Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL - APOL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL
APOL II.
Questão 1/10 - Direito Constitucional
“No plano federal, o Legislativo adota o sistema bicameral, em que as deliberações devem passar por ambas as casas antes de serem aprovadas. Assim, temos o Congresso Nacional, composto por suas duas casas: Senado Federal e Câmara dos Deputados.” HECK, Érico. Direito constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012, CAPÍTULO 5, p. 135
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta:
I – O número de deputados federais varia de acordo com a população do estado representado. A Constituição determina, todavia, que nenhum estado terá menos que 8 ou mais que 70 deputados.
II – A Câmara Federal é composta por 513 deputados. O mandato a deputado federal é de 4 anos, sendo que sua eleição se dá no âmbito estadual pelo sistema proporcional.
III –  Cada estado da federação elege o mesmo número de deputados federais, 19 no caso.
IV – A eleição para deputado federal se dá em âmbito nacional, dessa forma os candidatos podem buscar votos em todo o território nacional. O sistema adotado para eleger os deputados federais é o majoritário. Portanto, os 513 candidatos mais votados do país são eleitos.
Questão 2/10 - Direito Constitucional
"Diferentemente do que ocorre no controle concentrado, aqui [no controle de constitucionalidade difuso] há uma relação processual subjetiva. O controle de constitucionalidade, nesta hipótese, ocorre de forma incidental, como uma questão prévia ao julgamento de mérito (...)". Disponível em <https://goo.gl/RG3Gdx>. Acesso em 20 mar. 2018.
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, o controle de constitucionalidade difuso é exercido:
Questão 3/10 - Direito Constitucional
Sobre a medida provisória, diz Érico Hack: “Por meio desse dispositivo, podem ser adotadas medidas, com força de lei, em casos de relevância e urgência. A Constituição prevê que, uma vez adotada a medida provisória [...], esta imediatamente passa a ter vigência e eficácia, já que tem força de lei.” (HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012.)
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, qual o poder é competente para editar medidas provisórias? Assinale a alternativa correta.
Questão 4/10 - Direito Constitucional
"As ações executadas pelos entes do Estado para o bem do cidadão brasileiro são planejadas, executadas e fiscalizadas pela Administração Pública, segundo os preceitos do direito e da moral, visando o bem comum. Essas ações devem ser executadas seguindo os cinco princípios da Administração Pública". (Rota de Aprendizagem 4 de Direito Constitucional)
Assinale a alternativa que contenha, corretamente, os cinco princípios da Administração Pública, citados no artigo 37 da Constituição brasileira de 1988.
 Questão 5/10 - Direito Constitucional
"(...) o Brasil é uma república federativa, o que implica o poder na forma de federação. É, então, divido em estados, que, em conjunto, constituem a federação. A nossa formação é distinta daquela encontrada nos Estados Unidos da América (EUA)". (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 110)
A respeito da formação federal do Brasil ou dos Estados Unidos, assinale a alternativa correta.
Questão 6/10 - Direito Constitucional
"A política de transparência do Poder Legislativo brasileiro teve início com a redemocratização, no período após a Constituição de 1988. O investimento inicial foi em sistemas de informação, com emissoras de rádio e televisão. A partir de 2000, a internet passou a ser utilizada, o que ampliou o alcance social da divulgação (BARROS, BERNARDES e RODRIGUES, 2014). Atualmente, segundo levantamento da World E-Parliamentary (2012), 95,3% dos parlamentos mundiais mantêm websites institucionais em funcionamento, com o objetivo de promover a transparência política".
(BARROS, Antonio Teixeira De. O projeto de transparência do Senado Federal: entre a accountability e a propaganda política. Sociologias, Porto Alegre, v. 17, n. 39, p. 338-368, ago. 2015.)
A respeito da atuação do Poder Legislativo no Brasil, conforme a Constituição de 1988, assinale a alternativa correta.
Questão 7/10 - Direito Constitucional
Administração Pública é o nome genérico que se dá aos órgãos e entes administrativos que têm como objetivo desempenhar a função administrativa do Estado, realizando atividades e políticas que concretizem os seus objetivos. Ela é um conjunto de órgãos e entes, que podem ter personalidade jurídica própria ou não, a serem constituídos sob regime de direito público ou privado. (HACK, Érico. Direito Constitucional: Conceitos e Fundamentos e Princípios Básicos. Curitiba: InterSaberes, 2012)
De acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados no livro base da disciplina, são princípios da administração pública:
Questão 8/10 - Direito Constitucional
Segundo José Afonso da Silva, “o habeas data é um remédio constitucional que tem por objeto proteger a esfera íntima dos indivíduos contra usos abusivos de registros de dados pessoais coletados por meios fraudulentos, desleais ou ilícitos; introdução nesses registros de dados sensíveis; conservação de dados falsos ou com fins diversos dos autorizados em lei”. (SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.)
Conceder-se-á habeas data para assegurar: 
Questão 9/10 - Direito Constitucional
"Em nosso sistema, a União Federal de todos os entes da federação, é o mais poderoso, não só pela quantidade de bens sob seu poder, mas também pelo número de serviços e atividades que exerce e pelas competências legislativas que dispõe". (HACK, Érico. Direito Constitucional: conceitos, fundamentos e princípios básicos. Curitiba: Intersaberes, 2012.)
A respeito dos bens da União, assinale a alternativa correta, em acordo com o livro-base e o artigo 20 da Constituição brasileira de 1988.
Questão 10/10 - Direito Constitucional
No Brasil, o ato internacional necessita, para a sua conclusão, da colaboração dos Poderes Executivo e Legislativo. Segundo a vigente Constituição brasileira, celebrar tratados, convenções e atos internacionais é competência privativa do Presidente da República (art. 84, inciso VIII), embora estejam sujeitos ao referendo do Congresso Nacional, a quem cabe, ademais, resolver definitivamente sobre tratados, acordos e atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional (art. 49, inciso I). Portanto, embora o Presidente da República seja o titular da dinâmica das relações internacionais, cabendo-lhe decidir tanto sobre a conveniência de iniciar negociações, como a de ratificar o ato internacional já concluído, a interveniência do Poder Legislativo, sob a forma de aprovação congressual, é, via de regra, necessária. (SCI – Sistema atos Internacionais. <http://daimre.serpro.gov.br/apresentacao/o-que-sao-atos-internacionais/>.)
Manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais é competência:

Continue navegando