Buscar

Teorias e Práticas do Currículo (PED66) PROVA OBJETIVA

Prévia do material em texto

03/08/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/5
Acadêmico: Paulo Henrique Oliveira Cruz (1942566)
Disciplina: Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512697) ( peso.:3,00)
Prova: 21423701
Nota da Prova: -
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A formação de professores apresenta sentido se interligar a teoria com a reflexão global de sua vida, tanto como aluno quanto como profissional. Ela aponta os anos iniciais da profissão como
aqueles que imprimem positivamente ou negativamente as situações vivenciadas na escola. Há a necessidade de suporte metodológico, científico e profissional aos professores iniciantes.
Sobre os aspectos que estruturam uma boa formação continuada aos professores, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A aprendizagem como característica contínua e presente no desenvolvimento da profissão de professor. 
II- Sustenta em dois pilares principais: na pessoa do professor e na escola como espaço de desenvolvimento profissional. 
III- Apresenta uma única forma de formação relacionada aos primeiros cinco anos de atuação inicial. 
IV- A formação como uma forma de atuar no professor como aluno, aluno-mestre, estagiário, iniciante e como professor de turma. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
2. O modo como as palavras baixa cultura aparecem em nossa sociedade acabam depreciando a noção de cultura popular, ao mesmo tempo em que privilegiam uma expressão intelectualizada,
baseada em referências legitimadas por críticos e autores especializados em repertórios restritos à história da arte sobre o que seja alta cultura. O currículo, a exemplo da cultura, é formado por
um conjunto de práticas em que os significados são construídos, disputados, rejeitados, contestados e compartilhados. Sobre alta e baixa cultura, analise as sentenças a seguir: 
 
I- São conceitos importantes dentro da escolarização para detectar obras de arte e objetos de origem real. 
II- A baixa cultura é definida pela classe dominante como uma cultura que não lhe pertence, apontando-a como banal e insignificante 
III- A baixa cultura geralmente é considerada indigna de legitimação acadêmica ou de alto prestígio social. 
IV- O caminho da baixa cultura para a alta cultura deve ser entendido como um caminho natural para a "elevação cultural" de um povo. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.

03/08/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/5
3. A avaliação deve envolver conhecimentos, competências e autonomia sustentadas em práticas avaliativas que apontam para a tomada de decisão e opção por mudanças no foco do processo
ensino-aprendizagem. Assim, a avaliação deve manter coerência com a perspectiva metodológica que o professor adota em sala de aula. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Professores que usam métodos tradicionais devem cobrar em suas avaliações respostas de caráter qualitativo e reflexivo. 
II- A perspectiva liberal de educação assume nitidamente o compromisso de uma avaliação reflexiva e analítica. 
III- O professor que utiliza somente de procedimentos positivistas para o ensino da matemática busca o método qualitativo de avaliação. 
IV- A concepção de avaliação centrada em provas e exames secundariza o significado do ensino e superestima os exames. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença IV está correta.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
4. O cotidiano escolar do professor está em constante formação, pois sua prática também o faz crescer e aprender. Para a Lei 9394/96, os docentes deverão participar da elaboração da proposta
pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir o plano de trabalho, zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação, entre outros. Sobre atribuição
docente, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O professor deve tomar decisões a respeito da vida coletiva, participar da gestão cooperativa do trabalho. 
II- O professor pode decidir sobre sua própria atuação no cotidiano escolar. 
III- É preciso que os professores assumam sua prática social e aprendam a exercer o poder de intervir para transformar. 
IV- Os professores devem ajustar-se aos rigores da profissão e não têm autonomia para tomarem decisões a respeito da vida coletiva. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 4 out. 2018.
 a) Somente a sentença IV está correta.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
5. Lopes e Macedo (2002) apresentam a influência do hibridismo nos estudos de currículo, surgido no Brasil a partir dos anos 1990, como efeito dos processos de globalização. Desde então, há
uma diversidade de teorias que se inter-relacionam e geram concepções híbridos culturais. O conceito de hibridismo aponta novas perspectivas que permitem a análise dos processos de
reconhecimento, legitimação, interpretação e na efetivação das políticas curriculares. Analise e assinale a alternativa CORRETA que aponta as características do currículo híbrido: 
 
