Buscar

DESAFIO - Treinamento e Desenvolvimento das pessoas nas Origanizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO – TREINAMENTO E DESEMVOLVIMENTO DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES
Júlia é a pedagoga empresarial de determinada organização. Ela precisa criar um programa de orientação a novos colaboradores que chegaram há três dias. Para tanto, é necessário definir as características de um programa de orientação evidenciando seus objetivos, lembrando que deve-se orientar e acompanhar esse processo. Diante disso, Júlia deverá desenvolver um plano de ação para a validação do programa de orientação junto aos seus gestores.
Para a construção de um plano de ação prático, Júlia deverá responder às seguintes perguntas:
a) Quais são as características de um programa de orientação que ela deve seguir para aplicar com o grupo de novos colaboradores?
O processo de orientação atende a inúmeras finalidades. Ele é semelhante ao que os sociólogos chamam de socialização. Essa socialização ocorre quando um novo colaborador aprende as normas, os valores, os procedimentos de trabalho e os padrões de comportamento e vestimenta esperados em uma organização. Essas seriam algumas das características de um programa de formação a novos colaboradores.
b) Quais os objetivos de um programa de orientação?
O objetivo de um programa de orientação é transmitir mensagens claras e oferecer informações precisas sobre a cultura, o emprego e as expectativas da organização, pois o que é claro para uns não será para outros. São parte dos objetivos do processo de orientação: redução da ansiedade, economia de tempo e criação de expectativas realistas.
c) Como funciona o programa de orientação?
Os programas de orientação de novos funcionários variam de conversas basicamente pessoais e informais a programações formais complementares às apresentações verbais e com distribuição de material impresso. As orientações formais muitas vezes envolvem uma visita de reconhecimento do prédio e das instalações da empresa ou uma apresentação de slides, gráficos e fotos das instalações. Normalmente, a última alternativa é mais utilizada quando a orientação é destinada a um grande número de colaboradores. Algumas das diretrizes para o programa de orientação:
- A orientação deve iniciar com as informações mais relevantes e mais imediatas.
- A parte mais significativa da orientação é o aspecto humano.
- O novo colaborador pode ser orientado ou dirigido no ambiente imediato por um colega indicado para isso, supervisor, pedagogo ou de recursos humanos.
- O novo colaborador deve ser apresentado aos poucos às pessoas com as quais irá dividir as tarefas.
- Deve-se dar tempo suficiente para o novo colaborador familiarizar-se com o ambiente de trabalho.
d) De que forma esse processo deve ser acompanhado?
A última fase de um programa de orientação sistemático e bem elaborado é designar ao novo colaborador sua função. Neste momento, o pedagogo organizacional deve assumir o programa de orientação e dar prosseguimento a ele. Uma alternativa para assegurar a orientação correta é elaborar um sistema de feedback para controlar o programa ou usar a gestão por objetivos.
Minha resposta:
A ação da empresa deve acontecer a partir do primeiro dia de trabalho dos colaboradores para que eles se sintam parte da equipe desde o primeiro momento — e para facilitar a adaptação dos mesmos. É o primeiro contato com o novo colaborador, onde são alinhadas as expectativas, conhecimento da missão, valores, objetivos da empresa, desenvolver as competências, conhecer a estação de trabalhos, planta física da empresa e o time. 
O primeiro passo – o mais importante na hora de desenvolver um treinamento é fazer um plano de ação. Este será um roteiro no qual consta o planejamento de todas as atividades que são necessárias para atingir o objetivo desejado. Por meio deste planejamento, o setor de RH e o líder devem guiar o novo colaborador, para que ele seja treinado adequadamente. A nova abordagem do treinamento de integração na empresa vê o colaborador ser humano complexo e que quando satisfeito e motivado consegue colaborar com mais eficácia, tornando-se uma peça insubstituível para a engrenagem que move a empresa. O Objetivo da orientação é transmitir mensagens de forma clara sobre a cultura, o emprego, as expectativas da empresa, reduzir a ansiedade, redução do índice de rotatividade, economizar tempo e criar expectativas realistas.
Prepare um treinamento que seja condizente com as necessidades diárias da organização. Crie vivências, proponha desafios e acompanhe todos os resultados.
Um bom treinamento, também requer um bom treinador. Geralmente nos espelhamos nas pessoas que nos orientam e nos dão suporte. Portanto, certifique-se que o treinador saiba ser atencioso, desempenhe as funções de líder e saiba transmitir bem os conhecimentos e exercícios necessários. Nunca se esqueça de que o principal fator que determinará o sucesso do treinamento e bom desempenho do novo funcionário está na coerência entre os valores e as ações da empresa.
Para Chiavenato (2010) o treinamento é um processo composto por quatro etapas: Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. O diagnóstico é o levantamento das necessidades de treinamento que a organização apresenta.
É preciso que o conteúdo do treinamento seja completo, abordando todos os aspectos necessários para que o novo funcionário se sinta bem ambientado:
· Boas vindas: Reconhecer o mérito do novo colaborador e demonstrar que sua permanência é desejada. Utilizar a sinceridade e contextualização.
· Missão de Valores e Visão: Apresentação da história e da filosofia da empresa. É o ponto de partida para definir a identidade da empresa e tem como proposito que o colaborador trabalhe respeitando os valores da empresa e ajude a atingir os objetivos definidos para alcançar a visão no futuro desejado.
· Alinhamento da expectativa: é relacionado ao desempenho esperado, comportamento e entregas. Exigências justas, respeitando as limitações e o tempo de aprendizado. Apresentação teórica sobre o cargo ou função a ser desenvolvida. Aulas práticas para o aperfeiçoamento de habilidades. Desenvolvimento de competências desejadas pela empresa como, liderança, dinamismo, iniciativa, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, criatividade, etc.
· Benefícios: Explique benefícios e direitos que possui por fazer parte da organização.
· Plano de cargos e salários: Explicação sobre o plano de carreira e desenvolvimento.
· Legislação: Explicar a legislação do ramo de atuação que rege a empresa de maneira simples e clara. Apresentar o manual do colaborador e como ter acesso a ele.
· Comunicação: Orientar sobre os canais de comunicação direta entre o RH e os colaboradores. Deixe claro que o setor de RH está aberto para novas sugestões e projetos.
· Esclarecimento de dúvidas: Tempo destinado para esclarecer dúvidas e responder eventuais perguntas.
· Tour pela empresa: Apresentar a estrutura, departamentos, organograma e fluxograma. Apresente ao novo colaborador os seus colegas de trabalho com o objetivo de familiarizar com o ambiente e socializar com a equipe.
Os resultados de um treinamento são satisfatórios, obtidos em curto prazo de tempo, deve ser estruturado dentro da realidade e sua aceitação é grande por parte das empresas e colaboradores. A apresentação é verbal e com distribuição de impressos.

Outros materiais