Buscar

ATPS Etica e relações humanas no Trabalho

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO: ADMINISTRAÇÃO / 7º SEMESTRE
ETICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
TUTORA A DISTÂNCIA
VANESSA PEREIRA MENDONÇA FREIRE
	
SANTO ANDRE – SP
2014
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO	3
2 - ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”	4
2.1	Sinopse do Filme	4
2.2	Análise das cinco situações envolvendo a ética Profissional em Administração	6
3 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	8
1 - INTRODUÇÃO
1.1 Etica e Administração
As mudanças na conduta humana no campo ético trazem reflexões amplas quando se fala em Ética Aristotélica e Ética na Sociedade Brasileira Atual, seja no âmbito empresarial, profissional ou do senso comum. 
Isso traz referências aos conceitos e aos pensamentos de Aristóteles sobre o tema relacionando-os com o cenário brasileiro atual. 
Em dois momentos da história, objetiva transparecer as mudanças vistas na ética e na moral podendo ainda considerar que o conceito de ética no pensamento filosófico de Aristóteles leva a contextualização descritiva do que é ética, na sociedade contemporânea.
 Neste cenário se justifica a criação de códigos éticos para que se tenha uma conduta social, profissional e empresarial em prol de uma convivência mais harmônica, justa e livre, fazendo-se necessário que os valores éticos e morais sejam impregnados na essência humana do cidadão brasileiro, e que as decisões, em qualquer instância, sejam de bom-censo sem ferir o outro ou a coletividade, FERREIRA (2012).
"Ética (gr. ethike, de ethikós: que diz respeito aos costumes). Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (...), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa” (JAPIASSÚ; MARCONDES, 1996, p. 93)
A visão sob a ética na filosofia grega clássica se faz mais empírica, claramente exposta nas obras de Aristóteles.
"(&) os homens tornam-se arquitetos construindo e tocadores de lira tangendo seus instrumentos. Da mesma forma, tornamo-nos justos praticando atos justos". (ARISTÓTELES, II)
A ética geralmente pode estar relacionada com os juízos morais, como por exemplo, existem empresas que possuem seus códigos de conduta ou ética, onde estas são repassadas aos seus funcionários, principalmente quando desempenham cargos de confiança, ou ainda a sociedade numa demonstração sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio. Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação Denny (2001).
A ética pode ainda abranger toda uma reflexão sobre o que as pessoas fazem, seja sobre o seu agir ou sobre o sentido ou missão de sua vida, bem como sobre os valores e princípios que inspiram e orientam a conduta, buscando a verdade, a prática de virtudes e a felicidade
Ao analisar o problema do comportamento ético-moral que hoje é o tema nos negócios que invade todas as áreas das empresas da mesma forma é assunto presente na mídia.
No dicionário de Aurélio (2005, p.407), conceitua-se ética e moral como o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
O autor Aurélio (2005, p.604), também conceitua moral como conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada.
Conforme o código de ética Profissional do Administrador, no Preâmabulo V diz que no mundo organizacional, cabe ao Administrador preponderante papel de agente de desenvolvimento social, já no CAPÍTULO VII DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS o Art. 11 diz que o Administrador deverá ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.
2 ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME AMOR SEM ESCALAS”
2.1 Sinopse do Filme
O ator George Clooney faz o personagem Ryan Bingham, ele é contratado por companhias para demitir funcionários, onde faz inúmeras viagens aéreas a trabalho, ele é para demitir funcionários papel que seria dos chefes, mas quando este não tem coragem de fazê-lo então entra o ator e dá à infeliz notícia para vinte ou trinta funcionários de uma vez.
De um modo geral, o filme fala de sua vida isolada e suas filosofias de vida.
Sempre de terno, carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país.
Além de seu trabalho aparentemente sórdido, ele dá palestras motivacionais, usando como analogia uma mala vazia, onde refere-se a pessoas que querem se dar bem na vida, dizendo que pra isso é preciso deixar a mala leve, ou seja, sem moradia fixa, sem amigos, sem família, pois afinal tudo isso nos prende em compromissos e obrigações, e é o movimento leve que nos dá liberdade.
Numa mudança de cenário, o filme parte para a contratação de Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolve um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. 
Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. Em uma dessas viagens, Ryan conhece Alex Goran (Vera Farmiga), que também é executiva e que tem o mesmo estilo de vida que ele. Aos poucos, Ryan e Alex começam a se envolver.
Concepções de relacionamento são sempre abordadas por diferentes prismas, 
Os temas como família, realização profissional, força para enfrentar adversidades se aprofundam de forma surpreendente, mostrando que o personagem de Clooney não é um charlatão, e que aquilo é bem mais humano do que uma máquina de realizar a tarefa.
Mostra-se um filme criativo quando se fala em relacionamento de pessoas, um retrato muito próximo de nossos ambientes corporativos, tudo isso com humor sagaz e uma história de prende os olhos na telinha.
Título Original:” Up in the Air”
