Buscar

AULA 7 - contraste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Nos exames simples de RX, algumas estruturas anatômicas são facilmente visualizadas devido á que? De exemplos!
 2- Quais estruturas anatôminas apresentam densidades semelhantes em toda a estrutura?
 3- Como podemos visualizar melhor essas estruturas com desidades anatômicas semelhantes?
 4- Como são classificados os meios de contraste?
 5- Descrevam com são os meios de contraste positivos e negativos!
 6- Como são as vias de administração do contraste?
 7- Como são chamados os pacientes com mais sensibilidade ao contraste com iodo e como os médicos radiologistas (médicos em geral) tratam esse tipo de paciente?
 8- Quais são os efeitos colaterais mais frequentes no uso do contraste iodado?
 9- Descreva o contraste de sufato de bário (BaSo4)!
 10- De que forma é eliminado o contraste de bário?
Resposta
1. Algumas estruturas anatômicaspodem ser facilmente visualizadas através de radiografias simples, devido a diferença de opacidade dos tecidos. Por exemplo, na radiografia de um osso, a concentração de cálcio existente assegura o contraste deste em relação às estruturas que o circundam.
2. Rins, estômago, intestinos, cápsulas articulares, essas estruturas apresentam densidades semelhantes dificultando sua perfeita visualização.
3. Para poder visualizar melhor essas estruturas com densidades anatômicas semelhantes fazem-se necessário o uso de contrastes radiográficos, substâncias químicas que servem para opacificar o interior de órgãos, que não são visíveis no Raio-X simples.
4. Tipos de contrastes. Os meios de contraste podem ser classificados a partir de propriedades como a capacidade de absorção e composição química. Agentes de contraste radiopacos ou positivos aumentam a capacidade de absorção de radiação ionizante. Já os radiotransparentes ou negativos diminuem essa capacidade.
5. Positivo ou Radiopacas: quando presentes em um órgão absorvem mais radiação que outras estruturas vizinhas. Negativa ou Radiotransparentes: presença de gases e ar que permitem passagem dos raios-x mais facilmente.
 
6. As vias de administração do contraste pode ser: Oral, pela boca; Parenteral, por veias e artérias.; Endocavitário, orifícios do corpo que tem entrada com o meio externo.; Intracavitário, via parede da cavidade em questão.
7. Esses pacientes são classificados como hipersensíveis ao iodo, para esse grupo o médico prescreve um tratamento prévio com anti-histamínicos e corticóides, para aumentar o grau de aceitação do organismo à substância q ser ingerida, também o paciente responde um questionário para verificar histórico alérgico do mesmo.
8. Esses efeitos se classificam em: Leves, sensação de calor e dor, eritema, náuseas e vômitos.; Moderados, urticária sem ou com coceira, tosse irritativa, espirros, dispneia leves, calafrios, sudorese(secreção de suor, transpiração), lipotímia(desmaio) e cefaleia.; Grave, edema periorbitário, dor torácica, dispneia grave, taquicardia, hipotensão, cianose, agitação, contusão e perda de consciência, podendo levar a óbito.
9. Substância indicada como meio de contraste radiológico utilizada para o sistema gastrointestinal, intestinos e estômago.
 
10. Uma das formas de eliminar o sulfato de bário é através da evacuação, se nescessário usar laxante, porém se for contra indicado o uso do laxante, indica-se a ingestão de líquidos e óleo mineral para evitar solidificação dessa substância no organismo.

Continue navegando