Buscar

prova filosofia

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 / 3 pts
O aparecimento dos colégios, do século XVI até o XVIII, foi um fenômeno correlato ao surgimento da nova imagem da família e da infância. Na Idade Média misturavam-se adultos e crianças de várias idades na mesma classe, sem uma organização maior que os separassem em graus de aprendizagem. Foi a partir do Renascimento que esses cuidados começaram a ser tomados, assumindo contornos mais nítidos, apenas no século XVII. Com relação à organização dos colégios e à nova imagem da infância, não podemos afirmar:
Resposta
Obs. Eu errei esta
Pergunta 2
3 / 3 pts
Como um todo, o modelo educacional proposto por Aristóteles não é muito distante de platônico, todavia, mostra-se mais realista e pragmático. Toda a sistemática do processo educativo estava fundamentada na investigação e na observação empírica, colocando em relevo a dimensão psicológica desse processo. O programa de estudos deveria ser dividido em ciências naturais, ciências normativas e filosofia, com o objetivo de formar e amoldar as faculdades irracionais do homem, colocando-as sob o domínio daquela faculdade que é peculiar ao homem, a razão.
Aristóteles indica cinco etapas que devem pautar o processo educativo:
1. 1 a 5 anos: exercícios leves para o fortalecimento.
2. 5 a 7 anos: a criança continua com a família, todavia com inspeção oficial para garantir o bom desenvolvimento conforme as normas do Estado. Trata-se de um período crucial, pois é, sobretudo nessa fase que a criança tende a imitar as pessoas que a rodeiam.
3. Até a puberdade: enfatizam-se os exercícios de ginástica.
4. 14 a 18 anos: frequência compulsória a uma escola oficial do Estado. Nesta fase, o processo educativo visa três objetivos: a formação do bom cidadão, a formação do caráter e a utilidade econômica.
5. 18 a 21 anos: treinamento físico severo e serviço militar.
Diante do exposto, com relação ao pensamento aristotélico é incorreto afirmar:
Resposta Apenas algumas pessoas possuem a capacidade para adquirir conhecimentos.
Pergunta 3
3 / 3 pts
“(...) De uma tribo a outra, de uma a outra região, diferem as técnicas, os meios, os objetivos explicitamente afirmados da crueldade; mas a meta é sempre a mesma: provocar o sofrimento. Em outra obra, tivemos a oportunidade de descrever e iniciação dos jovens guaiaquis, cujos corpos, em toda a sua superfície, são escavados e revolvidos. A dor acaba sempre se tornando insuportável: sem proferir palavra, o torturado desmaia. (...) poder-se-iam multiplicar ao infinito os exemplos que seriam unânimes em nos ensinar uma única e mesma coisa: nas sociedades primitivas, a tortura é a essência do ritual de iniciação. Mas essa crueldade imposta ao corpo, será que ela não visa a avaliar a capacidade de resistência física dos jovens, a tornar a sociedade confiante na qualidade dos seus membros? Seria o objetivo da tortura no rito apenas fornecer a oportunidade de demonstração de um valor individual? (...) Entretanto, se nos limitarmos a essa interpretação, estaremos condenados a desconhecer a função do sofrimento, a reduzir infinitamente o alcance de seu propósito, a esquecer que a tribo, através dele, ensina alguma coisa ao indivíduo.” Pierre Clastres.
Nas sociedades tribais os rituais de passagem tinham um forte caráter educativo, das alternativas abaixo, qual não corresponde às características da educação das crianças nesse período? 
Resposta A organização social das tribos não se baseia em uma estrutura que mantém homogêneas as relações, predominando a dominação de um segmento sobre o outro.
Pergunta 4
3 / 3 pts
Podemos afirmar que o pensamento filosófico se baseia, desde sua origem:
Resposta na busca de soluções que, imediatamente, conduziam a novas questões.
Pergunta 5
A Idade Média constitui um daqueles momentos controvertidos da história da humanidade, pois foi uma fase de grandes agitações, de instabilidade política e social e de uma pluralidade de ordens normativas. O início da Idade Média e do feudalismo coincidem com a queda do Império Romano do Ocidente, no ano de 476.
Levando em consideração o texto acima, bem como seus conhecimentos acerca do período em questão, analise as afirmações abaixo e selecione a incorreta:
Resposta O antropocentrismo e o Iluminismo foram correntes filosóficas significativas da Idade Média.
Pergunta 6
O período joanino destacou-se pela:
Resposta Criação e expansão do ensino superior no Brasil.
Pergunta 7
Podemos afirmar que Santo Agostinho "cristianizou" algumas ideias platônicas?
Resposta
Obs: Eu errei esta questão
Pergunta 8
Podemos afirmar que no processo educativo imposto pelos Jesuítas no Brasil o corpo também foi "EDUCADO".
Identifique, nas opções abaixo, aquela que mostra essa forma de "educação" do corpo  
 Resposta: Imposição do trabalho e das vestimentas.
Pergunta 9
"Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais." (SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.)
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta:
Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse.
 Resposta: As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho.
Pergunta 10
3 / 3 pts
Podemos destacar com uma característica predominante da educação romana:  
 Resposta :Papel significativo da família na formação do homem romano.

Continue navegando