Buscar

Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva:
1.Entre os instrumentos de avaliação utilizados pelo professor, podemos citar: participação do aluno, assiduidade, pontualidade na entrega de tarefas ou trabalhos, trabalhos em grupo, seminários de apresentação, debates, pesquisas, testes e provas. A maioria dos professores se utiliza da maioria destes instrumentos, mas a prova ainda é a campeã dessa lista. Com base no exposto, descreva cinco sugestões para que o professor possa elaborar provas de qualidade, que respeitem e valorizem o conhecimento do aluno. 
- O professor deve variar o tipo de questões, entre objetivas e dissertativas, valorizando a escrita do aluno com relação a fatos, conceitos ou ideias.
- Deve elaborar questões para verificar as habilidades e competências que deseja observar no aluno.
- O professor deve criar enunciados claros e objetivos para não confundir o aluno.
- Deve elaborar questões em que os alunos precisem interpretar, refletir e estabelecer conexões, para responder.
- Preocupar-se com o tempo para a sua resolução, permitindo que esse tempo seja suficiente para que o aluno possa pensar e resolver toda a prova, sem pressão e pressa.
2.A comunicação em sala de aula entre o professor e o aluno é muito importante para a qualidade da aprendizagem. Essa comunicação deve apresentar alguns atos dialógicos chamados de cooperação investigativa que favorecem a aprendizagem de maneira significativa. Diante disso, descreva no mínimo cinco atos dialógicos para que a cooperação investigativa aconteça. 
Estabelecer contato: Significa sintonizar um no outro para começar a cooperação. Essa é a primeira condição da investigação mútua.
Reconhecer: Quando o aluno torna-se apto a expressar-se em sua própria perspectiva, então ela pode ser reconhecida em termos matemáticos, não somente pelo professor, mas também pelo aluno. Assim, o processo de reconhecimento fornece recursos para investigações posteriores.
Posicionar-se: Significa levantar ideias e pontos de vistas não como verdades absolutas, mas como algo que pode ser examinado. Um exame pode levar a reconsideração das perspectivas ou a novas investigações.
Pensar alto: Muitas perspectivas podem vir a se tornar conhecidas de todos quando se pensa alto, já que ganham visibilidade na parte mais tangível da comunicação. Isso significa que elas passam a poder ser investigadas.
Desafiar: Esclarecer perspectivas é uma precondição para que se possa desafiar de forma “qualificada”. O professor pode fazer o papel de oponente tanto quanto o de parceiro. O importante é que o professor saiba exercer os dois a ponto de reforçar a autoconfiança do aluno. O desafio deve estar à altura do entendimento do aluno – nem mais nem menos. Além disso, é importante que o professor também esteja pronto para ser desafiado. Fazer desafios pode acontecer em ambas as direções.

Continue navegando

Outros materiais