil. Pelas informações encontradas ao longo da investigação, vimos que, da forma como está organizado a escola e o currículo na educação infantil, são favorecidas as condições de formação necessárias para o docente e aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional estando de forma eficaz para a educação, nota-se que é preciso trabalhar sempre para renovar as metas e formar competências.
A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o poder de despertar na criança o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nesse sentido, essa fase em que as crianças começam a frequentar a escola deve ser marcada com muita alegria. Através do lúdico as crianças com certeza serão mais alegres, felizes e motivadas. Foi de extrema importância que os estagiários se informassem das normas e currículo da instituição, estender qual o tipo de educação e quais métodos são usados em sala de aula.
A escola Vinina propõe uma educação para a convivência democrática; para a criação de pessoas com atitudes sociais, e com um pensamento crítico que respeitem o outro e que estejam preparadas para considerarem seus pontos de vista e sentimentos a ponto de alterarem suas próprias opiniões a respeito de assuntos de significância e de permitirem conscientemente que suas próprias perspectivas sejam alteradas por terceiros a través do saber e educação para o bem de si mesmo.
Neste sentido, o fundamento da escola visa preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir, dialogar ativamente e, acima de tudo, que tomem decisões e realizem julgamentos, os quais estejam preparados para colocarem em prática.
Trabalhar as habilidades individuais respeitando a diversidade não só em sala de aula como no mundo e ao seu redor, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliando horizontes na pluralidade cultural e linguística, a fim de formar um cidadão que valorize a vida e seja atuante na sociedade. 
A Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo em que ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. Foram 72 duas horas em sala de aula divididos entre observação e regência o qual vários pontos importantes foram percebidos e absorvidos. Portanto, é necessário observar que a sala de aula não deve ser entendida somente como aquele espaço físico determinado em centros de educação infantil onde os professores e alunos desenvolvem atividades de ensino-aprendizagem, mas também como um lugar onde a ação educativa como um todo possa conduzir-se na percepção da realidade social, econômica, cultural e política, conforme o que afirmam os referenciais teóricos citados abaixo:
Vigotsky (1998), fala que o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, criadas culturalmente, que as subsequentes etapas da educação não enfatizam em suas propostas curriculares.
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Este relatório foi desenvolvido a partir da observação realizada na escola Particular Vinina Localizada na Rua São Bento nº 20, bairro Areião no município de Porto Seguro no estado da Bahia ano de 2019. A escola Atende a crianças no grupo 2,3,4 e 5 anos.
Fundada em 1988 com apenas banca de estudos e por volta de 1990 se tornou escola a escola vinina tem como período de funcionamento matutino que é de 07h40min as 11h40min com três turmas e o período vespertino das 13h00min às 17h00min com três turmas.
 A instituição Vinina é Regida por Valdeci Bento de Oliveira na Cidade de Porto seguro BA, tem como Diretora e Professora Virgínia Oliveira Santos Lage ela quem realizou o acompanhamento de todo o estágio. Atualmente no ano letivo de 2019 todo a escola conta com 1 diretora, 3 professoras, 3 auxiliares,1 pedagoga e 1 professora de educação física e 3 alunos estagiários incluindo a mim Gleica Kelly De Souza De Castro.
A escola possui aproximadamente 66 alunos que residem nas localizações mais próximos a mesma. A escola visa agir de acordo com as Leis e diretrizes e bases-LDB e regimento escolar e propõe oferecer uma educação inspirada nos princípios de respeito ao próximo e ideais como solidariedade e honestidade, objetivando o pleno desenvolvimento do educando e também facilitando o processo de aprendizagem para as demais etapas e mudanças que viram a partir da introdução ao próximo nível de educação.
A escola fica situada no Bairro Arreião composto por uma população de classe media baixa, recebe alunos de diferentes culturas e religiões por isso a escola integra atividades que envolvam todas as crianças de forma que ambas aprendam uma com a outra respeitando suas diferenças.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Vinina fundamenta-se no respeito ao próximo e educação de qualidade, possui objetivos e fins, trabalha com o cuidar e o educar, incluindo os hábitos de higiene como troca de fraldas, banho, higiene bucal, alimentação, sono, repouso e proteção. A creche trabalha com a pedagogia de projetos, permitindo que os alunos analisem problemas, situações e acontecimentos, utilizando os conhecimentos presentes nas disciplinas. A escola Vinina surge para romper com as práticas tradicionais e tornar o ensino mais interessante. No planejamento geral articula-se a Educação Infantil, existe os projetos anuais, os projetos sociais (na preservação das praias da região, projetos ambientais...). Utiliza métodos lúdicos trabalhando as atividades através de datas comemorativas e históricas não deixando as demais matérias como o letramento e caligrafia para trás. A turmas são organizadas em círculo e de acordo com a idade dos alunos, cada sala possui de 10 a 12 alunos, uma auxiliar de classe e uma professora, as professoras são formadas em pedagogia e algumas possui também pós-graduação em psicopedagogo, as auxiliares estão cursando graduação na área da educação e todas possui experiencia na área mais de 9 meses.
