Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 fazendo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVAS ESPECIAIS – AAE - 01
Curso: Pedagogia Turma: 2020/1 Semestre: 4º 
Disciplina: Estimulação de Bebês
Professora: Georgia Borges
Polo: 
Acadêmico (a): ________________________________________RGM:____________
Prezados acadêmicos, segue abaixo a Atividade Avaliativa Especial. O prazo de envio da mesma é até o dia 03/04/2020, após essa data o sistema não irá ser reaberto, e também não será aceita por e-mail.
A correção dessa atividade, será realizada após o período final do envio, ou seja, a partir do dia 04/04/2020.
QUESTÕES
1- Existe um padrão de comportamento que revela a qualidade ou a força de apego. Assinale a alternativa que corresponda a esta afirmativa. 
I) Estas formas servem para buscar aproximação com outras pessoas, acontecendo com crianças, adolescentes e adultos. 
II) Estes comportamentos estão presentes em todo o ciclo vital. 
III) Eles podem aparecer de variadas formas e intensidades. 
IV) Os comportamentos podem ser ativos: comportamento de procurar o cuidador; e de formas aversivas: comportamentos que sinalizam o cuidador o interesse de interação da criança, como o sorriso ou o choro 
a) I e II 
X b) I, II e III 
c) I, II e IV 
d) Todas as alternativas estão corretas
2 - A expressão “apego” está relacionada ao desejo de estar próximo de alguém.
 Assinale a alternativa incorreta.
a) X Os autores Ainswort,1989 e Bee,1997 não concordam com essa afirmativa, pois acreditam que o apego, nesse sentido, não depende de outra pessoa.
b) Baseia-se a um vínculo afetivo desenvolvido pelo indivíduo em relação a importância dada a um outro alguém. 
c) A pessoa necessita da presença do outro e acrescenta-se a isso um sentimento de segurança. 
d) d) O sentimento de segurança oferece ao indivíduo a capacidade de explorar o mundo e experimentar outras relações.
3 - A afetividade é importante porque contribui para o processo de ensino e aprendizagem, na criação de um clima de compreensão, confiança, respeito mútuo e motivação. Sendo incorreto afirmar que: 
a) Os resultados positivos de uma relação educativa movida pela afetividade opõem–se àqueles apresentados em situações em que existe carência desse componente.
b) Num ambiente afetivo, seguro, os alunos mostram–se calmos e tranquilos, constroem uma autoimagem positiva, participam efetivamente das atividades propostas e contribuem para o atendimento dos objetivos educativos. 
c) Quando o ambiente não é afetivo o aluno rejeita o professor e a disciplina por ele ministrada, perde o interesse em frequentar a escola, contribuindo para seu fracasso escolar. 
d) O professor que possui a competência afetiva é humano, percebe seu aluno em suas múltiplas dimensões, complexidade e totalidade, mas não pode proporcionar um ambiente seguro para o aprendizado.
4 - O processo de aprendizagem da criança é visto como pluricausal, abrangente, que compreende várias partes estruturais: afetivos, cognitivos, motores, sociais, econômicos, políticos etc. Desta forma, o que seria importante perceber e garantir no processo de ensino e aprendizado? 
É importante saber que a aprendizagem ocorre desde muito cedo na criança, esse fator deve ser aproveitado por pais e professores. Garantir ao educando várias técnicas e metodologias diferentes, para que ele, o educando possa se favorecer, o processo de aprendizado é a garantia de uma vida repleta de satisfações, todas as pessoas tem um potencial e esse potencial deve ser muito bem explorado.
