Buscar

ED E DIVER PROVA FINAL

Prévia do material em texto

Disciplina:
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:447269) ( peso.:3,00)
	Prova:
	10455928
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A diversidade tem suas garantias nos diferentes documentos legais, no campo concernente à educação. Tomem-se como exemplo a Constituição, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual preconiza que, nos ambientes da educação formal ? a escola ? sejam respeitados os valores culturais, artísticos e históricos, no que tange à criança e ao adolescente. Assim sendo, no que diz respeito à diversidade no Estatuto da Criança e do Adolescente, no espaço escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ele garante à criança e ao adolescente o acesso às fontes de cultura e à prática de esportes, gratuitamente.
	 b)
	Ele preconiza o respeito aos valores culturais, a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
	 c)
	Ele pede que se respeitem os valores religiosos e históricos da criança e do adolescente.
	 d)
	Ele se atém a garantir somente a liberdade da criança ou do adolescente.
	2.
	Na concepção inclusiva, quando acentuamos a importância de assegurar os direitos do cidadão, nos referimos à possibilidade de incluir não só as pessoas ditas deficientes, mas todas as pessoas vistas como ?diferentes?. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A educação inclusiva tem como princípio garantir somente o atendimento das pessoas com necessidades educacionais.
(    ) O desafio da educação inclusiva é compreendê-la não somente como o acesso à escola, mas como a conquista da educação como direito de todos. 
(    ) A base para uma educação inclusiva é a valorização da diversidade como condição humana.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - F.
	3.
	O processo brasileiro de miscigenação possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há necessidade de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	As características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, em conflitos, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. Do mesmo modo, a distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e às vezes até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Acerca dos fatores sexo e gênero e da diferenciação homem/mulher, analise as sentenças a seguir: 
I- O gênero é a interpretação social e cultural do sexo.
II- Segundo as características biológicas, o sexo constitui-se como masculino e feminino.
III- O gênero é uma construção histórica e pode ser variável e mutável.
IV- Histórica e socialmente, gênero e sexo constituem a mesma coisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	A distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e, às vezes, até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Assim, as características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. A respeito da questão ?sexo?, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O sexo e o gênero constituem a mesma coisa.
	 b)
	O sexo é algo biológico e distingue masculino e feminino.
	 c)
	O sexo é algo histórico e é variável e mutável.
	 d)
	O sexo é a interpretação cultural e social do gênero.
	6.
	Apesar de tanta discussão e conscientização por parte do governo, religião e entidades não governamentais, o preconceito ainda vem acontecendo em nossa sociedade. Sobre os tipos de preconceito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Homofobia.
II- Racial.
III- Religioso.
IV- Social.
(    ) O outro caso foi dentro de um ônibus. A cobradora conta que uma pane elétrica travou as portas. Uma passageira que queria sair começou a xingar Claudinéia Gomes. ?Ela queria que eu desse o nome do motorista a ela e, como eu não dei, ela me chamou de negra ordinária, dizendo que eu estava acoitando o motorista?.
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) O estudante do primeiro ano, que não quis ser identificado, conta que conversava com amigos na rua quando um grupo de estudantes em uma caminhonete - veteranos na universidade - percebeu que ele era calouro e se aproximou. "Estávamos parados na esquina conversando quando eles apareceram de carro ofendendo e xingando. Nós estávamos em seis pessoas e eles entre cinco e sete pessoas. Tudo começou com um trote. Descobriram que eu era homossexual e começaram a me humilhar", afirma. 
FONTE: Disponível em:<http://g1.globo.com>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) Um motorista de táxi que teria se recusado a levar no carro um casal que saía de um terreiro de candomblé. "Eu disse que estava na frente do terreiro e a atendente me respondeu que foi por isso que ele recusou a corrida", afirmou Alcântara. Em contato com a empresa, Ednaldo conseguiu os dados do motorista e prestou uma queixa. O caso está sendo investigado na 7ª Delegacia Territorial. 
FONTE: Disponível em: <http://www.atarde.uol.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2014.
(    ) ?Se fossem jovens de classe média, não seria caso de policial?, diz antropólogo sobre rolezinho.
FONTE: Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2014.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - IV - II.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	II - I - III - IV.
	7.
	O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza da diversidade. Quais são as características de uma sociedade que a tornam diversa? Analise as opções a seguir:
I- As semelhanças entre culturas e identidades manifestadas por um povo.
II- Os diferentes costumes e etnias.
III- As diferentes expressões artísticas, contidas nas esculturas, teatros, pinturas etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	8.
	O termo multiculturalismo é entendido em diferentes áreas do conhecimento. A discussão que aponta as noções de igualdade e desigualdade traz terminologias diversas queincidem a reflexão de pensadores em diferentes áreas. Sobre como podemos compreender o multiculturalismo na educação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No entendimento do contexto das pessoas e os diferentes caminhos com os quais nos deparamos no cotidiano da escola.
	 b)
	Na identificação de todas as culturas existentes num ambiente escolar, com intuito de nivelar cada aluno ao seu contexto.
	 c)
	Na compreensão da singularidade de cada sujeito, desconsiderando a sua inserção na sociedade.
	 d)
	No reconhecimento da diferença entre cada sujeito, com intuito de tratamentos distintos entre os estudantes, conforme seu nível cultural e intelectual.
	9.
	A diversidade é considerada como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. Na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Para a superação dessas diferenças, grande papel exerce a escola. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que procura elaborar bases pedagógicas que contemplem as diferenças.
III- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
IV- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que, ao formular suas bases pedagógicas, procura contemplar as diferenças individuais, respeitando-as.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Leia o poema a seguir, de Murilo Mendes:
Há estrelas brancas, azuis, verdes, vermelhas.
Há estrelas-peixes, estrelas-pianos, estrelas-meninas,
Estrelas-voadoras, estrelas-flores, estrelas-sabiás,
Há estrelas que veem, que ouvem,
Outras surdas e outras cegas.
Há muito mais estrelas que máquinas, burgueses e operários: Quase que só há estrelas.
Este poema apresenta uma narrativa poética por meio de parábola. Qual a mensagem que este poema traz?
FONTE: Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/3921070> Acesso em: 24 jul. 2014.
	 a)
	As diferenças que existem entre os seres humanos são o motivo para a falta de compreensão e respeito uns com os outros, pois não há afinidades.
	 b)
	Somos seres humanos com características muito parecidas, somos tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes na forma de nos expressar, compreender o mundo e de nos relacionar.
	 c)
	Os seres e suas múltiplas culturas constituem este planeta, repleto de harmonia e compreensão.
	 d)
	As diferenças são imperceptíveis, somos todos seres humanos constituídos de carne e osso.
	11.
	(ENADE, 2005) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
"(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens".
(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984)
A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
	 a)
	Sabedoria e política / educação difusa.
	 b)
	Ciência e escolaridade / educação técnica.
	 c)
	Educação e cultura / educação assistemática.
	 d)
	Ideologia e filosofia / educação superior.
	12.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,
	 a)
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	 b)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	 c)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
	 d)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
Parte inferior do formulário

Continue navegando