Buscar

A importancia da avaliação do desempenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nos últimos anos, as empresas de tecnologia trouxeram ao mercado uma série de conceitos inovadores na gestão de seus talentos, tais como: horário flexível, intervalos criativos, home office, entre outros. Pois bem, a Revolution foi uma das que aproveitou este momento e, num curto período, saiu de uma empresa incubadora para uma das principais empresas no segmento de games, em outras palavras, de três amigos, agora, a empresa possui mais de 500 profissionais.
Nos cinco primeiros anos, o crescimento exponencial da organização trouxe grandes resultados e uma divisão da remuneração variável acima do mercado para todos os funcionários, sem exceção. Este era o conceito que os três fundadores traziam para todos: somos um time. Porém, oito anos após a fundação, esta política foi posta em xeque. Nos últimos três anos, os resultados, apesar de serem positivos, passaram a não representar os ganhos substanciais e a pressão dos profissionais diferenciados da empresa, por um reconhecimento proporcional ao praticado no mercado, fizeram a diretoria buscar uma renomada empresa de consultoria em gestão de Recursos Humanos. A consultoria tem como objetivo construir uma proposta de mudança desta atual política, que reflita, porém, a cultura diferenciada defendida pelos criadores.
Sendo assim, neste desafio, você deverá assumir a posição de consultor sênior nesta empresa. Sua tarefa consiste em elaborar uma proposta que defenda a adoção de um sistema de avaliação do desempenho e sua aplicação.
Resposta:
Os indicadores de desempenho dos funcionários deverão estar alinhados com os objetivos da administração. Considerando que a implementação do sistema de avaliação de desempenho permitirá monitorizar estes indicadores, contribuir para um aumento da motivação dos colaboradores, criando oportunidades para crescimento intelectual e profissional, fomentando uma valorização no seio organizacional. Será também um instrumento para reconhecer e recompensar a contribuição de cada colaborador para o alcance dos resultados pretendidos. Historicamente, em várias áreas do sector terciário, a criação de associações empresariais sem fins lucrativos tem permitido a alavancagem de diversos setores comerciais e fomentado a internacionalização de diversas empresas.
Neste contexto, deve-se concluir que a gestão de RH e avaliação de desempenho são um instrumento essencial para atingir os objetivos neste tipo de organizações. Importa salientar, que estas associações assentam o seu valor na qualidade dos RH, na capacidade de fornecer um conjunto alargado de serviços aos associados (bolsa de RH especializados, organização de candidaturas a financiamento, fornecer informação útil e sistematizada) e na capacidade de inteligência empresarial (business intelligence).
E assim atrair novos associados. Por exemplo, um indicador de desempenho dos colaboradores neste tipo de associações empresariais seria a angariação de novos projetos (financiamento) e aumento do número de associados. Estes instrumentos são particularmente importantes para pequenas e médias empresas , dadas as restrições inerentes à sua dimensão.
A inclusão do feedback dos colaboradores no processo de gestão de desempenho, nomeadamente expectativas e objetivos, poderá também auxiliar o cumprimento dos objetivos organizacionais.
Posteriormente, deve-se garantir a formação dos avaliadores e sensibilização dos avaliados. Neste aspeto é referido que tanto avaliadores como avaliados necessitam de formação, isto refere-se que os avaliadores requerem uma informação mais aprofundada face aos avaliados.
De acordo com McAfee e Champane (1993), as organizações normalmente têm duas razões principais para o uso de avaliações de desempenho. A primeira é a função de avaliação ou julgamento, isto é, os resultados da avaliação são usados para tomar decisões administrativas acerca dos colaboradores, como por exemplo promoções. A segunda função assenta no desenvolvimento dos colaboradores, visto as avaliações serem projetadas para melhorar o desempenho através da identificação de áreas para melhoria e crescimento. Ambas as funções da avaliação de desempenho devem ajudar os colaboradores no seu desenvolvimento e torna-los mais produtivos.
Finalizo esta defesa argumentando que um sistema de avaliação do desempenho é elemento fundamental na gestão de RH porque tem por base o processo de guiar, desenvolver e motivar os colaboradores, “procurando acrescentar valor e melhorar os resultados da organização, de forma contínua”. Surgiu como uma componente da gestão de RH desde que a gestão das organizações começou a ser elaborada e sistematizada no início do século (Latham e Wexley, 1981 cit. in Caetano 2008a). “A eficácia deste processo é avaliada pelo grau de contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais” (Beaumont, 1993; Moura, 2000, cit in Caetano, 2008) e proporciona o desenvolvimento de competências de modo a criar condições para evoluções na carreira, assim como a atribuição de recompensas (Fletcher, 2001).

Outros materiais