Buscar

PRINCIPAIS ASPECTOS DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS ASPECTOS DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA
 
Inflamação ou Flogose é uma reação dos tecidos vascularizados do organismo a uma agressão caracterizada pela saída de líquido e células dos vasos para o intertício.A inflamação é uma reação complexa a vários agentes nocivos,como microrganismos e células danificadas, geralmente necróticas, que consiste de respostas vasculares, migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas. A resposta inflamatória esta intimamente ligada ao processo de reparo. A inflamação destrói, dilui ou isola o agente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstituir o tecido danificado. Causada por Agentes físicos , agentes químicos , agentes biológico e outras causas. O processo inflamatório pode evoluir para cura ou persistir. Isto pode ocorrer porque flogógenos agem repetidamente ou são de difícil eliminação.
TIPOS DE INFLAMAÇÕES: Agudas:  A inflamação aguda é uma resposta rápida do organismo a um agente nocivo encarregada de levar mediadores de defesa do hospedeiro-leucócitos e proteínas plasmáticas- ao local da lesão, sendo caracterizada por um exsudato inflamatório agudo . O exudato inflamatório agudo é constituído, principalmente, por neutrófilos. A inflamação aguda possui três componentes principais: (1) alterações no calibre vascular, que levam a um aumento no fluxo de sanguíneo; (2) alterações estruturais na microcirculação, que permitem que proteínas plasmáticas e leucócitos deixem a circulação e (3) migração de leucócitos da microcirculação e seu acúmulo no foco de lesão e uma ativação para eliminar o agente nocivo. Crônicas: Podem durar semanas a meses , além desses elementos, ocorre no local fenômenos produtivos ou proliferação de vasos , fibroblastos , migração e proliferação de monócitos e leucócitos. Considerada uma inflamação prolongada na qual a inflamação ativa, a destruição tissular e a tentativa de reparar os danos ocorrem ao mesmo tempo.
Caracterizada por um exsudato inflamatório crônico que é constituído majoritáriamente por macrófagos, linfócitos e plasmócitos.                              
FENÔMENOS DA INFLAMAÇÃO: (a) FENÔMENOS ALTERATIVOS: Os fenômenos alterativos da inflamação são degenerações e necrose. São produzidos por ação direta ou indireta do agente agressor. Podem aparecer no início da inflamação ou aparecer durante o processo inflamatório; (b) FENÔMENOS REPARATIVOS Consiste na nova formação de vasos de sangue e tecido conjuntivo. Estes tecidos são produzidos para reparar o tecido perdido durante a inflamação. A reparação é semelhante à cicatrização de uma ferida podendo ocorrer a formação de áreas de fibrose mais intensas e (c) FENÔMENOS PRODUTIVOS: São representados pelas modificações das células do exudato após a diapedese. Geralmente associados às inflamações crônicas e aos processos reparativos.
SINAIS CARDINAIS DA INFLAMAÇÃO: Calor, Rubor, Tumor, Edema e Dor. A inflamação pode ser seguida de sinais gerais como febre, leucocitose, neutrofilia e neutropenia.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO A INTENSIDADE DOS SINAIS E SINTOMAS: Divididas em Agudas ou Crônicas. A Intensidade do fenômenos e sinais clínicos diferem nas fases  aguda e crônica. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À NATUREZA DO EXUDATO: (1) Inflamação fibrinosa aguda caracterizada por grande quantidade de fibrina no exudato.. Observada, em geral,nas cavidades serosas e pulmões, nas pericardites e peritonites e nas infecções por estafilococos e peneumococos; (2) Inflamações serosas aguda com predomínio de líquido no exudato. Observada nas inflamações agudas de cavidades serosa tipo pleura , pericárdio e articulações; (3) Inflamação hemorrágica com exudato com grande quantidade de eritrócitos.Ocorre por ex. na Varíola , envenenamento pulmonar pelo fosgênio e nas infecções por Estreptococo hemolítico; (4) Inflamação purulenta ou supurativa aguda caracterizada pela presença de pus. A destruição dos tecidos ,a acentuada infiltração de neutrófilos e a liberação de enzimas com liquefação da área necrosada determinam a formação do pus.; (5) Inflamação catarral aguda
Inflamação aguda da superfície de uma mucosa. Freqüente nas inflamações do trato respiratório( resfriado comum ) e Trato digestório ( enterites ); (6) Inflamação membranosa caractrizada pela presença de uma membrana formada por muco e fibrina recobrindo área inflamada da mucosa e que destaca com facilidade. Observada na inflamação pseudomembranosa da difteria.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO AGENTE CAUSAL: tuberculosa , alérgica , sifilítica etc.
 