Tem como regente e diretora da instituição Virginia Oliveira Santos Lage que propõeuma grade e currículo respeitando as leis e trabalhando datas e aspectos importantes vividos no dia-dia de diversas maneiras introduzindo cada tema nas atividades propostas. 
A escola conta com materiais didáticos e lúdicos para o auxilio a aprendizagem das crianças, a escola possui uma grande quantidade de brinquedos e livros de leitura infantil que contem figuras ilustrativas fáceis e perceptíveis para o desenvolvimento do pensar da criança, possui também lousa, gráficos numéricos, gráficos de letras, jogos e material multimidia.
O conteúdo trabalhado durante a aula traz experiencias com sons, traços, movimentos, gestos, formas, cores, oralidade, escrita, espaços, tempos e quantidades. De modo geral na maioria das vezes foi possível observar que as atividades foram realizadas no livro didático, caderno ou com um material especifico preparando pela professora propondo sempre exercícios para fixação e também usando o conhecimento de cada aluno e sua vivencia cotidiana. 
A escola possui salas bem arejadas e ventiladas com 3 banheiros adaptados para o tamanho ideal nos alunos, todo o espaço é bem higienizado e bem cuidado, na mesma também possui uma secretaria 3 salas de aula e 1 pátio coberto com brinquedos para que em horários vagos como o intervalo para o lanche elas possam brincar e continuar trabalhando o lúdico ali mesmo no espaço aberto aonde as crianças podem interagir juntas. A escola possui espaços amplos para ajudar a trabalhar várias áreas do conhecimento infantil através do lúdico ali mesmo no espaço aberto aonde as crianças podem interagir juntas a final a escola tem q ser um espaço a onde as crianças possam aprender, brincar e aprender brincando, infelizmente a escola não possui muitos recursos para crianças com deficiências físicas e com deficiências mentais é necessário profissionais formados na área e materiais específicos para um bom atendimento e a escola ainda não possui tais recursos para investir nos mesmo, porém é possível notar interesse em sempre aprimorar e melhorar o espaço procurando sempre esta adaptando o espaço para que haja mais possibilidades de inserção para as crianças que são deficientes e buscam atendimento nas encolas .
3 DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
	Diário das observações 1
Escola: Vinina
Data: 11/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Um aspecto muito importante que deu para perceber durante a observação do estágio é que a escola trabalha bastante a parte do bullying, pois na escola temos crianças de vários tipos físicos e raças diferentes então sempre são realizadas atividades voltadas a combater o esta pratica entre as crianças.
A escola respeita o currículo e as leis bases das diretrizes, e contribui para o desenvolvimento da criança em um todo, é possível observar mudanças positivas em cada criança e a cada tema proposto é possível ver que as crianças absorvem algo de bom das atividades realizadas e algo que possa vir trazer duvidas tornando crianças pensantes e voltando suas questões não só para a sala de aula como em casa também ao comentar com algum familiar sobre suas descobertas novas na escola. 
	Diário das observações 2
Escola: Vinina
Data: 12/03 
Local: rua São Bento nº20 bairro Areião 
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Foi possível observar que a escola contribui e Propõe para uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria com pais e profissionais trabalhando então para diminuir e sanar dificuldades que alunos encontram durante o processo de aprendizagem e adaptação no meio escolar e na convivência com outras crianças entendendo que a educação é desenvolvida primeiramente em casa assim demais reforçada em outros ambientes da vida da criança sendo assim a escola propõe atender os alunos de acordo com Art. 1º que diz que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
	Diário das observações 3
Escola: Vinina
Data: 13/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Durante a aula alguns alunos demonstram mais facilidade com alguns temas propostos outros já é possível notar uma certa dificuldade com o mesmo , é possível observar que tem dias que um aluno está com mais facilidade e outros que estão com mais dificuldade de concentração e motivação para realizar as atividades propostas mais é possível notar esforço em todos e respeito com o educador em sala de aula. 
As formas de avaliações sempre foi pelo professor que conta com a ajuda no auxiliar para aplicar da melhor forma e sempre observando os alunos e percebendo aonde está sua maior dificuldade para que ali possa ser trabalhado com mais atenção pelo professor, as atividades podem ser feitas individualmente ou em conjunto em alguns casos são feitas também oralmente. 
	
	Diário das observações 4
Escola: Vinina
Data: 14/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Os alunos foram organizados em circulo e a aula foi preparada na lousa, com auxilio de livros e cadernos de caligrafia, o conteúdo trabalhado durante a aula traz experiencias com sons, traços, movimentos, gestos, formas, cores, oralidade, escrita, espaços, tempos e quantidades. De modo geral na maioria das vezes foi possível observar que as atividades foram realizadas no livro didático, caderno ou com um material especifico preparando pela professora propondo sempre exercícios para fixação e também usando o conhecimento de cada aluno e sua vivencia cotidiana. Observando sempre a participação de cada aluno ao fim da aula e seu desenvolvimento nas atividades propostas.
