Buscar

AD2 2019 2 Língua Portuguesa 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a Distância 2 – OUTUBRO/ 2019
Disciplina: Língua Portuguesa 2
Coordenadora: Cláudia Andrade
Nome:______________________________________________________ Matrícula:___________
Pólo: ___________________________________
Caro(a) aluno(a),
Antes de responder as questões, observe as seguintes instruções:
disc
uta suas dúvidas com os mediadores
;
preste atenção ao que é solicitado no enunciado das questões;
apresente o texto
 com consistência teórica e busque apoio e referências no seu material didático e nas obras citadas nele;
utilize a modalidade padrão da língua, reconhecidamente a mais adequada a textos científicos, em te
xtos claros, coerentes e coesos.
Embora discutidas no grupo de estudo e na tutoria, 
as respostas devem ser individuais e de autoria do aluno que assina a prova
.
 Provas com plágio serão anuladas
.
Questão única (10 pts)
Produza um texto sobre o ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das instruções abaixo. 
O texto deve ter, no mínimo, 2 laudas e, no máximo, 3, contendo um bom desenvolvimento das ideias apresentadas, com referências bibliográficas, de acordo com as normas da ABNT, disponibilizadas na sala de aula da plataforma através do documento “Roteiro de Teses e Dissertações da UERJ”. Observe as normas de formatação: fonte Arial ou Times New Roman 12, parágrafo justificado, espaçamento 1,5 entre linhas. Nas citações literais/diretas: recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples entre linhas e fonte 10.
O texto deve desenvolver os seguintes tópicos: perspectiva dialógica do ensino da língua, gênero textual, , tipologia textual, características formais de um dos gêneros apresentados na disciplina e as orientações para o trabalho com os usos da linguagem, como se observa no texto abaixo (ROJO,2006, p.25):
Os objetivos gerais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (PCN, p. 32) situam, como principal objetivo de seu ensino, a tarefa de levar o aluno a:
“utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso”.
Já, aqui, desloca-se a visão corrente de ensino de Língua Portuguesa como objetivando a construção de conhecimentos e conceitos sobre a língua e a construção da capacidade de análise linguística, em favor de uma visão comunicativa ou enunciativa, em que se trata de ensinar usos da linguagem ao invés de análises da língua. Estes usos são, desde o início, qualificados como usos das duas linguagens, a oral e a escrita, na compreensão e produção de textos socialmente situados e com finalidades comunicativas, as quais ocorrem em situações de produção específicas do discurso.
Trata-se, portanto, de práticas sociais de uso da linguagem, que podem também ser vistas como atividades de linguagem (Schneuwly & Dolz, 1997)..
Do texto devem constar os trechos seguintes. Os dois primeiros, como citação direta/literal, enquanto o último deve ser parafraseado, ou seja, usado como citação indireta (na sala de aula virtual há uma aula específica sobre o assunto).
TRECHO 1
Para além de se estudar o texto em suas propriedades formais e estilísticas particulares, o texto é visto como um exemplar de gênero do discurso e é por meio da exploração das propriedades temáticas, formais e estilísticas comuns e recorrentes num conjunto de textos pertencentes a um certo gênero que se pode chegar à apropriação destas formas estáveis de enunciado(ROJO,2006, p.26)
TRECHO 2
Portanto, quando se fala de tomar os gêneros, e não meramente os textos ou os tipos de texto, como objeto de ensino, fala-se de constituir um sujeito capaz de atividades de linguagem, as quais envolvem tanto capacidades linguísticas ou linguísticas discursivas, como capacidades propriamente discursivas, relacionadas à apreciação valorativa da situação comunicativa ou contexto, como também, capacidades de ação em contexto. Fala-se de um outro modo de se produzir e de se compreender/ler textos em sala de aula(ROJO,2006, p.26)
TRECHO 3
Como é que surge um gênero textual? Um gênero vai-se constituindo no uso coletivo da linguagem – oral e escrita. Os membros de uma comunidade linguística vão estabelecendo, no correr de sua história, modos específicos de se dirigirem a determinado público para alcançarem determinados objetivos ou funções. Por exemplo: onde é que você já ouviu ou leu uma passagem como “a família de Fulano de Tal cumpre o doloroso dever de comunicar aos parentes e amigos o seu falecimento...”? Como é que se chama essa espécie de texto? Para que serve? Quem é que o manda divulgar? Como é que ele continua? Nessa espécie de texto caberia a expressão “bateu as botas” ou “abotoou o paletó de madeira”? E a palavra “féretro”? Com certeza você sabe responder a essas perguntas, ainda que nunca tenha tido aula de redação sobre esse gênero textual – você o aprendeu na sua experiência social.
Isso mostra o que afirmamos acima: as práticas sociais de linguagem, orais e escritas, vão estabelecendo modelos textuais para serem usados em determinadas situações.( VAL et al, 2007,p.13)
Referências dos trechos utilizados na prova:
ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In CARVALHO , Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena(orgs). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006.
VAL, Maria da Graça Costa, et al. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais . Caderno do Professor. Belo Horizonte : Ceale/FaE/UFMG, 2007.(Coleção Alfabetização e Letramento)
 Critérios de avaliação da prova:
ORGANIZAÇÃO DO TEXTO: 2,0
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO: 5,0
USO PERTINENTE DAS CITAÇÕES LITERAIS: 2,0
USO PERTINENTE DA PARÁFRASE: 1,0

Continue navegando