Buscar

Relatório espermograma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

NOME: Leonardo Britto Rodrigues RA: D748JC1
 O exame de espermograma tem o objetivo de avaliar a fertilidade masculina, de comprovar a eficácia da vasectomia e controlar doenças testiculares e penianas sobre a espermatogênese.
O exame avalia o volume, aspecto, cor, pH, coagulação, liquefação, viscosidade, concentração de espermatozoides no sêmen, motilidade, vitalidade, morfologia e presença de células não espermáticas (hemácias e leucócitos).
Devem ser colhidas 3 amostras de sêmen em dias diferentes com intervalo recomendado de 7 a 15 dias entre cada coleta. A amostra deve ser colhida em frasco de vidro ou pp por meio de masturbação. O paciente deve informar se teve febre ou alguma doença nos últimos 3 meses, bem como o uso de medicamentos.
Anotado o horário da coleta, o processo de análise deve ser feito dentro de 30 minutos.
O paciente deve estar em abstinência sexual por no mínimo 48 horas, não ultrapassando 7 dias. A temperatura adequada da amostra é de estar entre 25°C a 37°C e a fim de descartar alterações no volume decorrentes de obstrução nas vias espermáticas, o paciente deve relatar qualquer perda de material durante o ato de coleta da amostra. 
Exame macroscópico
O exame deve ser executado após o liquido seminal ser retirado da estufa ou banho maria (37º C por 30-60 min).
Em condições normais, o volume varia de 2 a 5 ml, com coloração opaca levemente cinza ou esbranquiçada, com cheiro característico e pH entre 7,5 e 8,2. O teste de viscosidade é feito com o auxílio de um bastão de vidro em contato com o esperma, ou um pipeta gotejando, formando um fio onde se avalia o comprimento do mesmo, com valor normal de 2 cm. O aspecto/consistência normal deve ser gelatinoso. 
Exame microscópico
É feita a contagem global de células (espermatozoides, hemácias e leucócitos) na câmara de Neubauer. 
Exame à fresco
Após homogeneização do líquido seminal, uma gota de sêmen é colocada sobre a câmara de Neubauer e coberta com lamínula, deve ser visualizada na objetiva de 40x, fixando o olhar em 1 único espermatozoide e observando sua motilidade.
A vitalidade faz a relação entre espermatozoides vivos e mortos, com o uso dos corantes eosina e nigrosina em esfregaço do esperma, onde o valor normal é igual ou superior à 75%. Os corados estão mortos e os não corados estão vivos.
Observação morfológica
Em esfregaço corado com May-grunwald ou Instant prov, observa-se alterações na cabeça, peça intermediária e calda, na objetiva de imersão contando de 100 a 300 espermatozoides. 
Laudo do exame
Nº de espermatozóides 8.925.000 quando o normal é >=15000000. Considerada uma contagem baixa de espermatozoides. 
Células redondas 1875 mm³ quando o normal é até 1000mm³, com 5% de neutrófilos. Existe a possibilidade do paciente estar fazendo algum tratamento de fertilidade, por isso o aumento dos elementos germinativos.
Embora a motilidade progressiva (54%) esteja acima do valor de referência de 32%, ainda é considerado baixo.
Todos os outros valores se apresentaram normais.