Logo Passei Direto
Buscar

UNIDADE 1 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - Avaliação On-Line 2 (AOL 2)-1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide, como ilustrado na Figura abaixo. A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de autorealização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante. Robbins (2002) define cada um dos níveis de necessidade da seguinte forma: 1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo e outras necessidades corporais. 2. Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. 3. Sociais: Incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo. 4. Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. 5. Autorealização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial.
Assinale a opção correta, a que descreve o trajeto de ascensão profissional para um indivíduo, de acordo com a teoria das necessidades de Maslow.
A. Jamais um indivíduo conseguirá avançar em uma etapa sem que a anterior esteja bem desenvolvida.
B. A pirâmide de Maslow é uma ferramenta para nortear o individuo quanto a sua autossatisfação e crescimento pessoal, fundamental para sua auto análise e para que com isso, cada individuo compreenda suas lacunas e o que supri.
C. Enquanto que para alguns as necessidades básicas como o sono são fundamentais, as pessoas que conseguem grandes feitos são as que foram além disso, privando-se do bem estar e abrindo mão de muitas necessidades.
D. De acordo com a teoria de Maslow para o clima organizacional, uma empresa jamais funciona sem garantir todas as etapas ao funcionário.
E. Uma pessoa autossuficiente não se abala com a ausência de estima e reconhecimento de outros.

A investigação reducionista, a retirada de Deus do centro do universo e colocação do homem como senhor de suas ações, levou a ciência a buscar respostas para doenças, calamidades, e sobre o comportamento humano, no próprio homem. Graças a essa mudança histórica, foi possível haver estudos sobre cognição, desenvolvimento e consciência. A ciência psicológica passa então a receber também influências fisiológicas.
A respeito da influência fisiológica na pesquisa psicológica escolha a opção que corresponde a influência desta na pesquisa psicológica.
A. A medicalização para doenças mentais marcou a história dessas pesquisas, dando início ao estudo da relação entre drogas e comportamento.
B. O método experimental é o único capaz de estudar a interação entre cérebro e comportamento.
C. A relação entre cérebro e comportamento só pode ser estudada hoje por biólogos, visto que o comitê de ética nacional exige habilitação em disciplinas na área de fisiologia.
D. Métodos de extirpação, como a retirada de partes do cérebro de animais eram realizadas desde o século XIX, para que com isso se observasse mudanças comportamentais a partir deste dano.
E. A pesquisa descritiva não se interessa por assuntos fisiológicos.

Falar em grupos, pensar em grupo. Dizendo assim, podemos ler de duas maneiras: falar e pensar nos grupos como algo de que não fazemos parte, e, se o fazemos, é como coordenadores, ou falar e pensar em grupo, como que pertencendo a ele, construindo seus conceitos e movimentos. A primeira ideia nos tira o sentido de autoria e identidade grupal, de participantes. A segunda nos coloca como agentes, falando em grupos porque vivemos neles (seja aqui de qualquer tipo, família, trabalho), e pensando em grupo porque é necessário pensar a experiência de/do ser em grupos.
O texto acima é uma reflexão a respeito de grupos, relacione-o com os conceitos apresentados abaixo de acordo com a psicologia social.
I) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito.
II) As pessoas comportam-se diferentemente em cada grupo.
III) A família não é considerada um grupo, porque nela não há um líder.
IV) A família é o primeiro grupo social em que um indivíduo se insere.
V) Em alguns grupos é possível se observar vários perfis de componentes, sempre há um porta-voz, assim como sempre há um bode expiatório.
A. As afirmativas I, II , e IV estão corretas.
B. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C. As afirmativas I e III estão corretas.
D. As afirmativas I e II estão corretas.
E. As afirmativas II e IV estão corretas.

