Buscar

72608104 prova

Prévia do material em texto

Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Ao lado da discussão em torno do que seja cultura para a antropologia, é preciso que haja o entendimento da forma como ela funciona e interfere na vida social. Um dos pensadores que melhor definiu como opera a cultura foi Roque de Barros Laraia.
Segundo o autor, a cultura opera de diferentes maneiras:
I. A cultura condiciona a visão de mundo do homem.
II. A cultura pouco interfere no plano biológico.
III. Os indivíduos participam da mesma forma de sua cultura.
IV. A cultura tem uma lógica própria.
V. A cultura é dinâmica.
Sobre as formas como opera a cultura, assinale as alternativas corretas.
a )
I e II.
b )
IV e V.
c )
III e IV.
d )
I, III e IV.
 
e )
I, IV e V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Observe a imagem abaixo, muito conhecida quando se discute a questão da igualdade:
Fonte: IESDE Brasil S/A
Enquanto humanidade somos um grande grupo, composto por diversas culturas, mas a despeito disso, nossas singularidades devem ser valorizadas. Para isso, não podemos pensar a igualdade em detrimento das diferenças. Isso significa que a igualdade deve acontecer na diversidade. Além disso, é preciso pensar em garantir também a equidade, que é a igualdade de oportunidades.
O que você compreende dessa imagem? Cada uma das três pessoas tem uma altura diferente, há três caixas iguais e todos querem ver o outro lado do muro. A solução mostrada no segundo quadro garantiu a
 
a )
equidade.
b )
pluralidade.
c )
igualdade.
d )
diversidade.
e )
diferença.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
I. Atribuímos significados aos objetos e isso passa pelos valores que são construídos durante nossa vida em sociedade. Esse é um tema importante para a antropologia e para a educação porque vivemos na sociedade na qual o ter é mais importante que o ser. Criamos necessidades de consumo que geram um padrão no qual o descarte é regra. Para termos sempre aquilo que é mais novo, mais moderno e mais atual, descartamos bens que ainda poderiam ser úteis, incentivados pelas campanhas publicitárias que agregam valores aos bens de consumo que não estão relacionados apenas ao seu caráter utilitário.
PORQUE
II. O estilo de vida atual está profundamente marcado por essas relações de consumo, cuja lógica também é cultural. Adquirir bens é muito mais do que apenas comprar coisas; implica em ter aquilo que aquela mercadoria, aquele bem, tem de valor, o que ele representa. Esse valor pode ser simbólico, porque a cultura também é feita de símbolos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b )
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
 
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
d )
As asserções I e II são proposições falsas.
e )
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Defina corretamente cada um dos termos completando as lacunas.
Estigma é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, sendo usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo na sociedade*. Já ___________________ é um "juízo" preconcebido, é uma opinião sem julgamento, enquanto _______________________ é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
Fonte:http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04621/Esteriótipo, Preconceito e Disc...
A sequência dos termos para completar corretamente as lacunas é:
a )
intolerância; preconceito.
b )
cultura; intolerância.
 
c )
preconceito; discriminação
d )
discriminação; etnocentrismo.
e )
etnocentrismo; intolerância.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
As noções de cultura, diversidade, identidade e relações étnico-raciais estão presentes desde os anos 1990 nos documentos oficiais do Ministério da Educação que normatizam o sistema educativo brasileiro.
Nesse sentido, especialmente na educação básica, o governo tem se preocupado em:
a )
reconhecer a legitimidade e a urgência de algumas das demandas trazidas pelos movimentos sociais - especialmente o movimento negro - em relação à democratização da educação no país, mas deixando para a escola a definição dos conteúdos curriculares.
b )
determinar a inclusão no currículo oficial das escolas brasileiras da temática História e Cultura Afro-Brasileira, sugerindo também que os conteúdos relacionados sejam ministrados no âmbito de todo o currículo escolar sem, no entanto, tornar esse tema obrigatório.
c )
Informar às instituições de ensino que o combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação que se manifesta na sociedade em relação às populações afrodescendente, quilombola e indígena, deve ser mantido fora da escola.
d )
Discutir a concepção, a elaboração e os desdobramentos do currículo da educação básica no Brasil, desconsiderando as particularidades e os fins de cada um dos níveis de escolaridade, já que o objetivo é a homogeneização cultural.
 
e )
Definir diretrizes que sejam coerentes com a proposta de promover o debate na sociedade e no sistema educativo sobre o respeito à pluralidade cultural, além de determinar a inclusão no currículo oficial das escolas brasileiras da temática História e Cultura Afro-Brasileira.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
As Revoluções Francesa e Industrial trouxeram muitas transformações, entre elas, a consolidação da sociedade industrial. Novas demandas e novas formas de pensamento se colocavam diante da humanidade, o que foi decisivo para a constituição das ciências sociais, sobretudo a sociologia e a antropologia, que terão a "missão" de pensar essa nova sociedade que surgia. Foram tempos muito marcados pela ideia de progresso, nas regiões em que não houvesse a industrialização e urbanização, não existiria progresso, tratando-se, portanto, de povos e países "atrasados".
Assinale a teoria que fundamentou a ideia de atraso e progresso que marcou as ciências sociais, e em especial, a antropologia.
a )
 Etnocentrismo
b )
 Positivismo
c )
 Socialismo
 
d )
 Evolucionismo
e )
 Marxismo
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
O direito à liberdade, inclusive à liberdade de expressão, é direito de todos e base para a convivência baseada no relativismo e respeito à diversidade.
Assim, uma das tarefas da educação em todas as sociedades é:
a )
Desenvolver práticas pedagógicas que colaborem para o reforço das identidades individuais e coletivas para que cada um possa ser o que quiser, sem precisar considerar o outro e a diversidade cultural.
b )
Reforçar que cada cultura tem o direito de se expressar, de tentar manter suas tradições e transmiti-las às novas gerações, desde que isso não gere conflitos em sala de aula.
 
c )
Oportunizar o compartilhamento do sistema cultural de cada sociedade ou grupo social de forma a construir ou reforçar identidades individuais e coletivas, contribuindo para a construção da cidadania.
d )
Formar indivíduos que saibam defender suas culturas como sendo a referência básica para avaliar as demais.
e )
Reforçar as diferenças culturais como forma de manter as características que marcam a nossa época, caracterizada pela harmonia e o respeito ao outro.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Todo o processo de desenvolvimento da antropologia de alguma maneira tem sido marcado pela ideia de evolução, o que nem sempre foi favorável às populações não-ocidentais ou não europeias e isso muitas vezes implicou em desrespeito e violência. Infelizmente, a visão europeia era de que os povos/os indivíduos que não tivessem atingidoo estágio de evolução igual ao seu, estavam "atrasados". A "solução" encontrada foi "ajudar" esses grupos a alcançarem o desenvolvimento desejável, sempre tendo como meta a "civilização". Essa visão, que fundamentou uma corrente teórica que influenciou tanto a sociologia quanto a antropologia, é chamada de
 
a )
darwinismo social.
b )
 eugenia.
c )
liberalismo.
d )
positivismo.
e )
marxismo.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Outros materiais