Ano de Produção: 2009
Direção: Jason Reitman
Elenco: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Amy Morton, Melanie Lynskey, J.K. Simmons, Danny McBride, Zach Galifianakis e Sam Elliott.
2.2 Análise das cinco situações envolvendo a ética Profissional em Administração
1-DOS DEVERES, no Art. 6º Diz que são deveres do Administrador:
“V - Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional; “
Nesse contexto analisou-se que por muitas vezes depende da Ética do Administrador o zelo, a diligência, honestidade sem interesses pessoais, mas a capacidade de envolver-se como um todo de forma que suas opiniões e ações sejam exemplo para a equipe. 
2- CAPÍTULO VII DOS DEVERES ESPECIAIS EM RELAÇÃO AOS COLEGAS 
“Art. 11 O Administrador deverá ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe”
Analisa-se que, o administrador deva pensar de forma macro, evidenciando de forma preventiva problemas que possam surgir de relacionamento, envolvendo a equipe e solicitando não o debate dos problemas ocasionados, mas sugerindo oportunidades de mudanças em equipe.
3- CAPÍTULO IV DAS PROIBIÇÕES 
“Art.7º É vedado ao Administrador: III - permitir a utilização de seu nome e de seu registro por qualquer instituição pública ou privada onde não exerça pessoal ou efetivamente função inerente à profissão;”
O entendimento está no uso de suas atribuições de forma desonesta tirando proveitos financeiros para si, assina como se pertencesse a outra instituição.
4- No PREÂMBULO V, Diz que: “No mundo organizacional, cabe ao Administrador preponderante papel de agente de desenvolvimento social”. 
De forma que suas ações e trabalho tragam contribuições significativas não somente para a empresa, ou pessoal, mas para toda a sociedade.
5- No PREÂMBULO VI Diz que: “O Código de Ética Profissional do Administrador é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado num conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade”.
Ou seja, contribua de maneira significativa para o crescimento pessoal e profissional na equipe, seja ela atuante ou mesmo as que foram demitidas.
3 CONCLUSÃO
O filme “Amor sem Escalas” traz uma análise sobre os medos envolvendo relacionamentos no ambiente organizacional em geral. Esse medo pode englobar tanto a angústia de estar preso a algo que não funciona bem, como também ao medo de estar sozinho, e tentando por vezes evitar desencontro de opiniões ou conflitos.
Observa-se que em dados momentos o filme apresenta culturas diferentes entre brasileiros e americanos quando se fala sobre família e trabalho. Mas sendo imparciais a isso, é possível concluir que de um modo geral os conflitos, medos e formas de se resolver problemas fazem parte não somente de um contexto social ou cultural, mas está também enraizado dentro de cada pessoa, necessitando ser trabalhada com urgência, faltando por vezes justamente a ética ou conhecimento sobre o que é realmente ética no trabalho.
George Clooney interpreta um importante colaborador de uma empresa terceirizada que vive de demitir os funcionários do ganancioso Craig Gregory (Jason Bateman). Com este emprego inusitado, Ryan não tem aquilo que se define como vida pessoal. Não que ele se queixe por ser uma pessoa pouco sociável em conseqüência de tantos embarques e desembarques em aeroportos dos mais diversos municípios, não tem família, vida própria ou relacionamentos mais amplos e verdadeiros, com isso analisa-se que pouco entende e relacionamentos, até que a história vai ganhando vida assim que aparecem duas mulheres para cruzarem com Ryan. A primeira a ser apresentada é Natalie Keener (Anna Kendrick, que consegue conceber uma empatia surpreendente de sua personagem para com o público), uma jovem profissional que desenvolve um sistema econômico de videoconferência e desafiada por Ryan a provar a eficiência desta nova ferramenta. Já a charmosa Alex Goran (Vera Farmiga) surge como interesse romântico e versão feminina de Ryan.
Assim como Ryan, diariamente centenas de pessoas são desafiadas em suas empresas a tomar novos rumos, mudanças em sua vida cotidiana, em suas opiniões e naquilo que julgam ser o certo tanto para a realização de sua vida profissional como de seu status na sociedade, mas muitas vezes se depara com a realidade de que tudo aquilo que acreditava ser o certo muitas vezes não é o caminho que deve percorrer tornando assim, um mar de decepções e desencontros.
Se tornar o protagonista de sua história, não podem estar condicionada apenas as suas realizações pessoais, mas na forma de contribuição que traga benefícios tanto para o administrador, como para a empresa e principalmente para a sociedade, no caso do filme para os demitidos, não apenas de maneira formal, mas contributiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DENNY, Ercílio A. Ética e sociedade. Capivari: Opinião E., 2001, p. 134
DICIONÀRIO AURELIO, 2005. Disponível em http://www.dicionariodoaurelio.com/Acesso em 14 maio 2014
CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Código de Ética Profissional do Administrador. Disponível em http://www.cfa.org.br/institucional/legislacao/resolucoes/2001-1/rn01253-1.pdf Acesso em 15 maio 2014
FERREIRA, Adriano R. Reflexões: Da ética Aristotélica para a etica na sociedade brsileira atual, Netsaber. 2008. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/reflexoes-da-etica-aristotelica-para-a-etica-na-sociedade-brasileira-atual/23552/Acesso 15 maio 2014
JAPIASÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Jorge Zahar, RJ, 1996

Continue navegando