Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS - aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		O objetivo da função Marketing e Vendas, segundo Maximiano (2006), entre outros, é o:
	
	
	
	Desenvolvimento de padrões de qualidade dos produtos.
	
	
	Desenvolvimento de processos produtivos de produtos novos.
	
	
	Desenvolvimento de canais de distribuição e gestão dos pontos de venda.
	
	
	Desenvolvimento de fornecedores.
	
	
	Desenvolvimento dos canais de suprimento de matérias-primas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As decisões relativas a investimento (avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos), segundo Maximiano (2006), é uma função típica de:
	
	
	
	Planejamento estratégico.
	
	
	Finanças.
	
	
	Marketing.
	
	
	Alta Administração.
	
	
	Operação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Verão Ltda. é uma empresa transportadora especializada em cargas alimentícias, perecíveis e não perecíveis. Possui 80 funcionários e vem enfrentando problemas de integração dos interesses de alguns de seus departamentos, em especial entre Operações e Comercial, pois as condições de prestação do serviço de transporte negociadas estão gerando conflitos na operação.
A respeito do Marketing no exemplo ilustrado, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Profissionalizar o Marketing da empresa significa produzir melhores peças publicitárias e campanhas de propaganda, mas desenvolver estratégias de preço deve ser responsabilidade de outros departamentos.
 
	
	
	Um exemplo de fator situacional a influenciar o processo de compra dos clientes seria a ocorrência de grandes eventos musicais, o que pode levar os clientes da Verão a alterar seu planejamento de suprimentos para melhor atender seu consumidor final.
 
	
	
	A função do Marketing na empresa é de produzir peças publicitárias e campanhas de propaganda, não de atribuir estratégias de preço e localização, razão pela qual há conflitos com o verdadeiro responsável: Operações.
 
	
	
	O departamento de Operações deve determinar as estratégias para fidelizar clientes do mercado alvo, mas não do mercado potencial, função do Marketing.
 
	
	
	Há conflitos entre os departamentos, entre outros motivos, porque o Marketing não deve interferir no papel de Operações de identificar o processo de compra dos clientes.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 6, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da organização das empresas na administração de novos negócios. 
· O Marketing não se resume à função de publicidade e propaganda. Estratégias de preço, por exemplo, fazem parte de seu escopo.
· O Marketing deve ser responsável por planejar estratégias de fidelização de clientes em qualquer nível de mercado.
· Investigar o processo de compra dos clientes é tarefa do Marketing, não de Operações.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O direcionamento das ações de vendas de uma empresa deve levar em consideração o tamanho e o público específico do mercado que ela pretende atender. Assim, levando em consideração esta afirmativa, assinale a opção que a traduz, no que diz respeito aos aspectos mencionados: 
	
	
	
	Mercado potencial, Mercado-alvo.
	
	
	Cultural e Concorrências.
	
	
	Cultural e Potencial.
	
	
	Mercado Interno e Externo.
	
	
	Mercado Empresarial, Concorrências.
	
Explicação:
O enunciado fala de 2 aspetos: TAMANHO e PÚBLICO ESPECÍFICO.
O tamanho diz respeito ao mercado potencial, ou seja, que é possível, mas ainda não é real, mas que tem uma capacidade de desenvolvimento.
O Público específico diz respeito ao mercado-alvo - refere-se ao segmento do mercado que uma empresa identificou como contendo um grupo de clientes com necessidades similares aos quais ela deseja atender.
Sendo assim, a opção correta é: Mercado potencial, Mercado-alvo.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A empresa Supersummer comercializa o famoso bronzeador No-Sun, muito consumido por um público na faixa etária entre 12 a 25 anos. Para aproveitar o sucesso deste produto, a empresa está lançando novidades no mercado: No-Sun Lotion, loção hidratante pós sol, e o No-Sun Hair, um creme para proteger os cabelos dos raios solares. O lançamento dos dois novos produtos ocorreu na mesma época, porém, as estratégias de precificação adotadas, quando do lançamento, foram diferentes. No caso da loção hidratante, devido ao fato de já haver vários concorrentes estabelecidos, a empresa decidiu lançar o produto buscando manter uma eficiência em seu processo produtivo para manter o menor preço possível, pressupondo que os consumidores são sensíveis ao preço. No caso do produto No-Sun Hair, a empresa adotou uma estratégia de supervalorização do produto procurando projetar, uma forte identidade, tornando-o nitidamente distinto dos produtos dos concorrentes. Por isso, foi determinada a prática de preço alto, partindo-se da suposição de que o preço elevado comunicaria uma imagem de qualidade superior para o produto. Ao lançar os novos produtos No-Sun loção hidratante e No-Sun creme protetor para os cabelos é correto afirmar que a empresa está praticando que tipo de estratégia competitiva para cada produto (estratégias competitivas de Porter)?
	
