Buscar

PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Prévia do material em texto

"O PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA”
Referência: 
Almeida, Marcia Helena Luna Falqueto de . O processo de ensino/aprendizado através da Educação Psicomotora.  Revista Even. Pedagóg. Vol.7 ( 19 ed) p.498-510, jun/jul2016.
Disponível em
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/2243/1747
Acesso em 27/10/19 
INTRODUÇÃO:
 
O artigo da autora Maria Márcia Helena Luna Falqueto de Almeida, ressalta a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, crianças, principalmente na educação infantil.
 Ressalta também que educação psicomotora é um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento da criança, principalmente em idade escolar, onde o desenvolvimento motor necessita de estímulos, e em interação em um ambiente escolar planejado para que proporcione o desenvolvimento da criança, o professor tem um papel fundamental, ele é o mediador do ensino-aprendizagem, quem ensinará as crianças a se desenvolverem através dos jogos e das brincadeiras, desenvolvendo a suas competências, estruturando essa criança em seu desenvolvimento acadêmico e também nas questões dos processos socioculturais, cognitivas e emocionais.
DESENVOLVIMENTO:
Através de estudos, pesquisadores descobriram a relação entre o desenvolvimento motor e psíquico das crianças, posteriormente chamado de psicomotricidade.
Baseando-se que o sujeito se constrói através de suas vivencias e experiências, é um ser em constante modificação e desenvolvimento, para a educação psicomotora é fundamental desde a infância, o professor deve explorar as atividades que favoreçam o estímulo adequado respeitando cada faixa etária, para que essa criança reconheça o ambiente que a cerca e o seu próprio corpo, promovendo o amadurecimento motor, afetivo e cognitivo. A psicomotricidade é importante para desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, conhecimento corporal e habilidades motoras, consequentemente desenvolvimento psíquico, emocional e social.
(BORGES; RUBIO, 2013) Defende a necessidade de trabalhar os estímulos da psicomotricidade adequada a cada fase do desenvolvimento da criança.
Fonseca (1995) São sete elementos básicos da psicomotricidade: Tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estrutura espaço-temporal, praxia global e praxia fina.
O indivíduo é um ser que está em constante desenvolvimento, é um ser social, afetivo, construindo suas interações com o meio em que vive.
CONCLUSÃO:
As habilidades motoras, cognitivas e emocionais são aperfeiçoadas desde ao nascimento da criança até a fase adulta, os estímulos específicos para cada faixa etária é fundamental para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades.
Esses estímulos psicomotores são fundamentais principalmente nos anos iniciais, quando a criança está em fase de desenvolvimento cognitivo, motor e emocional, o professor tem uma grande responsabilidade em trabalhar esses estímulos de maneira correta, trabalhando as especificidades em cada fase em que a criança passa.

Mais conteúdos dessa disciplina