Buscar

AD2 Matemática na Educação 1/2019.1 PRONTA (Unirio - Cederj)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
	Nome: Larissa Oliveira de Moura
	Matrícula: 18116080039
	Polo: Cantagalo 
1) No Capítulo 1 do livro "A Resolução de Problemas Criando Espaço para Produção de Saberes nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais", de Mengali (2018), podemos ler uma citação de Onuchic (1999) afirmando que “quando os professores ensinam matemática através da resolução de problemas, eles estão dando a seus alunos um meio poderoso e muito importante para desenvolver sua própria compreensão”.
Link do livro: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf
Nas entrevistas gravadas abaixo, a Prof Dra. Lourdes da UNESP explica sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas:
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5J6BPly0Q8
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=yOXUi9FfQ18
Disserte sobre o capítulo e a entrevista, buscando responder perguntas como: o que é Resolução de Problemas, o que significa utilizar essa metodologia em sala de aula, quais aspectos da Resolução de Problemas permite que o aluno construa seus conhecimentos matemáticos, quais os desafios de utilizar a Resolução de Problemas nas práticas docentes,... (Em torno de 15 linhas)
A resolução de problemas consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções, na matemática a resolução de problemas é vista como foco principal do ensino. Usar a resolução de problemas em sala de aula é fazer que o aluno exercite a leitura, compreensão e resolução, partir nessa linha é o essencial para que o aluno resolva os problemas. De acordo com a primeira parte da entrevista da Professora Lourdes Onuchic, o aluno não aprenderá por método de repetição, e o aluno também não irá aprender caso o professor passe o problema para o aluno, explique como faz, caso o aluno não tenha feito ou caso tenha, o professor resolve o problema na lousa quem fez se corrige e quem não fez copia, caso esse seja o método usado pelo professor não terá sucesso.
É necessário que o professor passe tarefas dinâmicas, utilize métodos eficazes para que ele compreenda o que de fato está sendo proposto, como citado na página 17 do livro Matemática nos anos iniciais, essa proposta parte 3 perspectivas 
· Resolução de problemas como uma meta (essa perspectiva constitui-se na resolução de problemas como objetivo central para o ensino da matemática)
· Resolução de problemas como um processo (a forma principal se adequa em métodos, procedimentos, etc)
· Resolução de problema como uma habilidade básica “(Para a maior parte, as habilidades básicas restringem-se às habilidades que podem ser facilmente avaliadas por testes escritos (preferivelmente usando um formato de múltipla escolha)” (BRANCA, 1997, p. 7).
2) Em vigor desde dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC passou a ser o referencial atual para a Educação Básica. No capítulo sobre a Área de Matemática (pg. 263 a 317) são apresentadas as competências específicas de matemática para o Ensino Fundamental. O subitem 4.2.11 trata do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (pg. 274 a 295). Leia o documento e comente seus principais aspectos norteadores. (Em torno de 10 linhas)
Link para a Base Nacional Comum Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
A base enfatiza bastante o desenvolvimento de competências, isso significa que pensar com cuidado o currículo, a base determina os conteúdos essenciais que os alunos devem aprender a cada série. A matemática no ensino fundamental deve garantir que o aluno desenvolva a capacidade de recorrer aos conhecimentos matemáticos para sua compreensão, são diversos os campos da matemática Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade por meio da articulação desses campos a BNCC propõe que o aluno desenvolva a capacidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente. De acordo com a pág. 298 da BNCC com o tema “Competências específicas da matemática para o ensino fundamental” n.2 “Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de desenvolver argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.”

Continue navegando