Buscar

Design Thinking A1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Design Thinking é uma ferramenta prática utilizada para promover a integração de habilidades e uma mentalidade inovadora em empresas. Este processo combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades do usuário e criar soluções inovadoras e eficazes.
Essa prática no mundo corporativo tem uma relação direta com a busca de soluções diferenciadas, visando o bem-estar social, pautada na visão do profissional de Design que desenvolve habilidades cognitivas, emocionais e espaciais ao longo de desenvolvimento da sua carreira. Tais habilidades são bem-vindas a todo profissional corporativo, especialmente ao empreendedor.
Para auxiliar na sistematização das ideias, algumas ferramentas são utilizadas, entre elas a mais comum é o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action). Assim, em sua implementação são observadas 7 etapas do processo de Design Thinking:  definir, pesquisar, gerar ideias, testar protótipos, selecionar, implementar e aprender.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre o ciclo PDCA  das etapas do Design Thinking.
Design Thinking é uma metodologia de gerenciamento que pode ser utilizada em qualquer situação e por qualquer pessoa. Podemos observar as sete importantes etapas do processo: definir; pesquisar; gerar ideias; testar protótipos; selecionar; implementar; aprender. Que são pré-definidas em planejar, fazer, verificar e agir.
O design thinking consiste em uma forma não tradicional de pensar estrategicamente e tem como objetivo construir estratégias direcionadas ao bem-estar de todos os envolvidos, para isso, utiliza uma metodologia sistematizada em etapas que lembram o ciclo PDCA.  A capacidade de questionar está no centro das atenções do design thinking. Pois, com a elaboração de questões acerca de um problema, com base na observação do ambiente e de todos os envolvidos, buscam-se respostas adequadas ao bem-estar de todos.
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência. Esse método de análise e mudança de processos parte do pressuposto de que o planejamento não é uma fase estanque — ou seja, não acontece uma única vez —, tampouco é absoluta. Por isso, no decorrer do projeto pode ser preciso mudar o planejamento. E o Ciclo PDCA ajuda a fazer exatamente esse controle, que é contínuo, contribuindo para que cada processo se desenvolva da melhor maneira possível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando