Buscar

Políticas e a Educação de Surdos no Brasil-aval.2

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas e a Educação de Surdos no Brasil (LBR01)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637778) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19020460
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em 2002, foi promulgada a conhecida "Lei de Libras": a Lei nº 10.436/2002. Essa lei legitima a Língua de Sinais, trazendo em seu texto a definição do que é Libras e deixando claro o dever público, de empresas e de serviços. Sobre a importância dessa lei, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/lei-de-libras/13574>. Acesso em: 11 abr. 2018.
	 a)
	Apoio à difusão da Libras.
	 b)
	Apoio à condensação da Libras.
	 c)
	Apoio à difusão da Língua Portuguesa.
	 d)
	Apoio à condensação da Língua Portuguesa.
	2.
	Nessa identidade, não conseguem se aceitar como surdos, mas ao mesmo tempo sentem-se inferiores aos ouvintes. Isso pode causar, em alguns casos, depressão, fuga, suicídio, acusações aos surdos e muita competição com os ouvintes. Nesse caso, o indivíduo apresenta-se como vítima da ideologia oralista, educação clínica e preconceito da surdez. De quem está se tratando?
	 a)
	Identidades Surdas Híbridas.
	 b)
	Identidades Surdas Incompletas.
	 c)
	Identidades Surdas Relevantes.
	 d)
	Identidades Surdas Flutuantes.
	3.
	Atualmente, a difusão e a prática da Libras no campo educacional estão bem amplas e crescendo cada vez mais. Várias instituições que defendem os direitos dos surdos organizam estratégias de expansão da língua de sinais. O reconhecimento da Libras como língua oficial no Brasil demonstra que a comunidade surda tem força e comprometimento com sua cultura. A importância desta conquista é relevante para:
	 a)
	A conceituação das diferentes culturas.
	 b)
	Uma tecnologia diferenciada.
	 c)
	Que as línguas gestuais sejam oralizadas.
	 d)
	A construção e a concretização de uma identidade surda.
	4.
	Identidades Surdas Híbridas representam os surdos que nasceram ouvintes e com o tempo perderam a audição, quer seja por uma doença, quer seja por um acidente. Dependendo da idade em que houve a perda auditiva, este surdo pode, quando ainda ouvia, ter aprendido a falar e escrever. Sobre esta identidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesta identidade, a experiência e o conhecimento da estrutura da língua portuguesa, domina a língua oral e a de sinais.
(    ) Há casos, nesta identidade, em que surdos não reconhecem a fala oral e utilizam sinais mais simples da Libras.
(    ) Nessa identidade, os surdos apresentam muita resistência e não assimilam a ordem da língua falada.
(    ) Nessa identidade, ao sinalizarem, os surdos prestam mais atenção ao movimento das mãos do que ao movimento da boca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	O implante coclear, encontrado comumente com a sigla IC e conhecido na área médica também por ouvido biônico, é uma descoberta recente, portanto ainda há polêmica na área da surdez. É um aparelho eletrônico computadorizado de alta complexidade, considerado uma das maiores conquistas da engenharia ligada à medicina. Qual sentido a medicina tem a pretensão de substituir com esse aparelho?
	 a)
	O sentido da visão.
	 b)
	O sentido da audição.
	 c)
	O sentido do tato.
	 d)
	O sentido do olfato.
	6.
	O ouvido humano é um órgão avançado e muito sensível, responsável por nosso sentido auditivo. Sua função é transmitir e traduzir sons para o cérebro e a maior parte deste órgão está no interior da cabeça. Segundo o livro "Série Audiologia", publicado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - no ano de 2010, o ouvido, ou orelha, nome proposto pela nova nomenclatura médica, é uma estrutura complexa, dividida em três partes. Sobre essas partes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS - INES, Série Audiologia. Edição Revisada. Rio de Janeiro - RJ. 2010.
	 a)
	Externa, interior e interna.
	 b)
	Exterior, média e interior.
	 c)
	Exterior, média e interna.
	 d)
	Externa, média e interna.
	7.
	O ouvido humano é um órgão avançado e muito sensível, responsável por nosso sentido auditivo. Sua função é transmitir e traduzir sons para o cérebro e a maior parte deste órgão está no interior da cabeça. Sobre a morfologia e a fisiologia do ouvido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ouvido externo é dividido em pavilhão auditivo ou orelha e canal auditivo interno.
(    ) O ouvido externo atua como receptor das ondas sonoras.
(    ) O ouvido médio é constituído por várias cavidades ligadas entre si.
(    ) O ouvido médio encontra-se limitado internamente pelo tímpano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	A terminologia necessidades especiais é uma classificação genérica, que independe da existência de deficiências. Trata-se de um termo amplo, que não abrange somente pessoas deficientes. Muitos termos considerados incorretos já foram usados no passado, na forma que se tinha a discussão e a visão da época, tais como: doentes, mongoloide, surdo-mudo, ceguinho, surdinho e tantos outros termos.
Infelizmente, ainda ouvimos estas denominações em nossos dias, por pessoas que ainda estão arraigadas à cultura passada, ou por não possuírem informação. Em outro extremo há aqueles que, com ânsia de demonstrar conhecimento, procuram embelezar a realidade com uso de um vocabulário politicamente correto e usam, por exemplo, o termo portador de necessidades especiais, para
todos os tipos de deficientes. Entretanto, este termo também não contempla a solução da questão. Sobre a definição e o uso destas terminologias, avalie as asserções a seguir:
I- Portador de necessidades especiais dá o sentido que a pessoa está portando sua deficiência, assim como porta com ela, por exemplo, objetos pessoais, os quais a pessoa pode deixar de carregar quando bem desejar.
PORQUE
II- O contrário de eficiência não é a deficiência. O contrário de eficiência é ineficiência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são verdadeiras, mas não estão diretamente relacionadas.
	 b)
	As asserções I e II são falsas, mesmo assim, se complementam.
	 c)
	Somente a asserção I é verdadeira.
	 d)
	Somente a asserção II é verdadeira.
	9.
	O ouvido humano é um órgão avançado e muito sensível, responsável por nosso sentido auditivo. Sua função é transmitir e traduzir sons para o cérebro e a maior parte deste órgão está no interior da cabeça. Sobre a morfologia e a fisiologia do ouvido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ouvido interno também é denominado labirinto, devido a sua complexidade estrutural.
(    ) No interior do ouvido interno realiza-se a transformação das vibrações sonoras em impulsos nervosos.  
(    ) O canal auditivo, delimitado por uma estrutura fibrocartilaginosa, apresenta pelos, fissuras e glândulas ceruminosas.
(    ) A caixa do tímpano contém ar e se comunica com as vias aéreas superiores através da trompa de Falópio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	10.
	Uma Comunidade Surda é um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilha as metas comuns de seus membros, e de vários modos trabalha para alcançar estas metas. Portanto, em uma comunidade surda pode ter também ouvintes e surdos que não são culturalmente surdos. Já a cultura da pessoa Surda é mais fechada do que a comunidade surda. Sobre este tema, analise as sentenças a seguir:
I- Membros de uma cultura surda se comportam como as pessoas surdas, usam a língua das pessoas surdas e compartilham das crenças das pessoas surdasentre si e com outras pessoas que não são surdas. 
II- Ser uma pessoa surda não equivale a dizer que esta faça parte de uma cultura e de uma comunidade surda.
III- As identidades surdas podem ser classificadas em distintos grupos: identidades surdas; identidades surdas hídricas; identidades surdas de transposição; identidades surdas completas e identidades surdas flutuantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando