Buscar

CONTEÚDO, MET E PRÁTICA DE ENS DE HIST E GEOG AULA 2

Prévia do material em texto

.
		A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
	
	
	
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
Explicação: a História é o estudo das diversas versões sobre um determinado acontecimento ou sociedade, a História é um todo complexo, desta forma para uma melhor analise de um determinado acontecimento faz uso dos conhecimentos e técnicas de outras ciências como a Geografia, Economia, Politica etc
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As diferentes formas de abordar e ensinar História e Geografia estão relacionadas com as modificações que essas disciplinas sofreram no decorrer dos séculos XIX e XX. Marque a alternativa que melhor apresenta o caminho percorrido por elas.
	
	
	
	Observamos que os conteúdos de História presentes no currículo escolar, bem como a sua fundamentação teórica e metodológica, não representam mais um importante instrumento ideológico nas mãos de diferentes segmentos políticos e sociais.
	
	
	Durante o século XIX, a partir da definição do que é habitualmente considerado alta cultura e refinamento, o estudo da História se definiu basicamente por compreender as obras sacras e a arte europeia.
	
	
	Nas décadas de 1960 e 70, sob o domínio militar, e com o nome de Estudos Sociais, a História e a Geografia contribuíram para a elaboração do espírito nacionalista e do desenvolvimento de ideias de caráter moralizante e cívicas.
	
	
	As abordagens de caráter marxista pouca influência tiveram na modificação de uma postura mais tradicional na elaboração no estudo da História e da Geografia que era oferecido aos nossos estudantes.
	
	
	As mudanças ocorridas na elaboração de novas teorias históricas são um fenômeno particular, inerente a essa disciplina, e em nada se relacionam com o momento e as mudanças sofridas pela Geografia, ainda que simultaneamente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A reflexão sobre o inventário cultural é a matéria prima das Ciências Sociais estudadas a partir da História Geografia, Sociologia, Antropologia e Política . Cada uma dessas ciências possui um campo de estudo. Identifique nas opções abaixo aquela que apresenta CORRETAMENTE esse campo de estudo.
	
	
	
	HISTÓRIA - Analisa a organização, direção e administração de nações ou Estados.
	
	
	SOCIOLOGIA- Discute a organização social e política, as relações de parentesco, instituições sociais, sistemas simbólicos, religião e comportamento
	
	
	GEOGRAFIA- Compreende a dinâmica da Sociedade e a dinâmica da Natureza.
	
	
	POLÍTICA- Estuda as transformações ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo do tempo.
	
	
	ANTROPOLOGIA- Analisa o sistema de relações sociais dentro do qual se dará a ação humana.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
	
	
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
	
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	
Explicação: para Marc Bloch a História estuda os seres humanos no tempo, sua organização social, politica, econômica e religiosa,
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Encarar o desafio de trabalhar criticamente com o documento televisual me parece mais produtivo do que o costumeiro exercício de retórica pseudocrítica, no qual alunos e professores falam mal da televisão, do "sistema", da "alienação" durante as aulas e, ao chegar em seus lares, na solidão e no silêncio, se entregam à luz mágica e abismal. (Marcos Napolitano. A televisão como documento. In: O saber histórico na sala de aula.) Desta assertiva, pode-se concluir que :
	
	
	
	uma das tarefas do ensino de História é a de compreender o funcionamento da linguagem televisiva.
	
	
	uma linguagem como a da televisão deve ser ignorada enquanto linguagem específica em um curso de História, em função do seu caráter alienante.
	
	
	um mundo dominado pela linguagem, dificulta a retenção de dados tão importantes para o estudo da história.
	
	
	um documento precisa se apresentar escrito e impresso para ser considerado como tal, por isso a televisão não tem valor para o estudo da história.
	
	
	um único modo correto de usar a televisão para os estudos de história é analisar os documentários apresentados por ela.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O diversificado conjunto de conhecimentos que atravessa a Geografia escolar permite articulá-los a outros componentes curriculares. Neste sentido, um professor de Geografia planeja (para uma semana de aulas) trabalhar com a ideia de pobreza e miséria como imagens que dominam o cotidiano. Nesse sentido, o diálogo com outras disciplinas se faz necessário, sendo a principal disciplina que promove tal interdisciplinaridade é a:
	
	
	
	Química.
	
	
	Sociologia.
	
	
	Economia.
	
	
	Biologia.
	
	
	Ciência Natural.
	
Explicação:
A Sociologia auxilia neste aspecto por ser a ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, apesar da Economia oferecer subsídios interessantes a esta temática a sociologia possui uma abordagem mais abrangente sobre o tema, envolvendo questões de natureza econômica, social, histórica e cultural.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
	
	
	
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	
	Adotar uma atitude responsávelem relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
	
	
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	
	As duas afirmativas estão incorretas.

Continue navegando