O zeitgeist da época vivida por Descartes era literalmente mecanicista. A criação de máquinas industriais, revolução no trabalho braçal e com isso, em todo o contexto social, levou este pensador a deixar de lado o pensamento naturalista e enxergar o homem também em suas “peças” menores, entravamos na era da filosofia moderna.
Observe as afirmacoes relacionadas com o conceito de zeitgeist do período da revolução industrial, o qual influenciou diretamente na filosofia moderna. Em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam essa era mecanicista, e F, de falso, para as que não caracterizam.
a) Atribuiu-se a filosofia desta época características como a ideia reducionista e mecanicista do comportamento humano.
b) As ideias mecanicistas remetem ao pensamento mecânico, ou seja, aquele que não faz reflexões.
c) o mecanicismo, atribui observar os movimentos do corpo humano assim como em robôs, e a partir daí Descartes inferiu a ideia de movimentos livres de cognição, hoje chamados de arco reflexo.
d) A ideia de observar o homem como máquina sugeriu que o ser humano estava sendo substituído por elas, a ideia de movimentos do corpo humano livres de cognição, como o arco reflexo era uma critica a falta de reflexão dos homens dessa época.
e) Descartes e o pensamento mecanicista, têm referência na filosofia aristotélica, que sugeria uma separação entre mente e corpo.
a. F, F, V, F e V
b. V, F, F, F e V
c. F, V, V, F e V
d. V, V, V, F e F
e. V, F, V, F e V

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento.
O texto acima é sobre psicologia do desenvolvimento humano, de acordo com essa teoria, assinale as opções verdadeiras.
I- Na linha 5, a maturação biológica ou genética refere-se a teoria da epistemologia genética Piagetiana.
II- Na linha 7, “Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”’, remete a teria sócio histórica Vygotskyana.
III- A afirmação “Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio no desenvolvimento” na linha 8, quer dizer que o avanço do estudo psicobiológico desconstruiu a teoria de desenvolvimento por estágios.
IV- Piaget e Vygotsky são teóricos do desenvolvimento humano.
V- A Psicologia do desenvolvimento humano abrange o ser humano desde a gestação até a velhice.
A. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
B. As afirmativas I , II , III e V estão corretas.
C. As afirmativas II e IV estão corretas.
D. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E. As afirmativas I e II estão corretas.

O estudo de caso é muito utilizado na prática clínica, ele permite estudar um único participante com bastante profundidade e por um maior período. Geralmente esse tipo de estudo relata alguma intervenção clínica e mudanças no padrão de comportamento do indivíduo são relatados. Os dados coletados com esse tipo de estudo são posteriormente compartilhados para serem utilizados por profissionais que encontram casos semelhantes.
O texto acima apresenta informações sobre o método de pesquisa estudo de caso. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam um estudo amparado neste conceito, e F, de falso, para as que não caracterizam.
a) Observação de três dias com uma sala de aula inteira, para verificar a aplicação de uma nova modalidade de prova.
b) Estudo ao longo de 10 anos com uma família inteira portadora de uma síndrome rara e em intervenção médica.
c) Questionário aplicado em sala de aula para levantamento de opinião.
d) Trocar alunos de lugares para observar possível melhora em seu comportamento.
e) Entrevista individual por 6 meses para observar a mudança no comportamento de uma turma escolar.
a. V, V, F, F e V
b. F, V, V, F e V
c. V, F, F, F e V
d. V, F, V, F e V
e. F, F, V, F e V

A psicologia possui várias modalidades de atuação dentro desta profissão, dentre elas, existem diversas técnicas aplicadas a grupos, crianças e diversos ambientes, como o escolar por exemplo. Imagine que um professor se depara em sala de aula com uma turma de crianças que apresentam resistência para seguir regras, tanto nas atividades em sala de aula, quanto para a recreação.
A partir dos conhecimentos adquiridos com essa unidade, e unindo-os a prática do pedagogo, qual estratégia é verdadeira, e pode ser estudada por esse professor para que ele a aplique e se aproxime deste grupo?
a) O grupo sempre influencia o comportamento, se uma turma de alunos não funciona bem juntos, esta turma deve ser separada.
b) Considerando que crianças não tem processamento cognitivo independente, é necessário que a Escola investigue individualmente e busque compreender a motivação para o descumprimento das regras.
c) A criança que está hiperativa em sala e não cumpre regras, é sempre um sinal de que o aprendizado não lhe é eficaz, neste caso, deve ser atendida por um profissional.
d) O professor pode atender individualmente cada aluno para ouvir suas solicitações e reclamações a respeito da aula.
e) Considerando que são crianças, é importante que as regras sejam apresentadas e seguidas desde essa idade, estratégias da psicologia comportamental, como a punição negativa – neste caso poderia ser a retirada do recreio, poderia modificar o comportamento através da estimulação deste ambiente.

O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
O método cientifico universaliza e padroniza a linguagem cientifica. A respeito do método cientifico dentro da área da psicologia, assinale a opção correta.
a. É importante que o cientista não deixe brechas para que sua tese seja contestada.
b. O método cientifico serve para confirmar e comprovar crenças que o pesquisador já conhecia.
c. Quando a hipótese não é confirmada, podemos dizer que o toda a pesquisa está perdida.
d. Um cientista precisa desenvolver seu pensamento crítico a respeito do assunto, esta é uma maneira cientifica de enxergar aquela situação problema, sempre optando pela neutralidade e fugindo de qualquer ideia tendenciosa.
e. Participantes de uma pesquisa jamais devem ser remunerados, pois isso deixa a pesquisa tendenciosa.

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, para que assim seja possível predizer comportamentos, interpretar ações, compreender a dinâmica de um grupo, etc. A Associação americana de Psicologia (APA) lista mais de 50 divisões de atuação dentro da psicologia, porém para a pesquisa existem apenas quatro, que são a biológica, a cognitiva, a comportamental e a social.
No quadro abaixo, relacione os tipos de pesquisa apresentados com suas principais características.
A III – IV - I - II
B II – IV – III – I
C II – I – IV - III
D I – III - IV - II
E IV – III - II - I

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide, como ilustrado na Figura abaixo. A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de autorealização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante. Robbins (2002) define cada um dos níveis de necessidade da seguinte forma: 1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo e outras necessidades corporais. 2. Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. 3. Sociais: Incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo. 4. Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. 5. Autorealização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial.
Assinale a opção correta, a que descreve o trajeto de ascensão profissional para um indivíduo, de acordo com a teoria das necessidades de Maslow.
A. Jamais um indivíduo conseguirá avançar em uma etapa sem que a anterior esteja bem desenvolvida.
B. A pirâmide de Maslow é uma ferramenta para nortear o individuo quanto a sua autossatisfação e crescimento pessoal, fundamental para sua auto análise e para que com isso, cada individuo compreenda suas lacunas e o que supri.
C. Enquanto que para alguns as necessidades básicas como o sono são fundamentais, as pessoas que conseguem grandes feitos são as que foram além disso, privando-se do bem estar e abrindo mão de muitas necessidades.
D. De acordo com a teoria de Maslow para o clima organizacional, uma empresa jamais funciona sem garantir todas as etapas ao funcionário.
E. Uma pessoa autossuficiente não se abala com a ausência de estima e reconhecimento de outros.

A investigação reducionista, a retirada de Deus do centro do universo e colocação do homem como senhor de suas ações, levou a ciência a buscar respostas para doenças, calamidades, e sobre o comportamento humano, no próprio homem. Graças a essa mudança histórica, foi possível haver estudos sobre cognição, desenvolvimento e consciência. A ciência psicológica passa então a receber também influências fisiológicas.
A respeito da influência fisiológica na pesquisa psicológica escolha a opção que corresponde a influência desta na pesquisa psicológica.
A. A medicalização para doenças mentais marcou a história dessas pesquisas, dando início ao estudo da relação entre drogas e comportamento.
B. O método experimental é o único capaz de estudar a interação entre cérebro e comportamento.
C. A relação entre cérebro e comportamento só pode ser estudada hoje por biólogos, visto que o comitê de ética nacional exige habilitação em disciplinas na área de fisiologia.
D. Métodos de extirpação, como a retirada de partes do cérebro de animais eram realizadas desde o século XIX, para que com isso se observasse mudanças comportamentais a partir deste dano.
E. A pesquisa descritiva não se interessa por assuntos fisiológicos.

Falar em grupos, pensar em grupo. Dizendo assim, podemos ler de duas maneiras: falar e pensar nos grupos como algo de que não fazemos parte, e, se o fazemos, é como coordenadores, ou falar e pensar em grupo, como que pertencendo a ele, construindo seus conceitos e movimentos. A primeira ideia nos tira o sentido de autoria e identidade grupal, de participantes. A segunda nos coloca como agentes, falando em grupos porque vivemos neles (seja aqui de qualquer tipo, família, trabalho), e pensando em grupo porque é necessário pensar a experiência de/do ser em grupos.
O texto acima é uma reflexão a respeito de grupos, relacione-o com os conceitos apresentados abaixo de acordo com a psicologia social.
I) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito.
II) As pessoas comportam-se diferentemente em cada grupo.
III) A família não é considerada um grupo, porque nela não há um líder.
IV) A família é o primeiro grupo social em que um indivíduo se insere.
V) Em alguns grupos é possível se observar vários perfis de componentes, sempre há um porta-voz, assim como sempre há um bode expiatório.
A. As afirmativas I, II , e IV estão corretas.
B. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C. As afirmativas I e III estão corretas.
D. As afirmativas I e II estão corretas.
E. As afirmativas II e IV estão corretas.

O zeitgeist da época vivida por Descartes era literalmente mecanicista. A criação de máquinas industriais, revolução no trabalho braçal e com isso, em todo o contexto social, levou este pensador a deixar de lado o pensamento naturalista e enxergar o homem também em suas “peças” menores, entravamos na era da filosofia moderna.
Observe as afirmacoes relacionadas com o conceito de zeitgeist do período da revolução industrial, o qual influenciou diretamente na filosofia moderna. Em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam essa era mecanicista, e F, de falso, para as que não caracterizam.
a) Atribuiu-se a filosofia desta época características como a ideia reducionista e mecanicista do comportamento humano.
b) As ideias mecanicistas remetem ao pensamento mecânico, ou seja, aquele que não faz reflexões.
c) o mecanicismo, atribui observar os movimentos do corpo humano assim como em robôs, e a partir daí Descartes inferiu a ideia de movimentos livres de cognição, hoje chamados de arco reflexo.
d) A ideia de observar o homem como máquina sugeriu que o ser humano estava sendo substituído por elas, a ideia de movimentos do corpo humano livres de cognição, como o arco reflexo era uma critica a falta de reflexão dos homens dessa época.
e) Descartes e o pensamento mecanicista, têm referência na filosofia aristotélica, que sugeria uma separação entre mente e corpo.
a. F, F, V, F e V
b. V, F, F, F e V
c. F, V, V, F e V
d. V, V, V, F e F
e. V, F, V, F e V

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências no desenvolvimento.
O texto acima é sobre psicologia do desenvolvimento humano, de acordo com essa teoria, assinale as opções verdadeiras.
I- Na linha 5, a maturação biológica ou genética refere-se a teoria da epistemologia genética Piagetiana.
II- Na linha 7, “Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”’, remete a teria sócio histórica Vygotskyana.
III- A afirmação “Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio no desenvolvimento” na linha 8, quer dizer que o avanço do estudo psicobiológico desconstruiu a teoria de desenvolvimento por estágios.
IV- Piaget e Vygotsky são teóricos do desenvolvimento humano.
V- A Psicologia do desenvolvimento humano abrange o ser humano desde a gestação até a velhice.
A. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
B. As afirmativas I , II , III e V estão corretas.
C. As afirmativas II e IV estão corretas.
D. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
E. As afirmativas I e II estão corretas.