5 – A descrição dos três padrões de apego: apego seguro, apego inseguro/esquiso e apego inseguro resistente se deu com o estudo “Teste de Situação Estranha”. Assinale a alternativa correta: 
a) Se este modelo, se der por vias de segurança, esta criança desenvolverá expectativas positivas em relação ao mundo, vislumbrando a satisfação de suas necessidades ou por vias de insegurança, verá o mundo com a mesma positividade 
b) X Quando se trata de apego seguro os bebês se mostram ativos nas brincadeiras, buscam contato com a mãe após uma breve separação e serem confortadas com facilidade, voltando a se envolver em suas brincadeiras; sinalizam a falta da mãe na separação, saúda ativamente a mãe na reunião, e então volta a brincar
c) Quando se trata de apego inseguro/esquivo bebês os demonstraram uma oscilação entre a busca de contato com sua mãe e a resistência ao contato com esta, além de terem se mostrado mais coléricos ou passivos que as crianças com os padrões de apego anteriormente descritos o bebê sofre muito, tem muita aflição ou angustia pela separação e busca o contato na reunião, mas não pode ser acalmado pela mãe e pode exibir forte resistência. 
d) Quando se trata de apego inseguro/resistente o bebê após uma breve separação da mãe, evita se reunir a ela quando de sua volta; o bebê exibe pouco ou nenhuma aflição quando separada da mãe e evita ativamente e ignora a mãe na reunião.
6 - O objetivo principal da estimulação precoce é desenvolver a cognição e a inteligência. E um aspecto que se torna importante para isso é o reconhecimento dos vínculos afetivos sólidos e uma personalidade segura. Assinale a alternativa incorreta: 
a) A estimulação precoce utiliza de experiências significativas, nas quais participam os sentidos, a percepção e o prazer da exploração, o autocontrole, o descobrimento, a expressão artística e o jogo.
b) Quanto mais tarde e mais lentamente a criança usufruir a mediação intencional dos seus processos de aprendizagem, tanto mais tranquilamente se dará o seu desenvolvimento cognitivo 
c) Para o bebê, tudo é estimulo: sons, odores, cores, luminosidade, entre outros. Por outro lado, bebês que sofrem carência de estímulos corporais e ambientais adequados podem apresentar dificuldades no decorrer de outros estágios do desenvolvimento. 
d) A detecção precoce de retardo no desenvolvimento ou situação de risco, torna-se tão importante quanto o atendimento propriamente dito em estimulação, já que quando mais cedo, melhores serão os resultados.
7- Para o bebê, tudo é estimulo: sons, odores, cores, luminosidade, entre outros. Por outro lado, bebês que sofrem carência de estímulos corporais e ambientais adequados podem apresentar dificuldades no decorrer de outros estágios do desenvolvimento. Quais dificuldades eles podem apresentar e por quê?
8 – A teoria do Apego de Bowlby trata – se de um sistema normativo e provedor de segurança. Assinale a alternativa incorreta.
a) devido a demanda de responsabilidades, de comportamentos adicionais ao comportamento de apego. 
b) por agregar aspectos os quais motivam o auxílio ou ajuda. 
c) por estabelecer confiança e conforto por meio do vínculo criado. 
d) por incentivar a dependência do bebê e estabelecendo uma base que o torne sempre ligado aos pais.
9 - A ativação do comportamento de apego pode se dar por influência de dois fatores. Assinale a alternativa correta:
I) um ligado aos aspectos físicos e temperamentais do bebê e outro influenciado pelas condições ambientais.
II) Ambos são interligados e apresentam uma direta influência na estimulação do apego e nas respostas afetivas 
III) os dois aspectos agem no desenvolvimento cognitivo, tendo em vista que envolve uma representação mental das figuras de apego, de si mesmo e do ambiente, sendo estas advindas na experiência. 
IV Somente os aspectos temperamentais podem ativar o comportamento de apego
a) I, II e IV 
b) IV 
c) III e IV 
d) I, II e III
10 - A concepção interacionista parte do princípio de que os indivíduos (crianças) procuram de forma ativa, compreender aquilo que vivenciam e explicar aquilo que lhes é estranho. Assinale a alternativa que complementa este conceito. 
a) O organismo e o meio não exercem ação recíproca, e desta forma não acarretam mudanças sobre o indivíduo. 
b) As experiências anteriores não servem de base para novas construções. 
c) É por meio da interação com outras pessoas, adultos e crianças, que se constrói o modo de agir e de pensar, contudo os sentimentos e a visão de mundo são inatos ao indivíduo. 
Xd) Constrói hipóteses que lhes pareçam razoáveis, pormeio da construção do conhecimento que parte da interação com o meio; onde fatores internos e externos se inter-relacionam.

Outros materiais