Buscar

socialização literatura cordel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Prática Interdisciplinar: Estudos Literários (LED115)
	Avaliação:
	Socialização ( Cod.:512760) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	1.
	
Nesta Prática Interdisciplinar, você pesquisou vários aspectos sobre a Literatura de Cordel. A poesia de cordel é uma possibilidade para se trabalhar em sala de aula a leitura e a oralidade. Com base em suas pesquisas, disserte sobre como esse trabalho poderia ser realizado nas aulas de língua portuguesa. ( * Máximo 1000 caracteres )
Resposta: A Literatura de Cordel é socializadora de saberes que possibilitam pra as aulas de Língua Portuguesa muitos caminhos que levam ao conhecimento e a uma leitura prazerosa. Dentro desses caminhos está à criatividade, a musicalidade, comicidade e a discussões com situações rotineiras de maneira critica. Outras formas de ensino que pode ser interessante para prender a atenção dos alunos estão nos documentários sobre literatura de cordel, onde a maioria retrata as condições dos artistas que vivem no campo e sofrem carência por causa de desigualdade social, das corrupções, entre outros tópicos que representam problemas do Brasil desde as épocas coloniais. A poesia de cordel é um texto rico em possibilidades linguísticas e culturais que induzem o aluno acrescer na sua aptidão de interpretação e faz da poesia de cordel um instrumento capaz de estimular o hábito da leitura e criatividade em sala de aula. 
	2.
	A literatura de cordel expressa a cultura, os costumes e as tradições de um povo, portanto, tem um caráter regionalista. Considerando os aspectos históricos, sociais e culturais que você pesquisou, de que maneira a literatura de cordel pode expressar a identidade de um povo? 
Resposta: A mais importante comprovação a respeito da literatura de cordel é que ela é uma fórmula cultural de um povo e cada região tem o seu próprio modo de viver, seus costumes e suas crenças, expressa em seus versos traços marcante da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. O cordelista é um representante do povo, o mensageiro dos acontecimentos da vida no nordeste do Brasil assim como os trovadores representa o Sul do país. A cultura popular é um maravilhoso tesouro, que envolve uma grande manifestação de valores expressivos, que se passa de geração em geração e vem mantendo a recordação viva da nação. Uma das maiores expressões dessa cultura é a literatura de cordel, que enche de poesia os terreiros das casas sertanejas, os sítios das famílias sulinas e também as feiras livres do interior.

Continue navegando