O estudo de caso é muito utilizado na prática clínica, ele permite estudar um único participante com bastante profundidade e por um maior período. Geralmente esse tipo de estudo relata alguma intervenção clínica e mudanças no padrão de comportamento do indivíduo são relatados. Os dados coletados com esse tipo de estudo são posteriormente compartilhados para serem utilizados por profissionais que encontram casos semelhantes.
O texto acima apresenta informações sobre o método de pesquisa estudo de caso. Assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam um estudo amparado neste conceito, e F, de falso, para as que não caracterizam.
a) Observação de três dias com uma sala de aula inteira, para verificar a aplicação de uma nova modalidade de prova.
b) Estudo ao longo de 10 anos com uma família inteira portadora de uma síndrome rara e em intervenção médica.
c) Questionário aplicado em sala de aula para levantamento de opinião.
d) Trocar alunos de lugares para observar possível melhora em seu comportamento.
e) Entrevista individual por 6 meses para observar a mudança no comportamento de uma turma escolar.
a. V, V, F, F e V
b. F, V, V, F e V
c. V, F, F, F e V
d. V, F, V, F e V
e. F, F, V, F e V

A psicologia possui várias modalidades de atuação dentro desta profissão, dentre elas, existem diversas técnicas aplicadas a grupos, crianças e diversos ambientes, como o escolar por exemplo. Imagine que um professor se depara em sala de aula com uma turma de crianças que apresentam resistência para seguir regras, tanto nas atividades em sala de aula, quanto para a recreação.
A partir dos conhecimentos adquiridos com essa unidade, e unindo-os a prática do pedagogo, qual estratégia é verdadeira, e pode ser estudada por esse professor para que ele a aplique e se aproxime deste grupo?
a) O grupo sempre influencia o comportamento, se uma turma de alunos não funciona bem juntos, esta turma deve ser separada.
b) Considerando que crianças não tem processamento cognitivo independente, é necessário que a Escola investigue individualmente e busque compreender a motivação para o descumprimento das regras.
c) A criança que está hiperativa em sala e não cumpre regras, é sempre um sinal de que o aprendizado não lhe é eficaz, neste caso, deve ser atendida por um profissional.
d) O professor pode atender individualmente cada aluno para ouvir suas solicitações e reclamações a respeito da aula.
e) Considerando que são crianças, é importante que as regras sejam apresentadas e seguidas desde essa idade, estratégias da psicologia comportamental, como a punição negativa – neste caso poderia ser a retirada do recreio, poderia modificar o comportamento através da estimulação deste ambiente.

O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.
O método cientifico universaliza e padroniza a linguagem cientifica. A respeito do método cientifico dentro da área da psicologia, assinale a opção correta.
a. É importante que o cientista não deixe brechas para que sua tese seja contestada.
b. O método cientifico serve para confirmar e comprovar crenças que o pesquisador já conhecia.
c. Quando a hipótese não é confirmada, podemos dizer que o toda a pesquisa está perdida.
d. Um cientista precisa desenvolver seu pensamento crítico a respeito do assunto, esta é uma maneira cientifica de enxergar aquela situação problema, sempre optando pela neutralidade e fugindo de qualquer ideia tendenciosa.
e. Participantes de uma pesquisa jamais devem ser remunerados, pois isso deixa a pesquisa tendenciosa.

A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, para que assim seja possível predizer comportamentos, interpretar ações, compreender a dinâmica de um grupo, etc. A Associação americana de Psicologia (APA) lista mais de 50 divisões de atuação dentro da psicologia, porém para a pesquisa existem apenas quatro, que são a biológica, a cognitiva, a comportamental e a social.
No quadro abaixo, relacione os tipos de pesquisa apresentados com suas principais características.
A III – IV - I - II
B II – IV – III – I
C II – I – IV - III
D I – III - IV - II
E IV – III - II - I

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
1. 
Pergunta 1 
1 ponto 
“A teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis 
dispostos em forma de pirâmide, como ilustrado na Figura abaixo. A base da pirâmide compreende as 
necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é 
constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as 
necessidades sociais, de estima e de autorealização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o 
próximo torna-se dominante. Robbins (2002) define cada um dos níveis de necessidade da seguinte 
forma: 1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo e outras necessidades corporais. 2. Segurança: 
inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. 3. Sociais: Incluem afeição, aceitação, 
amizade e sensação de pertencer a um grupo. 4. Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito 
próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção. 5. 
Autorealização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, 
autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial” (Retirado de: MASLOW, Abraham. Pirâmide de 
Maslow. Thorie des besoins de lhomme selon, 2012). 
 