	
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de foco de curto prazo, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de liderança de custos.
	
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de foco amplo, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de diferenciação de curto prazo.
	
	
	No dois lançamentos a empresa Supersummer adotou a estratégia de marcas combinadas.
	
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de liderança de custos, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de diferenciação.
	
	
	No caso do No-Sun Lotion, a estratégia adotada foi a de diferenciação, e no caso do No-Sun Hair, a estratégia adotada foi a de liderança de custos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Alguns critérios devem ser levados em consideração ao se abordar a questão da segmentação do mercado-alvo. Neste sentido, quando afirma que o seu público consumidor é a típica dona de casa, na faixa dos 30 a 40 anos, cuja renda mensal gira em torno de R$ 1 mil por mês, a empresa está levando em consideração o critério de segmentação:
	
	
	
	psicosocial
	
	
	demográfico
	
	
	geográfico
	
	
	psicográfico
	
	
	comportamental
	
Explicação:
Mercado é o grupo de consumidores que tem necessidades e interesses similares.
Segmentar o mercado é dividir o mercado total de clientes em grupos homogêneos entre si, formando segmentos com as mesmas características, comportamentos e necessidades, ficando mais fácil de atendê-lo. Por definição, no critério demográfico, os consumidores são divididos de acordo com a idade, sexo, renda, estado civil, classe social, nacionalidade, raça, educação, religião e ocupação, ou seja, vários deles presentes no enunciado (em negrito).
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale a opção que revela a representação da sigla SWOT relacionado-a ao ambiente de maneira coordenada:
	
	
	
	Ambiente interno: Pontos fortes e pontos fracos. Ambiente externo: ameaças e oportunidades.
	
	
	Ambiente interno e externo: Pontos fortes e oportunidades.
	
	
	Ambiente interno: Pontos fortes e oportunidades. Ambiente externo: pontos fracos e ameaças.
	
	
	Ambiente externo: Pontos fracos e oportunidades. Ambiente interno: pontos fortes e ameaças.
	
	
	Ambiente externo: Pontos fortes e pontos fracos. Ambiente interno: ameaças e oportunidades.
	
Explicação:
SWOT - representa uma sigla que abrange sua aplicação no estudo dos relacionamentos com os  Ambientes (Internos e Externos)
Ambiente (Interno)
(S)  - Strengths (Forças),
(W) - Weaknesses (Fraquezas),
Ambiente (Externos)
(O) - Opportunities (Oportunidades) e
(T) Threats (Ameaças)
 
 
		
	GabaritoComentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Composto de Marketing (ou Mercadológico), ou ainda, Marketing Mix foi criado por Neil H. Borden em 1964, e representa um conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado, para criar valor para o cliente e atingir os objetivos de Marketing na organização. Os quatro elementos básicos do composto de marketing são:
	
	
	
	Produto, Produção, Praça e Promoção.
	
	
	Produto, Preço, Propaganda e Promoção.
	
	
	Produto, Preço, Praça e Promoção.
	
	
	Propaganda, Preço, Praça e Promoção.
	
	
	Produto, Propaganda, Praça e Promoção.

Continue navegando