	Diário das observações 5
Escola: Vinina
Data: 15/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	 Na observação participante houveram muitos elementos que envolvem o cotidiano escolar e que puderam ser observados e avaliados. Pode-se perceber, durante as observações na escola, que predominantemente a relação professor e aluno era de interação, respeito, afeto, amor e responsabilidade. Há o planejamento das atividades que precisam ser realizadas no cotidiano escolar da instituição, elaborada pelos profissionais da mesma, que precisa ser respeitada e realizada com os alunos seguindo o tempo reservado para tal atividade.
As atividades propostas aconteceram depois de uma sondagem da rotina das crianças, considerando que um dos métodos utilizados é o livro e caderno que limita o caminho que o professor vai percorrer.
	Diário das observações 6
Escola: Vinina
Data: 18/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	 A aula foi preparada de forma dinâmica e fácil de entender, foi possível observar que alguns alunos tem mais dificuldade que os outros. A professora trabalha mais individualmente de que com todos os alunos de uma vez, ela realiza uma explicação geral da atividade e depois recebe os alunos na mesa para tirar duvidas sobre as dificuldades de realizar a atividade proposta. A aula pode se tornar mais interessantes se os assuntos propostos fossem utilizadosvídeos infantis sobre o assunto. Enquanto a matérias principais como números e letramento foi possível observar que a professora sempre trás e deias boas para estar fazendo com que a matéria seja aprendida de forma leve e prazerosa para o aluno fazendo com que ele aprenda e não decore.
	Diário das observações 7
Escola: Vinina
Data: 19/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião 
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	A professora iniciou a aula pedindo caderno e classificados com as atividades do para casa, o que é uma forma muito interessante de avaliar desenvolvendo atividades de fixação do assunto para as crianças realizarem em casa. A professora incentiva bastante com boas atividades o letramento e o reforço para que aprendam a escrever seus nomes e conhecer bem as letrinhas claro entendendo que todos os alunos tem suas dificuldades. Ela utiliza métodos diferentes de acordo com as dificuldades de aprendizagem apresentadas em sala de aula.
	
Diário das observações 8
Escola: Vinina
Data: 20/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Eis uma grande maneira de estimular a criatividade dos pequenos. A contação é uma forma de aproximar as crianças do universo da literatura não só na fase atual, mas por toda a sua vida. Importante ressaltar que o encanto das crianças em ouvir histórias pode se desenvolver a partir experiências significativas vivenciadas ao longo da vida pelo indivíduo através dessa da contação de historia que a professora realizou as crianças ficaram bem animadas e foi possível captar momentos de curiosidade e felicidade com o momento junto a professora e as crianças.
	
Diário das observações 9
Escola: Vinina
Data: 21/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Quando ao desenvolvimento do professor em sala de aula seu desempenho demonstra que ele consegue atender aos alunos de forma objetiva entendendo suas dificuldades e desenvolvendo métodos eficientes para facilitar a aprendizagem das crianças. Procura sempre incentivar e estimular os alunos e promover a educação, cooperação e respeito ao próximo.
Ainda é preciso melhorar bastante a forma de ensino para sanar todas as dificuldades mais a professora regente tem noção das dificuldades e sempre está procurando formas e métodos para melhorar essas perspectivas e dificuldades encontradas pelos alunos.
4 PLANOS DE AULA ultilizando oS temaS RELACIONADOS A água.
TEMA: ÁGUA
TEMA: ÁGUA 
TEMA: ÁGUA 
	OBJETIVOS
Apresentar atitudes preservadoras através do lúdico, despertando a vontade da criança de praticar a atividade e sala de aula e as que são passadas para casa.
	CONTEÚDO
· Apresentar aos alunos a importância da água para o nosso dia-dia e para todo habita-te natural.
· Demonstrar uma aula criativa e diferente, falando sobre a poluição da água em diversas formas, demonstrando exemplos em fotos e vídeos infantis curtos para que não se torne algo cansativo.
	METODOLOGIA
Utilizar o livro para fazer atividades da água e a leitura do texto junto a professora, logo depois sobre aonde usamos a água no nosso dia, dia.
Trabalhar a memorização dos alunos com jogos referente a água e seu uso.
Começar a trabalhar as vogais da palavra água.
TEMA: ÁGUA
TEMA: ÁGUA
5 pLANos DE AULA ultilizando oS temaS RELACIONADOS A saúde 
TEMA: A SAÚDE
TEMA: SAÚDE
 REFERÊNCIAS
· BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Portaria M/ MS nº 3.318, de 28 de outubro de 2010.
· MONLEVADE, João Antônio Cabral e FARIA Ivan Dutra. Mo692. Módulo 12: higiene, segurança e educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2008. 75 p. Disponível em:portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc./higiene.pdf – acessado em 10/nov/2014 
TEMA:SAÚDE
TEMA: SAÚDE
6 DIÁRIO DAS REGÊNCIAS
	Diário de regência 1
Escola: Vinina
Data: 27/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	É importante despertar quanto mais cedo nas crianças a vontade de aprender sobre a questão ambiental de sobrevivência e consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. Deve-se usar o Referencial Curricular Nacional q observa e explora o meio ambiente com curiosidade, percebendo o como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação e preservação pela água entendendo que sem ela não há possibilidade de uma vida no mundo em que vivemos.
	Diário de regência 2
Escola: Vinina
Data: 28/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Só após a observação fiz meu registro reflexivo: retomei as anotações e selecionei as questões mais relevantes para discutir com a professora. Além de chamar a atenção para o que precisa ser melhorado, é muito importante ressaltar o que houve de positivo, inclusive como forma de reconhecimento e motivação. 
 algumas oportunidades, além da conversa, gosto de fazer uma sugestão de leitura que traga embasamento teórico relacionado à prática observada. Isso ajuda a aprofundar o assunto e enfatiza o caráter formativo do processo.
	Diário de regência 3
Escola: Vinina
Data: 29/03 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
Os alunos foram organizados em círculo e a aula foi preparada na lousa, com auxílio de livros e cadernos de caligrafia, o conteúdo trabalhado durante a aula traz experiencias com sons, traços, movimentos, gestos, formas, cores, oralidade, escrita, espaços, tempos e quantidades. De modo geral na maioria das vezes foi possível observar que as atividades foram realizadas no livro didático, caderno ou com um material especifico preparando pela professora propondo sempre exercícios para fixação e também usando o conhecimento de cada aluno e sua vivencia cotidiana. Observando sempre a participação de cada aluno ao fim da aula e seu desenvolvimento nas atividades propostas.
	Diário de regência 4
Escola: Vinina
Data: 01/04 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Ainda é preciso melhorar bastante a forma de ensino para sanar todas as dificuldades mais a professora regente tem noção das dificuldades e sempre está procurando formas e métodos para melhorar essas perspectivas e dificuldades encontradas pelos alunos.
As atividades foram apresentadas para fazer com que os alunos reconheçam as vogais da palavra água e que
os alunos identificaram quantas vezes letrinhas se repete e quais se repete na palavra água.
	Diário de regência 5
Escola: Vinina
Data: 02/04 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Só após a observação fiz meu registro reflexivo: retomei as anotações e selecionei as questões mais relevantes para discutir com a professora. Além de chamar a atenção para o que precisa ser melhorado, é muito importante ressaltar o que houve de positivo, inclusive como formade reconhecimento e motivação. 
 algumas oportunidades, além da conversa, gosto de fazer uma sugestão de leitura que traga embasamento teórico relacionado à prática observada. Isso ajuda a aprofundar o assunto e enfatiza o caráter formativo do processo.
As crianças obtiveram bom resultado da atividade e o mais importante fez com que todo participassem por igual da aula. Cuidou-se do bem-estar e foi usada a criatividade ao máximo para despertar o interesse dos alunos. Trabalhou-se a Letrinha G que encontramos na palavra água.
	
Diário de regência 6
Escola: Vinina
Data: 03/04
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	De modo geral na maioria das vezes foi possível observar que as atividades foram realizadas no livro didático, caderno ou com um material especifico preparando pela professora propondo sempre exercícios para fixação e também usando o conhecimento de cada aluno e sua vivencia cotidiana. Observando sempre a participação de cada aluno ao fim da aula e seu desenvolvimento nas atividades propostas. 
Foi possível despertar nas crianças a vontade de aprender sobre a questão da Saúde e bem-estar para a sobrevivência e consciência em ter seus cuidados sempre em dia. Por isso, a educação sobre uma vida Saudável deve começar já na pré-escola.
Foi demonstrado as crianças por meio de uma aula objetiva e lúdica o quão é importante cuidarmos da saúde e entender que para que isso seja possível é necessário se atentar para o cuidado em vários aspectos da nossa vida e do nosso cotidiano.
	
Diário das regências 7
Escola: Vinina
Data: 04/04 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Os alunos foram organizados em círculo e a aula foi preparada na lousa, com auxílio de livros e cadernos de caligrafia, De modo geral na maioria das vezes foi possível observar que as atividades foram realizadas no livro didático, caderno ou com um material especifico preparando pela professora propondo sempre exercícios para fixação e também usando o conhecimento de cada aluno e sua vivencia cotidiana. Observando sempre a participação de cada aluno ao fim da aula e seu desenvolvimento nas atividades propostas.
Explorou-se o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação e cuidados alimentação e higiene entendendo que sem ela não há possibilidade de uma vida saudável.
Apresentou-se atitudes preservadoras através do lúdico, despertando a vontade da criança de praticar o que foi apresentado na aula.
	
Diário de regência 8
Escola: Vinina
Data: 05/04 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	Foi observada a forma como a professora realiza a Leitura dos conteúdos propostos pirâmide da alimentação, atividade pedagógica das cores relacionar as cores as frutas. Alimentação saudável e cuidados com a alimentação, abecedário das frutas e cores. 
 A aula foi preparada de forma dinâmica e fácil de entender, foi possível observar que alguns alunos tem mais dificuldade que os outros. A professora trabalha mais individualmente de que com todos os alunos de uma vez, ela realiza uma explicação geral da atividade e depois recebe os alunos na mesa para tirar dúvidas sobre as dificuldades de realizar a atividade proposta.
	
Diário de regência 9
Escola: Vinina
Data: 08/04 
Local; rua São Bento nº20 bairro Areião
Hora de início e termino da aula: 07:40 as 11:40
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Nível/ano: grupo 4 anos
Estagiário: Gleica Kelly de Souza de Castro
	O desenvolvimento do projeto plantando na escola é um projeto muito interessante e diferente em uma série de etapas. Em todas elas, é importante a integração entre os alunos e os professores da escola e demais profissionais da escola envolvidos. Em todas elas há algo que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. 
 A aula foi preparada de forma dinâmica e fácil de entender, foi possível observar que alguns alunos tem mais dificuldade que os outros. A professora trabalha em grupo essa atividade com todos os alunos de uma vez, ela realiza uma explicação geral da atividade e depois auxilia os alunos na mesma tirando dúvidas sobre as dificuldades da atividade proposta.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao concluir este trabalho podemos compreender a importância do estágio supervisionando na formação docente, pois este possibilitou compreender os saberes, as reflexões sobre a prática e a construção de identidade de cada criança. 
Foi importante vivenciarmos a realidade do trabalho educativo na Educação Infantil, assim sendo, obtivemos experiências que irão favorecer nossas vidas pessoais e profissionais. Entende-se que a experiência de estágio na formação de professores representa a aproximação de seu campo de atuação. Assim, tal experiência possibilita a articulação entre os conhecimentos teóricos desenvolvidos na universidade, com a prática educativa pensada numa mesma perspectiva. Compreende-se que a articulação teoria e prática precisa fazer parte do direcionamento dado em todo o processo de formação docente.
 Dessa forma, o estágio é o momento em que nós, discente, temos a oportunidade de analisar a prática docente em sala de aula, e realizar a reflexibilidade como instrumento de suporte para mudanças na ação pedagógica. Todavia convém ressaltar, que não é de caráter do aluno-estagiário observar a pratica docente para criticar e menosprezar o trabalho desenvolvido, mas sim para aprender e contribuir com o meio que está sendo observado. 
Para que o professor possa efetivar sua intervenção pedagógica no ato de cuidar e educar deve desenvolver um modelo metodológico flexível e plural que atenda às diferenças sociais e culturais das crianças e não somente o intelectual, garantindo a todos a autonomia nas diferentes situações.
Para obter bons resultados, principalmente, o professor deve rever suas concepções de infância, buscando fundamentos que sustentem a sua prática cotidiana pedagógica no ato de cuidar e educar na educação infantil.
O fazer pedagógico na educação infantil é complexo e envolve o autoconhecimento, a construção de identidades, o reconhecimento e os desafios dos limites que o professor deve assumir. O professor de educação infantil deve assumir ainda, uma posição investigativa em suas ações pedagógicas no dia-a-dia durante o cuidar e o educar, elaborando registros reflexivos de maneira matizada e contínua, numa perspectiva de auto formação.
 REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v1. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/educinf/eduinfparqualvol1.pdf
CONCURSOS & Vestibular Geografia. Conflitos no futuro com o uso da água. São Paulo: Escala educacional, p. 15.2012
MAGALHÃES JUNOR; A. P. Indicadores ambientais e recursos hídricos. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2007.
RODON, M. C. (org.). Água doce: abundância e escassez no século XXI. Paraná: Amigos da natureza, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
SILVA, Tiago Aquino Costa da. Jogos e Brincadeiras na Escola. 1ª Edição. São Paulo: Kids Move Fitness Programs, 2015. 
 VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional para profissionais de saúde e educação: promoção da alimentação saudávelnas escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 152p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed.  Vozes, Petrópolis, 2002.
NUNES, Deise. Reconhecimento social da infância no Brasil: da menoridade à cidadania. 2ª ed. Niterói: EDUFF, 2011. 
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 2000. 
MOLUSCO, Lula. A importância de brincar na escola. (online) Disponível na Internet via: http://www.jornallivre.com.br/195025/a-importancia-de-brincar-na-escola.html. Arquivo capturado 25 de abril de 2009.
LLEIXÀ ARRIBAS, Teresa et al. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MEIRIEU, Philipe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v 2. Brasília, DF: MEC,2006. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
GLEICA KELLY DE SOUZA DE CASTRo
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I: educação Infantil
Porto Seguro
2019
GLEICA KELLY DE SOUZA DE CASTRO
Ra-5326591801
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO NA Educação Infantil
Relatório apresentado à Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil, do Curso de Pedagogia.
Docente supervisor:
Virgínia Oliveira Santos Lage 
Tutor Presencial:
Maria Do Carmo da C. Oliveira
Tutor a Distância:
Paula Fernanda Belebecha Pereira
Porto Seguro 
2019
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:40 as 11:40
Números De Alunos: 12
Data: 27/03
OBJETIVOS:
Despertar quanto mais cedo nas crianças a vontade de aprender sobre a questão ambiental de sobrevivência e consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação e preservação pela água entendendo que sem ela não há possibilidade de uma vida no mundo em que vivemos.
CONTEÚDO:
Apresentar a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades. Mostrar lados negativos e positivos da ação das pessoas e valorizar a preservação.
Demonstrar em forma de um mine teatro uma pessoa que ajuda a preservar a água e outra pessoa que faz desperdício da água. Despertar através desde teatro a consciência sobre os deveres e cuidados com a água.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Concursos & Vestibular Geografia. Conflitos no futuro com o uso da água. São Paulo: Escala educacional, p. 15.
MAGALHÃES JUNOR; A. P. Indicadores ambientais e recursos hídricos. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2007.
RODON, M. C. (org.). Água doce: abundância e escassez no século XXI. Paraná: Amigos da natureza, 2009.
AVALIAÇÃO:
O desenho realizado ao fim do conteúdo deve ser considerado como uma forma de avaliação, a forma de participação e interação e integração na aula com os colegas e a professora também será uma forma de avaliação e também a compartilhar saberes durante a atividade e conteúdo proposto.
RECURSOS:
Imagens grandes e bem coloridas para boa visualização dos exemplos a serem demostrados sobre a água, tais como: Mares, rios, o uso doméstico e etc.
Som para a realização no miniteatro de fantoches.
Fantoches, folhas de oficio para confecção dos desenhos.
METODOLOGIA
Roteiro para desenvolvimento: Fazer uma roda de conversa sobre o assunto, esclarecer, usando linguagem bastante simples, informações sobre a escassez de água potável no planeta e a importância de ações imediatas para reverter essa situação tão preocupante. O que podemos fazer?
Ao final da primeira etapa teórica realizar uma atividade de confecção a uma gotinha de água a qual se pode brincar utilizando os dedos, vão pintar, recortar colar e confeccionar com ajuda da professora. 2 atividades para casa em folha de oficio, prontas, como fixação do assunto proposto.
OBJETIVOS
Identificar as dificuldades dos alunos na atividade proposta.
Ter autonomia e dependência das decisões tomadas nas atividades propostas.
Propor atividades de fácil entendimento, porém que desafie o aluno a realizar toda a atividade no tempo proposto para cada uma.
CONTEÚDO
 Abordar as características físicas da água, seus estados físicos (líquido, sólido, gasoso) e o ciclo da água.
Abordar sobre a água da chuva.
Numerar os estados físicos em ordem.
A água nos ciclos da natureza, água das chuvas nas estações do ano.
METODOLOGIA
Na natureza, podemos encontrar a água em três estados físicos. 
A água passa por cinco processos de transformação na natureza. Estas transformações ocorrem de acordo com a mudança de temperatura da água. Para que a transformação de um estado para outro ocorra é necessário que a água atinja determinadas temperaturas. O ciclo da � HYPERLINK "http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/agua.htm" �água� é o movimento que ela faz na natureza. 
Atividades propostas: 5 atividades prontas qual contemplara colorir marcar as alternativas corretas sobre os estados físicos da água e ligar as figuras. 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:40 as 11:40
Números De Alunos: 12
Data: 28/03
PLANO DE AULA 2
REFERÊNCIAS 
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. O estado das águas no Brasil. Brasília, 1999.
CARRARO, Fernando. A água do planeta azul. Ciências biologias e meio ambiente. FTD. São Paulo,2014.
MENDES, Maria. Estados Físicos da Água; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/estados-fisicos-da-agua >. Acesso em 04 de junho de 2019.
AVALIAÇÃO
 Será realizada a partir do número de assertividade das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
RECURSOS�
Impressora para imprimir atividades pronta em folha.
Som
Gelo
Água
Balão
Quadro
Pincel Atômico
PLANO DE AULA 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:40 as 11:40
Números De Alunos: 12
Data: 29/03
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir do número de assertividade das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
RECURSOS
MURAL DAS LETRAS VOGAIS
LIVRO DIDATICO
CADERNO
QUADRO
PINCEL ATÔMICO 
REFERÊNCIAS
LLEIXÀ ARRIBAS, Teresa et al. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MEIRIEU, Philipe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
METODOLOGIA
 Realizar um questionário oral sobre as vogais A e U da palavrinha água,
Atividades no caderno e em folhas empresas irá ajudar para melhor aproveitamento do conteúdoproposto.
Contar musiquinha da vogal A de água.
Ao final da aula realizar a atividade de leitura de palavras ligada a agua contendo as letrinhas A e U de água avaliando cada aluno.
CONTEÚDO
VOGAL A
VOGAL U
ORDEM E SEQUÊNCIA DAS PALAVRAS.
OBJETIVOS
Fazer com que os alunos reconheçam as vogais da palavra água e que
que os alunos identifiquem quantas vezes letrinhas se repete e quais se repete na palavra água.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:40 as 11:40
Números De Alunos: 12
Data: 01/04
PLANO DE AULA 4
RECURSOS
MURAL DAS LETRAS VOGAIS
LIVRO DIDATICO
CADERNO
QUADRO
PINCEL ATÔMICO 
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir do número de assertividade das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
REFERÊNCIAS
TORRES, R. M. Que (e como) é necessário aprender? necessidades básicas de aprendizagem e conteúdos escolares. Campinas: Papirus, 1994. 
VIEIRA, L. M. F. Mal necessário: creches no Departamento Nacional da Criança (1940- 1970). Cadernos de Pesquisa, n. 67, p. 3-16, 1988.
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor regente: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:40 as 11:40
Números De Alunos: 12
Data: 02/04
OBJETIVOS
 
Trabalhar a coordenação motora através da atividade proposta, trabalhar, memorização e logica também a escrita e leitura das letrinhas da água. 
Obter um bom resultado da atividade e o mais importante fazendo com que todo participe por igual da aula. Cuidar do bem-estar e usar a criatividade ao máximo para despertar o interesse dos alunos. Trabalhar a Letrinha G que encontramos na palavra água.
CONTEÚDO
Memorizando as figuras da água.
Quebra cabeça da gota de água.
Leitura das letrinhas vogais palavra água.
Contagem das vogais da palavra água.
RECURSOS
Folha de Oficio
Livro didático
Folha xerox com imagem 
Tesoura e cola.
Caderno de atividades.
METODOLOGIA
 Todos alunos vão sentar no meio da sala fazendo um circulo e junto a professora e cada um ira ganhar uma folha de oficio com um desenho impresso na mesma , um desenho bem bonito sobre a agua , pode ser um ambiente que tenha agua , ou a figura de uma gotinha de agua, ali a professora ira realizar o recorde das imagem junto as crianças, fazendo então as peças para os seus quebra cabeça, ao terminar a confecção todos devem pegar o caderno de atividade e colar em seu caderno o quebra cabeça confeccionado montando e colando peça por peça ate formar novamente a figura inicial.
Logo depois escrever na lousa as vogais da letrinha A e E, perguntar aluno por aluno qual o nome de um familiar que começa com as Vogais A ou U e o G 
Realizar de 3 a 4 atividades do livro encerrando o tema água.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. v1. Brasília, DF: MEC, 2006. Disponível em:
� HYPERLINK "http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/educinf/eduinfparqualvol1.pdf" �http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/educinf/eduinfparqualvol1.pdf�
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil .v 2. Brasília, DF: MEC,2006. Disponível em:
� HYPERLINK "http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf" �http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf� 
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir do número de assertividade das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:00 as 11:00
Números De Alunos: 12
Data: 03/04
OBJETIVOS
Despertar nas crianças a vontade de aprender sobre a questão da Saúde e bem-estar para a sobrevivência e consciência em ter seus cuidados sempre em dia. Por isso, a educação sobre uma vida Saudável deve começar já na pré-escola. Atentar para o cuidado em vários aspectos da nossa vida e do nosso cotidiano, seja no cuidando no nosso ambiente, cuidando do corpo e vários outros pontos importantes que temos que se atentar e cuidar desde a infância para que possamos viver de forma melhor.
CONTEÚDO 
Apresentar aos alunos a importância de cuidar da saúde. 
Demonstrar uma aula criativa e diferente, falando sobre os cuidados com a saúde em diversas formas, demonstrando exemplos em fotos e vídeos infantis curtos para que não se torne algo cansativo.
Apresentar os tipos de profissões que norteiam a área da saúde, e mostrar lados negativos e positivos da ação das pessoas para com sua saúde e a saúde dos outros que vivem ao nosso redor e valorizar o cuidado.
Demonstrar objetos que usamos para cuidar da saúde do nosso corpo e do ambiente ao nosso redor.
METODOLOGIA
De acordo com Ribeiro (2010, p.1) “Higiene é a ciência que visa à preservação da saúde e à prevenção da doença”. Segundo o autor (2010), os hábitos de higiene mental estão relacionados ao bem-estar da mente, neste sentido destaca-se a importância de passear, brincar ao ar livre e descansar. Já os hábitos de higiene física tratam-se do bem-estar do corpo, ressaltando cuidados como escovar os dentes; tomar banho, pentear os cabelos, lavar as mãos antes de comer qualquer alimento, hábitos necessários e de grande relevância para a saúde de uma pessoa. Atividade 1: vídeos animados sobre higiene pessoal e cuidados com o corpo, 3 atividades em folha, desenhar, colorir.
RECURSOS
Objetos como: escova dental, sabonete, creme dental, fio dental, toalha limpa, vassoura, sabão em pó, desinfetante, álcool, lenço humedecido.
Imagens ilustrativa que exemplificam os cuidados com a saúde.
Alimentos saudáveis que trazem exemplos de alimentação saudável.
AVALIAÇÃO
avaliação sobre o conhecimento obtido por cada criança após realizar a atividade numero 2 de apresentar os objetos aos alunos e pedir que digam oralmente e que objeto de trata e pra qual é sua finalidade em relação ao cuidado com a saúde.
REFERÊNCIAS
Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 2005. RIBEIRO, C. R. A Importância da higiene como melhoria na qualidade de vida das crianças. SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE). Paraná, 2008.
UNESCO. Organização para cooperação econômica e desenvolvimento. Ministério da Saúde. Educação e cuidado na primeira infância: grandes desafios. Brasília: Unicef,2002.
OBJETIVOS
Observar o estado nutricional de crianças e adolescentes por meio do peso, altura e idade dos educandos. O acompanhamento sistemático do crescimento e do desenvolvimento da criança e do adolescente é de grande importância, pois favorece as condições de saúde e nutrição dos mesmos. Os índices antropométricos são utilizados como principal critério desse acompanhamento.
PLANO DE AULA 7
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:00 as 11:00
Números De Alunos: 12
Data: 04/04
CONTEÚDO
 Explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação e cuidados alimentação e higiene entendendo que sem ela não há possibilidade de uma vida saudável.
Apresentar atitudes preservadoras através do lúdico, despertando a vontade da criança de praticar o que foi apresentado na aula.
AVALIAÇÃO
A atividade propostacom a folha de oficio será uma das formas de avaliação, demonstrar interesse pela aula e interatividade também será forma de avaliação e pôr fim a avaliação geral sobre o conhecimento obtido por cada.
METODOLOGIA
Podem ser utilizados instrumentos de comunicação, educação em saúde, como leituras, as técnicas de dramatização, encenações, elaboração de textos e ou desenhos, atividades de folha, para colorir ou responder perguntas com sim e não, Atividades de ligar as figuras corretas. trabalhando em pequenos grupos, dinâmica de construção do conhecimento na área da vacinação e enfatizando o esquema vacinal e as doenças que estas previnem. Respeitando a faixa etária com conteúdos que possam ser compatíveis com a idade das crianças.
RECURSOS
Visita de um profissional de saúde.
Instrumentos para visualização e conhecimento (seringa sem agulha, luva, gaze, estetoscópio).
Panfleto vacinação folha de atividade
Caderno de atividade.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:00 as 11:00
Números De Alunos: 12
Data: 05/04
PLANO DE AULA 8
OBJETIVO
 Estimular os educandos a conhecerem os grupos de alimentos e assim ter capacidade de escolhas. Trabalhar com todas as frutas 
Estimular hábitos saudáveis de dieta, uso moderado de alimentos cardiogênicos, conscientização da importância da higiene bucal. Realizada pela equipe de saúde bucal por meio de palestras e atividades educativas respeitado a faixa etária da idade com atividade correspondendo a mesma.
CONTEÚDO
Leitura dos conteúdos propostos pirâmide da alimentação, atividade pedagógica das cores relacionar as cores as frutas. Alimentação saudável e cuidados com a alimentação, abecedário das frutas e cores. 
METODOLOGIA
Por meio de cartazes e discussões em sala de aula, os educandos discutirão sobre os grupos de alimentos e sua importância para o organismo. Ao longo de um dia, os alunos observarão e anotarão o que consumiram. No dia seguinte, os professores retomarão o assunto e analisarão junto com os alunos o perfil dos alimentos consumidos por meio dos grupos e cores de alimentos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional para profissionais de saúde e educação: promoção da alimentação saudável nas escolas. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 152p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir do número de assertividade das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
RECURSOS
Frutas
Painel de cores
Folha de oficio
Pirâmide da alimentação.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Vinina
Professor: Virginia Oliveira Santos Lage
Estagiário regente: Gleica Kelly de Souza de Castro
Nível/Ano: grupo 4
Período: 07:00 as 11:00
Números De Alunos: 12
Data: 08/04
PLANO DE AULA 9
OBJETIVOS
Trabalhar conceitos de educação ambiental; Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo; Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências, biologia, geografia e outras matérias pertinentes; Estimular a adoção de bons hábitos alimentares; Produzir insumos que podem complementar a merenda escolar; Valorizar o trabalho em equipe;
CONTEÚDO
O desenvolvimento do projeto plantando na escola será feito em uma série de etapas. Em todas elas, é importante a integração entre os alunos e os professores da escola e demais profissionais da escola envolvidos. Em todas elas há algo que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes. 
REFERÊNCIAS
Ruscheinsky, A. (2002). Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
Pedrini, A.G. et al. (2002). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes. 2002
AVALIAÇÃO
Será realizada a partir das ativadas propostas, e também através da observação de comportamento e de participação de cada aluno durante o período de atividade.
RECURSOS
Vasos reutilizáveis, ou vaso para planta.
Sementes
Terra de qualidade
Regador
espátula
METODOLOGIA
 Elaboração do projeto
Antes de tudo, é preciso cuidar da elaboração do projeto. Para isso, é possível tomar o presente projeto como base, apenas adaptando-o para a realidade de cada escola.
Uma vez que o projeto esteja pronto e toda a comunidade escolar esteja ciente da importância da horta, o próximo passo é escolher, dentro da escola, o local mais adequado para o desenvolvimento.
Neste local, é preciso levar em consideração a presença de alguns fatores, tais como o espaço que possibilite uma boa execução do projeto, solo propício para plantações, fonte de água próxima, alta incidência solar, fácil acesso tanto de professores, quanto de alunos.

Mais conteúdos dessa disciplina