 
Pirâmide de Maslow 
 
 
Assinale a opção correta, a que descreve o trajeto de ascensão profissional para um indivíduo, de acordo 
com a teoria das necessidades de Maslow. 
A. Jamais um indivíduo conseguirá avançar em uma etapa sem que a anterior esteja bem desenvolvida. 
B. A pirâmide de Maslow é uma ferramenta para nortear o individuo quanto a sua autossatisfação e 
crescimento pessoal, fundamental para sua auto análise e para que com isso, cada individuo 
compreenda suas lacunas e o que supri. 
C. Enquanto que para alguns as necessidades básicas como o sono são fundamentais, as pessoas que 
conseguem grandes feitos são as que foram além disso, privando-se do bem estar e abrindo mão de 
muitas necessidades. 
D. De acordo com a teoria de Maslow para o clima organizacional, uma empresa jamais funciona sem 
garantir todas as etapas ao funcionário. 
E. Uma pessoa autossuficiente não se abala com a ausência de estima e reconhecimento de outros. 
PERGUNTA 2 
 
 “A investigação reducionista, a retirada de Deus do centro do universo e colocação do homem como 
senhor de suas ações, levou a ciência a buscar respostas para doenças, calamidades, e sobre o 
comportamento humano, no próprio homem. Graças a essa mudança histórica, foi possível haver 
estudos sobre cognição, desenvolvimento e consciência. A ciência psicológica passa então a receber 
também influências fisiológicas” (p.10). 
A respeito da influência fisiológica na pesquisa psicológica escolha a opção que corresponde a influência 
desta na pesquisa psicológica. 
 
A A medicalização para doenças mentais marcou a história dessas pesquisas, dando início ao estudo da 
relação entre drogas e comportamento. 
B O método experimental é o único capaz de estudar a interação entre cérebro e comportamento. 
C A relação entre cérebro e comportamento só pode ser estudada hoje por biólogos, visto que o comitê de 
ética nacional exige habilitação em disciplinas na área de fisiologia. 
D Métodos de extirpação, como a retirada de partes do cérebro de animais eram realizadas desde o século 
XIX, para que com isso se observasse mudanças comportamentais a partir deste dano. 
E A pesquisa descritiva não se interessa por assuntos fisiológicos. 
 
PERGUNTA 3 
 
 “Falar em grupos, pensar em grupo. Dizendo assim, podemos ler de duas maneiras: falar e pensar nos 
grupos como algo de que não fazemos parte, e, se o fazemos, é como coordenadores, ou falar e pensar em 
grupo, como que pertencendo a ele, construindo seus conceitos e movimentos. A primeira ideia nos tira o 
sentido de autoria e identidade grupal, de participantes. A segunda nos coloca como agentes, falando em 
grupos porque vivemos neles (seja aqui de qualquer tipo, família, trabalho), e pensando em grupo porque 
é necessário pensar a experiência de/do ser em grupos” (Retirado de: Jorge & Muller, 2003, em: Psicologia 
dos grupos: movimentos de grupo para uma psicologia como ciência. Psic, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 32-35, 
dez. 2003. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-
73142003000200005&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 06 abr. 2019). 
 
O texto acima é uma reflexão a respeito de grupos, relacione-o com os conceitos apresentados abaixo de 
acordo com a psicologia social. 
I) Um grupo é caracterizado por um quantitativo de pessoas envolvidas em um mesmo intuito. 
II) As pessoas comportam-se diferentemente em cada grupo. 
III) A família não é considerada um grupo, porque nela não há um líder. 
IV) A família é o primeiro grupo social em que um indivíduo se insere. 
V) Em alguns grupos é possível se observar vários perfis de componentes, sempre há um porta-voz, 
assim como sempre há um bode expiatório. 
 
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas. 
 
A. As afirmativas I, II , e IV estão corretas. 
B. As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
C. As afirmativas I e III estão corretas. 
D. As afirmativas I e II estão corretas. 
E. As afirmativas II e IV estão corretas. 
 
 
PERGUNTA 4 
 “O zeitgeist da época vivida por Descartes era literalmente mecanicista. A criação de máquinas 
industriais, revolução no trabalho braçal e com isso, em todo o contexto social, levou este pensador a 
deixar de lado o pensamento naturalista e enxergar o homem também em suas “peças” menores, 
entravamos na era da filosofia moderna” (p. 09) 
 
Observe as afirmações relacionadas com o conceito de zeitgeist do período da revolução industrial, o 
qual influenciou diretamente na filosofia moderna. Em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções 
que caracterizam essa era mecanicista, e F, de falso, para as que não caracterizam. 
a) Atribuiu-se a filosofia desta época características como a ideia reducionista e mecanicista do 
comportamento humano. 
b) As ideias mecanicistas remetem ao pensamento mecânico, ou seja, aquele que não faz reflexões. 
c) o mecanicismo, atribui observar os movimentos do corpo humano assim como em robôs, e a partir daí 
Descartes inferiu a ideia de movimentos livres de cognição, hoje chamados de arco reflexo. 
d) A ideia de observar o homem como máquina sugeriu que o ser humano estava sendo substituído por 
elas, a ideia de movimentos do corpo humano livres de cognição, como o arco reflexo era uma critica a 
falta de reflexão dos homens dessa época. 
e) Descartes e o pensamento mecanicista, têm referência na filosofia aristotélica, que sugeria uma 
separação entre mente e corpo. 
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
a. F, F, V, F e V 
b. V, F, F, F e V 
c. F, V, V, F e V 
d. V, V, V, F e F 
e. V, F, V, F e V 
PERGUNTA 5 
 
 “ A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao 
longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais 
como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos 
de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve 
cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. Os 
seres humanos nascem “mergulhados em cultura”, e é claro que esta será uma das principais influências 
no desenvolvimento. Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão 
apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio 
no desenvolvimento, o contexto cultural é o palco das principais transformações e evoluções do bebê 
humano ao idoso. Pela interação social, aprendemos e nos desenvolvemos, criamos novas formas deagir 
no mundo, ampliando nossas ferramentas de atuação neste contexto cultural complexo que nos recebeu, 
durante todo o ciclo vital” (RABELLO, Elaine T.; PASSOS, José Silveira. Vygotsky e o desenvolvimento 
humano. Recuperado de https://josesilveira. com/wp.../07/Artigo-Vygotsky-eo-desenvolvimento-
humano. pdf, 2010.) 
 
O texto acima é sobre psicologia do desenvolvimento humano, de acordo com essa teoria, assinale as 
opções verdadeiras. 
I- Na linha 5, a maturação biológica ou genética refere-se a teoria da epistemologia genética Piagetiana. 
II- Na linha 7, “Os seres humanos nascem “mergulhados em cultura”’, remete a teria sócio histórica 
Vygotskyana. 
III- A afirmação “Embora ainda haja discordâncias teóricas entre as abordagens que serão 
apresentadas adiante sobre o grau de influência da maturação biológica e da aprendizagem com o meio 
no desenvolvimento” na linha 8, quer dizer que o avanço do estudo psicobiológico desconstruiu a teoria 
de desenvolvimento por estágios. 
IV- Piaget e Vygotsky são teóricos do desenvolvimento humano. 
V- A Psicologia do desenvolvimento humano abrange o ser humano desde a gestação até a velhice. 
 
A. As afirmativas I, II, IV e V estão corretas. 
B. As afirmativas I , II , III e V estão corretas. 
C. As afirmativas II e IV estão corretas. 
D. As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
E. As afirmativas I e II estão corretas. 
 
PERGUNTA 6 
 
 “O estudo de caso é muito utilizado na prática clínica, ele permite estudar um único participante com 
bastante profundidade e por um maior período. Geralmente esse tipo de estudo relata alguma intervenção 
clínica e mudanças no padrão de comportamento do indivíduo são relatados. Os dados coletados com esse 
tipo de estudo são posteriormente compartilhados para serem utilizados por profissionais que encontram 
casos semelhantes” (p.13). 
 
