Buscar

Prévia do material em texto

Pesquisa 
• A agua possui polaridade?
A água é a substância de maior quantidade encontrada nos seres vivo, correspondendo a 70% do peso de um homem.
Dizemos que a molécula de água é polar (dipolo), pois, apesar de possuir o mesmo número de cargas positivas e negativas, estas se encontram distribuídas de forma irregular, ficando a região do hidrogênio positiva e a do oxigênio negativa. Dessa forma, a água é considerada um ótimo solvente de substancias iônicas e polares, facilitando a ocorrência de reações químicas, sem as quais a vida não seria possível
A MOLÉCULA DE ÁGUA
 	A molécula de água forma polos, logo é uma molécula do tipo polar, sendo que o oxigênio é mais eletronegativo que os hidrogênios, atraindo para si os pares de elétrons que deveria compartilhar por igual com os hidrogênios, ocorrendo então a distribuição não uniforme da nuvem eletrônica.
Conforme podemos observar na figura abaixo
A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular. Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que o oxigênio não compartilha todos os elétrons com o hidrogênio, caracterizando a presença de um par de elétrons.
A molécula de água é polar pelo fato de que há um compartilhamento desigual dos elétrons entre o átomo oxigênio e os átomos de hidrogênio. Isso se deve porque os elétrons se concentram mais sobre átomo de oxigênio, uma vez que ele é muito mais eletronegativo do que os de hidrogênio.20 de mar de 2017
 Água possui geometria angular, onde o oxigênio, por ser mais eletronegativo, atrai para si os elétrons que deveria compartilhar com os hidrogênios, formando polos. A molécula é polar. O cloreto de hidrogênio (HCl) é uma molécula linear com diferença de eletronegatividade entre o cloro e o hidrogênio desemparelhados.
 PARTE EXPERIMENTAL
 
OBJETIVOS:
 
- Reconhecer a natureza polar da água.
- Distinguir as moléculas polares das apolares.
- Descrever o efeito de um corpo interposto entre materiais que se atraem por cargas elétricas.
 
MATERIAIS UTILIZADOS:
 
- 1 Bastão de plástico
- 1 Bureta de 50 ml
- 1 Tira de papel higiênico
  
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
 
Deve-se deixar escorrer um filete de água pela torneira da bureta e depois atritar o plástico com um pedaço de papel higiênico, deve-se aproximá-lo do filete de água e observar o efeito da atração eletrostática das moléculas de água com o bastão eletrizado. Como alternativa, pode-se usar uma torneira de pia comum, deixando-a semiaberta.

Mais conteúdos dessa disciplina