Buscar

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Quando se estuda a história da educação vemos que as diferenças sempre estiveram presentes, definindo como seria não só o próprio sistema educativo, mas também o perfil do professor e do aluno. Buscar as razões pelas quais essas mudanças aconteceram e avaliar o papel desempenhado pela cultura nesse processo é o objetivo da antropologia da educação.
PORQUE
A humanidade é alteridade, e quando nos debruçarmos sobre a educação a partir de um olhar antropológico, estaremos em busca do que nos aproxima a partir daquilo que nos diferencia. Isso porque o objetivo maior da educação em qualquer lugar do mundo é transmitir a cultura de um povo e socializar os indivíduos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
d )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
e )
As asserções I e II são proposições falsas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
A Antropologia da Educação é uma disciplina que colabora para a formação de uma visão de reconhecimento e valorização da diversidade e pode nos ajudar a analisar a questão do racismo e do preconceito. Em relação à educação, a população afrodescendente sofre com vários empecilhos que não podem ser explicados por outra variável além da questão étnico-racial.
Assinale as alternativas que apresentam algumas das implicações do racismo que atingem a população afrodescendente em relação à educação.
I. Apesar de ter havido um aumento da presença de negros e pardos em todos os níveis da educação, ainda é incipiente sua presença na graduação e pós-graduação.
II. Dificuldade de acesso da população afrodescendente à educação de qualidade na educação básica.
III. Essa população acaba sendo excluída dos processos seletivos para ingresso nas instituições públicas de educação superior.
IV. Hoje a maioria dos alunos da educação básica na rede privada em todo país é de indivíduos oriundos da população afrodescendente.
a )
I, II, III.
b )
II, III, IV.
c )
I, II, IV.
 
d )
I, III, IV.
e )
II, III, V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Leia a frase abaixo e faça o que se pede.
Nossa pretensão é de uma sociedade não racial... Estamos lutando por uma sociedade em que o povo deixará de pensar em termos de cor... Não é uma questão de raça; é uma questão de ideias. (Nelson Mandela)
Frases de Nelson Mandela. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/MTQ1NTY0MQ/>. Acesso em: 6 jun. 2018.
Com base na discussão sobre as relações étnico-raciais, assinale a alternativa que explica como a frase de Nelson Mandela se relaciona com a realidade das nossas salas de aula.
 
a )
A escola é um espaço no qual é preciso criar as condições para o exercício da tolerância e do respeito ao outro porque é um lócus de aprendizagem de valores, princípios e conceitos que podem ser desconstruídos e revistos, especialmente quando geram preconceitos, causam discriminação e exclusão. Assim, é na escola que se pode superar as barreiras impostas pela cor.
b )
Sobre o que diz Mandela a respeito das relações étnico-raciais, observa-se que a escola e a realidade das nossas salas de aula já estão em outra fase de superação das dificuldades até então encontradas porque muito se investiu na formação docente. Hoje, os professores estão bem preparados para lidar com essa situação.
c )
Ações discriminatórias se concretizam e se perpetuam em ambientes escolares e não-escolares porque a mentalidade de todos os envolvidos no processo educativo ainda não mudou como deveria e sobre isso a escola nada pode fazer, uma vez que não é o lugar próprio para que essas ações aconteçam.
d )
As relações étnico-raciais na escola já alcançaram um patamar de igualdade que reflete o que diz Mandela: que não se pode pensar em termos de cor. Alunos e professores superaram suas limitações para que hoje essas relações sejam harmônicas e respeitosas.
e )
O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto hoje quase como uma obrigação do sistema escolar. Entretanto, na escola essa temática nem é tratada, uma vez que os currículos escolares não permitem essa discussão, o que inviabiliza que ela se torne um ambiente favorável para tornar as relações sociais mais equitativas e justas, menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A antropologia possibilita múltiplos olhares sobre a educação, as relações étnico-raciais e a formação docente.
Sobre isso, assinale as afirmativas corretas.
I. A compreensão das relações étnico-raciais na escola depende de uma discussão, reflexão e análise feita com parte da comunidade acadêmica, uma vez que as famílias discutem esse tema cada uma à sua maneira, sem influência do que acontece nos espaços escolares.
II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizada (e aí a antropologia da educação contribui de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos.
III. A formação docente inicial, hoje, é suficiente para os professores adquirirem conhecimentos teóricos e práticos, além de oportunizar a eles o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências estratégicas.
IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
a )
I e III.
b )
II e III.
 
c )
II e IV.
d )
I e IV.
e )
III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Uma das características mais importantes do profissional docente na atualidade deve ser a flexibilidade, a criatividade e, sobretudo, a capacidade de integrar teoria e prática. Para que isso ocorra, é preciso ter mais contato com questões e temas relevantes para a sociedade atual, o que pode ser conseguido por meio de
 
a )
boa formação inicial e formação continuada, que discutam temas relevantes para a sociedade, de forma teórica e prática.
b )
capacitações que melhorem sua teoria, já que a prática é bem trabalhada na formação inicial.
c )
reforço na legislação da educação para tornar a discussão sobre temáticas relacionadas à diversidade e o pluralismo responsabilidade dos docentes.
d )
iniciativas dos próprios docentes, junto a seus pares, para que definam o que e como continuar a sua capacitação.
e )
ações promovidas pela comunidade, com o objetivo de deixar temas mais polêmicos fora da escola.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar.
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
 
a )
alteridade.
b )
etnocentrismo.
c )
homogeneidade cultural.
d )
aculturação.
e )
história.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A diversidade que caracteriza grupos, países e sociedades pode ser percebida na pluralidade e originalidade de identidades. Na atualidade essa diversidade assume diversas formas: raça, etnia, orientação sexual ou religiosa, nacionalidade, posicionamento político, hábitos alimentares etc. O conviver se torna um exercício de superação de pré-conceitos e uma luta para desenvolver conexõesempáticas com o outro, acolhendo-o, estabelecendo o diálogo e valorizando suas características e pontos de vista, ainda que divergentes dos nossos.
Assinale o conceito relacionado a esse exercício de se colocar no lugar do outro e reconhecer e respeitar a diversidade, básico para a antropologia.
a )
 Racismo
b )
 Cultura
c )
Diversidade cultural
d )
Etnocentrismo
 
e )
Relativismo cultural
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) deram um rumo à educação brasileira e trouxeram questões fundamentais para a discussão e impactaram na concepção e elaboração do currículo. Mas será nos Temas Transversais que segmentos da população brasileira verão suas particularidades sendo tratadas.
Quais são e do que tratam os chamados temas transversais?
 
a )
Os Temas Transversais, que dizem respeito a conteúdos que devem ser incluídos como conteúdo em várias áreas do conhecimento, nas disciplinas elencadas, de forma transversal. São eles: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
b )
Os Temas Transversais, que dizem respeito a conteúdos que devem ser incluídos como conteúdo em várias áreas do conhecimento, nas disciplinas elencadas, de forma transversal. São eles: Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
c )
Os Temas Transversais, que dizem respeito a conteúdos que devem ser incluídos como conteúdo em várias áreas do conhecimento, nas disciplinas elencadas, de forma transversal. São eles: Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.
d )
Os Temas Transversais, que dizem respeito a conteúdos que devem ser incluídos como conteúdo na área das ciências naturais, tais como Biologia e Química. São eles: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
e )
Os Temas Transversais, que dizem respeito a conteúdos que devem ser incluídos como conteúdo nas disciplinas de História e Sociologia, de forma transversal. São eles: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
Parte inferior do formulário