Buscar

Avaliação I - Fundamentos da Educação Especial Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos
	Avaliação II
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em 2007, a Secretaria de Educação Especial elaborou o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o intuito de promover uma educação mais abrangente, que perpassa pela concepção de direitos humanos, abordando igualdade e diferença como valores indissociáveis, tentando criar alternativas para superar as práticas discriminatórias. Sobre o objetivo principal desse documento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fiscalizar se as escolas estão se adaptando para receber pessoas com deficiência.
	 b)
	Orientar as práticas pedagógicas e adaptar atividades.
	 c)
	Constituir políticas públicas que promovam a educação para todos.
	 d)
	Eliminar barreiras de acessibilidade.
	2.
	A educação inclusiva acabou rompendo com os valores da escola tradicional, no que tange ao desenvolvimento curricular único, de aprendizagem como transmissão de conhecimento. A educação inclusiva já é realidade no ensino regular e isso se deve muito também aos esforços dos educadores, mesmo muitas vezes sendo responsabilizados pelo contrário. Sobre a educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ampliar a visão da realidade social e desenvolver oportunidades e competitividade à todas as crianças.
	 b)
	Enxergar as diferenças não como diversidade, mas como talentos.
	 c)
	Oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
	 d)
	Educar todas as crianças em vários contextos escolares, sem negar as dificuldades dos estudantes.
	3.
	A Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada pela UNESCO, concebeu a Declaração de Salamanca. Esta declaração recebeu a concordância e foi assinada por 92 países, e com isso teve início o paradigma da inclusão escolar. Sobre os princípios da Declaração de Salamanca, analise as afirmativas a seguir:
I- A educabilidade de todos os seres humanos, independente de comprometimentos que possam apresentar, é um dos princípios.
II- Dentro das escolas inclusivas, as crianças com necessidades educacionais especiais deveriam receber qualquer apoio extra que possam precisar, para que se lhes assegure uma educação efetiva.
III- A publicação norteia intervenções em educação especial inclusiva regionais, nacionais e internacionais, além de políticas e práticas inclusivas.
IV- O princípio fundamental da escola inclusiva é o de que todas as crianças deveriam aprender separadas, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam ter.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	4.
	A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) é composta por 127 artigos e se baseia na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2006, que especifica detalhadamente as regras necessárias para que os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos. Quais são os aspectos apresentados na LBI?
	 a)
	A LBI abrange à habilitação e à reabilitação; à saúde; à educação; à moradia; ao trabalho; à previdência social; à cultura, esporte, turismo e lazer; ao transporte e à mobilidade; ao acesso à informação e à comunicação e política.
	 b)
	A LBI abrange o direito à vida; à habilitação e à reabilitação; à saúde; à educação; à moradia; ao trabalho; à assistência social; à previdência social; à cultura, esporte, turismo e lazer; ao transporte e à mobilidade; ao acesso à informação e à comunicação, à participação na vida pública e política.
	 c)
	A LBI abrange o direito à vida; à habilitação e reabilitação; à saúde; à educação; à moradia; ao trabalho; à assistência social; à previdência social; ao transporte e à mobilidade; ao acesso à informação e à comunicação.
	 d)
	A LBI abrange à saúde; à educação; à moradia; ao trabalho; à assistência social; à previdência social; à cultura, esporte, turismo e lazer; ao transporte e à mobilidade; ao acesso à informação e à comunicação, à participação na vida pública.
	5.
	A acessibilidade no contexto educacional é um fator essencial no processo de inclusão. O espaço e o ambiente escolar têm a capacidade de proporcionar e aproximar a comunicação e a convivência entre as pessoas. O contexto educacional pode oferecer realmente a acessibilidade que transforma a escola em um ambiente de igualdade de condições entre todos os alunos. Sobre ao que se relaciona essas transformações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Formação de um novo tipo de cidadão para o trabalho.
	 b)
	Fatores pedagógicos, fatores de acesso à informação, possibilidade de comunicação e as atitudes da comunidade escolar.
	 c)
	Todas as adaptações do ambiente escolar para a recepção de alunos deficientes.
	 d)
	Rampas para o acesso de cadeiras de rodas, barras para apoio nos banheiros e piso tátil para a circulação de pessoas cegas com segurança.
	6.
	A acessibilidade quando está vinculada à inclusão, também é vinculada aos espaços físicos, para que seja possível que os deficientes possam participar da vida em sociedade em igualdade com todos os cidadãos. No entanto, se a acessibilidade não for contemplada, qualquer processo de inclusão social fica prejudicado, pois diferentes tipos de barreiras podem impossibilitar a participação dos deficientes. Sobre essas barreiras, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Questões de comportamento e atitudes de pessoas racistas na sociedade.
	 b)
	Práticas pedagógicas não inclusivas e barreiras linguísticas e de comunicação.
	 c)
	Barreiras linguísticas e de comunicação da gestão escolar.
	 d)
	Barreiras arquitetônicas e grande utilização de tecnologias assistivas.
	7.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/1996 entende que a Educação Especial é uma modalidade que deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.  Nesse sentido, o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional assegura aos educandos com deficiência, quanto aos aspectos de transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir:
I- Currículos, métodos e técnicas específicos que atendam à necessidade dos educandos.
II- Professores com especialização para atendimento adequado, bem como professores do ensino regular capacitados.
III- Para os superdotados não é possível acelerar os estudos para que possam concluir em menor tempo os estudos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 ago. 2018.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define acessibilidade como possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. A acessibilidade é uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo nas últimas décadas. Sobre o motivo dessa preocupação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com a construção de rampas, com a adaptação dos equipamentos e do mobiliário, aumentou o número de deficientes nas escolas.
	 b)
	Permite aos portadores de deficiência uma maior aproximação aos serviços prestados às empresas sociais.
	 c)
	Está diretamente ligada ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
	 d)
	O direito à acessibilidade vem promovendo, através de órgãos públicos ou privados, diversas alterações nas condições de permanência a esses espaços.
	9.
	A Educação Especial em termos de legislação aparece inicialmente na Constituição Federal de 1988,bem como todas as outras modalidades de educação. A Constituição Federal é um conjunto de Leis que regem e organizam nosso país, ela pode ser considerada como a Lei maior que rege o Brasil. Sobre a educação especial nos termos da Constituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Educação Especial não era mencionada nas constituições anteriores a 1988.
(    ) A Educação Especial é mencionada na Constituição Federal de 1988.
(    ) Na Constituição Federal, encontramos "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede especializada de ensino".
(    ) Somente o artigo 208 da Constituição menciona a educação especial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Os principais compromissos descritos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como a obrigatoriedade de oferecimento de conteúdos sobre práticas de educação inclusiva e deficiência nos cursos universitários são também a adoção de medidas de apoio que favorecem o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais do estudante. Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência contemplar algumas ações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	10% das vagas das instituições de ensino superior ou profissional, como também as Instituições serão proibidas de cobrar a mais de alunos com deficiência.
	 b)
	20% das vagas das instituições de ensino infantil ou fundamental e as Instituições são autorizadas a cobrar a mais de alunos com deficiência.
	 c)
	20% das vagas das instituições de ensino superior ou profissional e as Instituições são autorizadas a cobrar a mais de alunos com deficiência.
	 d)
	10% das vagas das instituições de ensino infantil ou fundamental e as Instituições serão proibidas de cobrar a mais de alunos com deficiência.
Parte inferior do formulário

Continue navegando