O texto acima apresenta informações sobre o método de pesquisa estudo de caso. Assinale V, de 
verdadeiro, para as opções que caracterizam um estudo amparado neste conceito, e F, de falso, para as 
que não caracterizam. 
a) Observação de três dias com uma sala de aula inteira, para verificar a aplicação de uma nova 
modalidade de prova. 
b) Estudo ao longo de 10 anos com uma família inteira portadora de uma síndrome rara e em intervenção 
médica. 
c) Questionário aplicado em sala de aula para levantamento de opinião. 
d) Trocar alunos de lugares para observar possível melhora em seu comportamento. 
e) Entrevista individual por 6 meses para observar a mudança no comportamento de uma turma escolar. 
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
a. V, V, F, F e V 
b. F, V, V, F e V 
c. V, F, F, F e V 
d. V, F, V, F e V 
e. F, F, V, F e V 
PERGUNTA 7 
 
A ciência psicológica sofreu diversas modificações ao longo do tempo. Dentre essas, a modificação nas 
escolas cientificas. A partir disso, relacione cada uma com suas principais características. 
 
 
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
A. I – III - II 
B. II – I – III 
C. III –I - II 
D. III- II- I 
E. II –III – I 
F. 
PERGUNTA 8 
 
A psicologia possui várias modalidades de atuação dentro desta profissão, dentre elas, existem diversas 
técnicas aplicadas a grupos, crianças e diversos ambientes, como o escolar por exemplo. Imagine que um 
professor se depara em sala de aula com uma turma de crianças que apresentam resistência para seguir 
regras, tanto nas atividades em sala de aula, quanto para a recreação. 
A partir dos conhecimentos adquiridos com essa unidade, e unindo-os a prática do pedagogo, qual 
estratégia é verdadeira, e pode ser estudada por esse professor para que ele a aplique e se aproxime deste 
grupo? 
a. O grupo sempre influencia o comportamento, se uma turma de alunos não funciona bem juntos, esta 
turma deve ser separada. 
b. A criança que está hiperativa em sala e não cumpre regras, é sempre um sinal de que o aprendizado 
não lhe é eficaz, neste caso, deve ser atendida por um profissional. 
c. O professor pode atender individualmente cada aluno para ouvir suas solicitações e reclamações a 
respeito da aula. 
d. Considerando que crianças não tem processamento cognitivo independente, é necessário que a 
Escola investigue individualmente e busque compreender a motivação para o descumprimento das 
regras. 
e. Considerando que são crianças, é importante que as regras sejam apresentadas e seguidas desde 
essa idade, estratégias da psicologia comportamental, como a punição negativa – neste caso poderia ser 
a retirada do recreio, poderia modificar o comportamento através da estimulação deste ambiente. 
G. 
PERGUNTA 9 
 
 “O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma 
experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-
existentes(Vianna, 2001).” 
O método cientifico universaliza e padroniza a linguagem cientifica. A respeito do método cientifico 
dentro da área da psicologia, assinale a opção correta. 
a. É importante que o cientista não deixe brechas para que sua tese seja contestada. 
b. O método cientifico serve para confirmar e comprovar crenças que o pesquisador já conhecia. 
c. Quando a hipótese não é confirmada, podemos dizer que o toda a pesquisa está perdida. 
d. Um cientista precisa desenvolver seu pensamento crítico a respeito do assunto, esta é uma maneira 
cientifica de enxergar aquela situação problema, sempre optando pela neutralidade e fugindo de 
qualquer ideia tendenciosa. 
e. Participantes de uma pesquisa jamais devem ser remunerados, pois isso deixa a pesquisa 
tendenciosa. 
 
PERGUNTA 10 
 
 “A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais, para que 
assim seja possível predizer comportamentos, interpretar ações, compreender a dinâmica de um grupo, 
etc. A Associação americana de Psicologia (APA) lista mais de 50 divisões de atuação dentro da 
psicologia, porém para a pesquisa existem apenas quatro, que são a biológica, a cognitiva, a 
comportamental e a social” (p.09). 
No quadro abaixo, relacione os tipos de pesquisa apresentados com suas principais características. 
 
 
 
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
A III – IV - I - II 
B II – IV – III – I 
C II – I – IV - III 
D I – III - IV - II 
E IV – III - II - I

Mais conteúdos dessa disciplina