Buscar

questoes de mercado pet food

Prévia do material em texto

Questões referentes a aula “Mercado Pet food e Dietas não Convencionais”
(Lucas Ben Fiuza Henriquez)
1. Mesmo diante de crises econômicas o mercado pet food foi e continua sendo um dos que mais cresce no Brasil e no mundo, por que isso acontece?
R: Isso ocorre devido com o passar dos anos os animais se tornaram mais domesticados, e parte da família, não sendo apenas um animal e sim um filho para esses, ocorrendo uma humanização dos cães e gatos, assim ocorrendo maior exigência nutricionais, e aparecimento de novos serviços e produtos para atender a esses, o Brasil e o segundo pais em população de cães, gatos e aves, além disso estudos demonstraram que a expectativa de vida de cães e gatos aumentaram com o passar do tempo, podendo ser devido ao aumento da preocupação de tutores com seus cães e gatos, assim esses tutores vem gastando mais com seus animais, com o mercado pet food, essa preocupasse fez com que o mercado crescesse e continue a cresce conforme os anos, mesmo diante se crises econômicas.
2. Qual a diferença entre dietas convencionais e não convencionais? Cite um exemplo de cada.
R: A dieta convencional é consolidação pelo uso padronizado, nas quais busca-se atender as necessidades nutricionais, manutenção da saude, longevidade, que levam em consideração a idade, status fisiológico, grau de atividade física e afecções, segurança nos ingredientes, preparo e armazenamento, como as rações tradicionais oferecidas aos animais, as dietas secas e úmidas comerciais, no entanto as dietas não convencionais são outras alternativas, como os alimentos Grain-free(livre de grãos), dietas caseiras, dietas com alimentos crus, dietas veganas e vegetarianas, no qual os consumidores acreditam ter benefícios ambientais e de saude aos animais. 
3. Dietas grain free brasileiras apresentam diferenças em suas composições quando comparadas com as americanas, cite algumas delas.
R: As dietas grain free americanas não tem a inclusão de cerais e produtos transgênicos, alta inclusão de leguminosas (como as ervilhas e lentilha), alta inclusão de amidos proveniente de féculas, como batata e mandioca, maior inclusão de proteína de origem vegetal, como a proteína de ervilha, e ingrediente de origem animal exóticos, como o pato, já a grain free brasileira tem sua composição diferente da americana, tendo alta inclusão de proteína de origem animal, não inclusão de ingredientes de origem animal exóticos, e menor inclusão de leguminosas.
4. Existem alguns motivos para recomendarmos a dieta caseira para alimentação de um cão ou gato, cite quais são e porque eles ocorrem.
R: As dietas caseiras para alimentação tanto do cão como do gato podem ser recomendadas em alguns casos como, a escolha do tutor, na preocupação quanto a presenca de aditivos, preservativos e contaminantes, a incapacidade de compreender rótulos, desconfiança com ingredientes, desconhecimento do processo para a formação desse alimento, vontade de se envolver mais na vida do per, e o apelo ao alimento natural, também pode ocorrer na necessidade do animal, devido ao apetite seletivo, anorexia/hiporexia, alergia ou intolerância alimentar, afecções e em casos de aumentar o prazer animal ao se alimentar.
5. Cite quais são as vantagens e as desvantagens do fornecimento de dieta caseira para um cão ou gato.
R:No fornecimento de dietas caseiras existem algumas vantagens e desvantagens, nas vantagem as dietas caseiras apresentam maiores teores de umidade e palatabilidade que os industrializados, além de possuírem maior digestibilidade, tutor se sente mais envolvido na vida do animal, individualização de alimentação, assim conforme alergias, preferencia animal ou proprietário, para animais que apresentam mais de uma afecção que necessita de intervalo nutricional, e não há dieta comercial disponível, o alimento caseiro torna-se uma opção. As desvantagens estão no custo para a produção dessas alimentações em relação ao alimento comercial, outra desvantagem é a formulação dessas dietas, no qual as receitas obtidas em fontes como internet e livros podem vir de pessoas sem formação na área, assim as vezes não atende a todos nutrientes necessários, ou pode ter nutrientes em excesso o que pode levar ao animal apresentar problemas, além dessas desvantagens se tem o tempo despendido para o preparo e competição com alimentação humana.
6. Quais são os tipos de dietas cruas e quais as diferenças entre cada uma?
R: As dietas cruas consistem em fornecimento de alimentos crus para cães tendo 3 tipos de dietas cruas que são a Barf, Meaty bones e Prey model. Na dieta Barf o principio dela e o fornecimento de carnes, vegetais, frutas e ossos, todos em sua forma crua, baseando-se numa dieta dos ancestrais dos cães e gatos, ou seja, composta por alimentos animais crus junto com os vegetais, além de evitar o fornecimento de grãos e suplementos. A dieta Meaty bonés apresenta um modelo intermediário, no qual consiste no fornecimento de ossos com carnes ou carcaças, além de restos de comida para complementação nutricional. E por fim a Prey model replica a dieta de cães selvagens sem que os mesmo precisem caçar seu próprio alimento, sendo assim o fornecimento de 80% de musculo de espécies como bovinos, caprinos, aves ou peixes; 10% de ossos comestíveis, como costelas, rabo bovino e pescoço de frango; 5% de fígado e 5% de outras vísceras, como rim, baco, timo e cérebro. 
7. As dietas veganas são um novo e crescente nicho no mercado pet food, cite os problemas do fornecimento desse tipo de alimentação para cães e gatos.
R: As dietas veganas são um tipo não convencional crescente no mercado pet food, em 2018 cerca de 14 % da população brasileira se declarou vegetariana, essa tendência de produção de dietas veganas ocorre devido a transferência de hábitos dos tutores para seus animais, no entanto os cães e gatos necessitam de alguns nutrientes encontrados em produtos de origem animal, como taurina, metionina e acido araquidônico, a deficiência desses podem trazer problemas nutricionais aos animais, além disso essas dietas muitas vezes não oferecem também a quantidade recomendada de proteínas.

Continue navegando