FONTE: LOPES, Alice R. C.; MACEDO, Elizabeth. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, Alice R. C. e MACEDO, Elizabeth (Orgs.) Currículo: Debates Contemporâneos. São Paulo:
Cortez, 2002, p. 13-54.
 a) Destaca o desenvolvimento global e assinala a cultura europeia como modelo a ser seguido para as demais, com objetivo de alcançar seu desenvolvimento social.
 b) Como preconizador de uma sociedade que garante a monocultura enquanto desenvolvimento social, construído ao longo dos anos e configura a heterogeneidade das culturas.
 c) Documento que considera os processos produzidos na relação entre as diferenças culturais, por meio das subjetividades que emergem e originam novas percepções.
 d) Configura uma forma de se entender a sociedade após a globalização, enfatizando a preservação das culturas como formas históricas de sobrevivência.
03/08/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/5
6. No Brasil, a questão do preparo de professores emergiu após a Independência, quando se cogitou a organização da instrução popular. Em 1931, Getúlio Vargas criou o Ministério de Educação e
de Saúde Pública (MESP), nomeando o educador Francisco Campos para assumir esse ministério. Assim, percebemos que a trajetória e a história da formação de professores no Brasil se
desdobram em diferentes períodos. Sobre esses períodos, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Em 1827 ocorre a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras. 
II- A partir de 1835, surgem as Escolas Normais, baseadas em um modelo europeu com o intuito de preparar os professores pedagogicamente para atuar em escolas primárias. 
III- De 1890-1932 é o momento em que ocorrem as reformas de Anísio Teixeira no Distrito Federal, em 1932, e de Fernando de Azevedo, em São Paulo, em 1933. 
IV- De 1932-1939 é o momento em que ocorre a expansão das Escolas Normais, impulsionada pela reforma paulista da Escola Normal. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) Somente a sentença IV está correta.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
7. Podemos dizer que currículo não tem um conceito fechado, pois este conceito está vinculado à época a qual pertenceu. O currículo pode ser definido como um percurso, caminho ou trajetória a
ser percorrida pelo sujeito dentro de uma determinada instituição de ensino. Sobre o conceito de currículo, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Polissêmico, histórico e multifacetado. 
II- Representante da síntese e da seleção de conhecimentos e dos valores que caracterizam o processo social e cultural de uma sociedade. 
III- Lista de disciplinas a ser cursada num determinado ano, contendo inclusive prescrições éticas e morais a serem desenvolvidas pelos docentes da instituição. 
IV- A organização do trabalho pedagógico envolvendo aspectos importantes como "o que ensinar", "como ensinar", "por que ensinar" e "quando avaliar". 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
8. Há mais de sessenta anos a educação foi declarada um direito humano básico para cada indivíduo e consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Desde então, esse
direito vem sendo reafirmado em diversas conferências. Especialmente em 1990, reuniram-se representantes de alguns países para discutir sobre a satisfação das necessidades básicas de
aprendizagem. Sobre esse movimento, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O movimento resultou no documento intitulado como Declaração Mundial de Educação para Todos, ocorrida em Washington. 
II- A partir desse documento, cada país construiu planos e metas para alcançar os objetivos educacionais. 
III- Reuniram-se representantes da Indonésia, China, Bangladesh, Brasil, Egito, México, Nigéria, Paquistão e Índia. 
IV- Reuniram-se representantes dos EUA e Europa apenas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença IV está correta.
03/08/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 4/5
9. O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as
sentenças a seguir: 
 
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho. 
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino. 
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo. 
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b) As sentenças I, II e III estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
10. Nos Estados Unidos, essa teoria derivou do gerenciamento científico desenvolvido por F. W. Taylor e, em seguida, foi aplicada às escolas, de maneira que os teóricos do currículo podiam dizer
aos professores o que ensinar, como se fossem trabalhadores manuais - é por isso que muitos departamentos de currículo nas universidades estadunidenses se chamam Departamento de
Currículo e Instrução. Analise o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 
 
I- A concepção de currículo apresentada por Bobbit concebia como um processo fabril, com objetivos, procedimentos e métodos que visavam os resultados. 
 
PORQUE 
 
II- O modelo defendido por Bobbit foi inspirado nas teorias administrativas dos serviços, tempos e divisão do trabalho desenvolvidos nas fábricas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014. Disponível em: <
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742014000100010&script=sci_abstract>. Acesso em: abr. 2018.
 a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
 c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
03/08/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 5/5
11. (ENADE, 2011) Entre os instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem, a professora Cida, ao final de cada ciclo avaliativo, realiza uma "roda de conversa" com seus alunos para
discutir as aprendizagens construídas, levando em consideração o desempenho individual, a participação e interesse nas aulas, as relações interpessoais vivenciadas e as atitudes
conquistadas. Os alunos avaliam seu próprio desempenho, avaliam o professor, e esse, por sua vez, avalia a turma. 
Essa prática de avaliação está associada a quais concepções? 
 
I- Democrática, embasada na autoavaliação e no saber-fazer dos alunos. 
II- Arbitrária, centrada no exercício de poder e na imposição de ideias da professora sobre o grupo. 
III- Mediadora, centrada na troca de ideias, pontos de vista e reflexão sobre o percurso da aprendizagem. 
IV- Conservadora, centrada em momentos pontuais para discussão e classificação de desempenho individual e comportamentos. 
 
É correto apenas o que se afirma em:
 a) I e III.
 b) IV.
 c) II.
 d) I e IV.
12. (ENADE, 2008) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as
características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem: 
 
I- Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. 
II- Modificar a cultura originária é parte do processo educativo. 
III- Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. 
IV- Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. 
V- Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. 
 
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
 a) II e V.
 b) I, IV e V.
 c) I, III e IV.
 d) I e II.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando