Buscar

atividade 1 matemática

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4 
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
NOME: Larissa Gonçalves Soares Bach RGM: 054.618
1. Leia os textos disponíveis em material de aula_arquivo e faça um paralelo entre os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) em relação aos conteúdos de Matemática do 1º ao 5º ano, focando as principais mudanças nas seguintes unidades temáticas:
1ª Álgebra: Antes a Álgebra estava contemplada no bloco de números e operações. Agora com a BNCC a álgebra compõe um dos cincos eixos temáticos apresentados pela Base. O foco está no pensamento álgebra e não nas operações.
2. 2ª Geometria: Na PCNS era apresentado com a denominação de espaço e forma e era focado na geometria clássica. Com a BNCC os conteúdos relativos à geometria clássica continuam presentes, mas há uma ênfase na geometria das transformações, desde as séries iniciais até as finais do Ensino Fundamental. Houve mudança também que alguns conteúdos passaram a ser inseridos nas séries iniciais.
3ª Números: Era composta por toda a parte de álgebra e propriedades operatórias deixando de focar especificamente nos significados dos entes numéricos e das operações. Com a proposta da BNCC é que o aluno perceba a existência de diversas categorias numéricas e compreenda os diferentes significados das operações matemáticas.
4ª Grandezas e Medidas: O eixo temático não incluía com tanta ênfase as medidas não convencionais, essenciais para a compreensão global do conceito de medida e de suas ampliações no contexto social. Com a BNCC as noções de comprimento, massa, capacidade, área e temperatura estão colocadas desde os anos iniciais.
5ª Probabilidade e Estatística: anteriormente chamado de Tratamento da Informação. Era mais voltadas para a análise e interpretação de resultados estatísticos, apresentados em gráficos e tabelas, medidas de tendência central e dispersão. Com a BNCC a ênfase está na pesquisa para a coleta, organização e comunicação de dados em tabelas, gráficos e quadros, desde os anos iniciais. O estudo das medidas estatísticas é voltado mais para sua interpretação do que para o cálculo. 
3. Com a implantação da BNCC o ensino de Matemática no EF1 (Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano) passa por mudanças significativas. Dê a sua opinião se essas mudanças podem contribuir para facilitar o ensino e a aprendizagem dessa disciplina. (6 a 10 linhas)
R: Sim, com a implementação da BNCC os professores terão várias ferramentas de trabalho para assim poder ter um melhor desenvolvimento do aluno. Um aspecto importante que a BNCC trás para a matemática é o letramento matemático que ao longo dos anos os alunos vão adquirir capacidade e habilidade para raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, ou seja, provando através de desenhos ou contas como ele chegou até o resultado obtido. Separando também a matemática em cinco unidades temáticas, onde facilitara para o professor na hora de planejar os conteúdos para as aulas, assim como o espiral crescente, que o aluno aprendera do 1° ao 5° ano e irá apenas acrescentando conforme a séria e a necessidade de aprendizado.
4. De acordo com os conteúdos da aula 2 sobre a origem dos números, qual foi a necessidade que levou à necessidade de estabelecer um parâmetro de valor dos objetos? (4 a 6 linhas)
R: A origem dos números vem da necessidade de estabelecer um parâmetro de valores, em uma época onde não existia a linguagem escrita. Onde não havia compras e vendas, pois não existia o dinheiro. Com o mundo sempre em evolução e os seres humanos em constante aprendizado, os dedos foram os primeiros objetos de contagem, por isso, o sistema tem como base dez, e o primeiro conjunto de números criado foi o conjunto de números naturais. As construções os animais, e também a agricultura levaram a necessidade de estabelecer um parâmetro de valor dos objetos.
5. Leia o trecho a seguir:
 “A Matemática é uma área do conhecimento que surgiu e tem-se desenvolvido a partir dos problemas que o homem encontra. Dessa forma, a essência da Matemática é a resolução de problemas. Por este motivo para o seu ensino não basta só conhecer, é necessário ter criatividade, fazer com que os alunos participem das resoluções” (Ariana Bezerra de Souza).
Cite, no mínimo, cinco dificuldades que o professor enfrenta para ensinar resolução de problemas em sala de aula.
Fica a seu critério, entrevistar ou não, um professor dos anos iniciais do ensino fundamental.
- Falta de tecnologia;
- Falta de interesse do aluno;
- Quando o aluno não entende o conteúdo fica com duvida e não pergunta ao professor, muitas vezes desiste de aprender por achar que é difícil, quando muitas vezes ele apenas não entendeu o conteúdo;
- Dificuldade com as quatro operações;
- Falta de valorização a matéria. 
6. Dadas as operações, escreva o nome dos termos, conforme a aula 4 do guia de estudos:
a) 36+4=40
36 Parcela 4 Parcela 40 Total ou soma.
b) 86-28=58
86 Minuendo 28 Subtraendo 58 Resto ou diferença.
c) 32x5= 160
32 Multiplicando 5 Multiplicador 160 o produto.
d) 28:4=7
28 dividendo 4 divisor 7 quociente
0 resto.
Obs: todos os textos devem ser de sua autoria

Continue navegando