ESTUDO DA INFLAMAÇÃO AGUDA
As reações inflamatórias agudas são desencadeadas por vários estímulos:Infecções bacterianas, virais, parasitárias e toxinas microbianas, Reações imunológicas,Trauma contuso ou penetrante,Agentes físicos e químicos,Necrose tissular e Corpos estranhos.
FASES INICIAIS DE UMA INFLAMAÇÃO:Ocorrem alterações no fluxo e calibre dos vasos sanguíneos da microcirculação local. A vasodilatação é induzida por mediadores químicos como a histamina e é responsável pelas alterações vasculares observadas nas fases iniciais da inflamação. Observa-se uma fugaz vasoconstrição arterial , seguida por vasodilatação de arteríolas,capilares e veias locais. A  vasodilatação provoca um aumento da permeabilidade dos capilares e vênulas da microcirculação. Este afrouxamento das junções entre as células endoteliais dos vasos sanguíneos provoca uma saída de líquidos de dentro dos vasos, que se reflete em uma hemoconcentração  Em seguida, ocorre a inversão do fluxo laminar dentro dos vasos e , desta maneira, ocorrerá a saída de células dos vasos para tecidos ( diapedese). A sequência de eventos no recrutamento de leucócitos dos vasos sanguíneos para os tecidos inflamados inclui:: (1) marginalização leucocitária ( aproximação das células do sangue ao endotélio dos vasos); (2) pavimentação ( adesão das células do sangue ao endotélio) e  (3) diapedese (passagem de células do sangue para os tecidos inflamados). Os leucócitos são recrutados do sangue para o espaço extra-vascular, onde estão localizados os patógenos ou células/tecidos lesados. No foco inflamatório, os leucócitos são ativados e ocorre, então, a produção de citocinas. Os PMNs neutrófilos predominantes no exsudato agudo são, depois, substituídos pelos macrófagos. Neutrófilos, eosinófilos, basófilos/mastócitos, linfócitos/plasmácitos, monócitos/macrófagos e plaquetas são células inflamatórias que migram dos vasos para os tecidos lesados. EVOLUÇÃO DE UMA INFLAMAÇÂO AGUDA: A inflamação aguda pode ter quatro tipos de evolução: (1) Resolução : quando a lesão é pequena , ao se eliminar o agressor , tudo retorna ao normal ; (2) Cicatrização :quando há destruição de tecido o dano será reparado , a área lesad a é substituída por uma cicatriz ;(3) Formação de abcesso : agentes piogênicos se instalam no tecido em profundidade e (4) Progressão para inflamação crônica : quando o agente não é eliminado ,pela inflamação aguda. 
 
ESTUDO DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA 
Inflamação na qual destruição e inflamação progridem simultaneamente com tentativas de reparação tecidual. Alguma vezes é precedida por inflamaçâo aguda ou por inflamações agudas repetidas, mas outras vezes é insidiosa e se desenvolve quase sem manifestações clínicas. A cura só ocorre após remoção completa do agente agressor. Permanecendo a causa , persiste a agressão , os danos e a lesão. Desenvolve-se uma reação mista de inflamação ativa , remoção e reparação ou seja inflamação crônica. O exsudato crônica tem predominância de macrófagos, linfócitos e plasmócitos bem como se observa um predomínio de neoformação de vãos e fibroblastos. CAUSAS DA INFLAMAÇÃO CRÔNICA: Qualquer agente da inflamação aguda que persista por longo período sem resolução, tais como, partículas inertes , insolúveis ( sílica , asbesto , um fio de sutura etc ), alguns microrganismos não eliminados pelas defesa do organismo, retardo na reparação dos tecidos e estados de hipersensibilidade persistentes podem causar inflamações crônicas.  CLASSIFICAÇÃO DAS CRÕNICAS: As Inflamações crônicas são classificadas em 2 tipos : (1)Inflamaçõescrônicas específicas no caso em que os elementos da reação se dispõem formando acúmulos nodulares de limites mais ou menos definidos. Denominados de granulomas; (2) Inflamações crônicas inespecíficas ou granulomatosas no caso em que a disposição dos diferentes elementos das reações não sugere sua etiologia . INFLAMAÇÕES CRÕNICAS GRANULOMATOSAS: Os leucócitos exsudados, em especial os macrófagos, podem formar agregados de células, muito bem organizados, denominados granulomas. Granulomas é o nome que se dá a um conjunto organizado de cpélulas inflamatórias. As inflamações granulomatosas são inflamações que apresentam os granulomas.Nos granulomas os macrófagos formam as chamadas células epitelióides que se organizam de forma concêntrica ao redor do agente agressor. TIPOS DE GRANULOMAS: (1) GRANULOMAS EPITELIÓIDES: são produzidos por agentes inflamatórios capazes de induzir uma resposta imune, paqrticularmnete, ovo de Schistosoma mansoni, bacilo da Tuberculose etc. São avasculares. Podem ter necrose em seu interior (necrose caseosa na Tuberculose.e necrose gomosa na Sífilis) . Podem ter outras células em seu interior: macrófagos, céls epitelióides, célúlas gigantes, eosinófilos, neutrófilos etc.; (2) GRANULOMA DE CORPO ESTRANHO: são produzidos por corpos estranhos ou incapazes de induzir resposta imune.   
                           
MEDIADORES DA INFLAMAÇÃO
São substâncias que controlam a intensidade e da resposta inflamatória.:Podem ; (a) estar presentes  no plasma na forma de pré-enzimas; (b) originam-se de células ( armazenados em pequenos grânulos intracelulares que precisam ser secretados ou sintetizados de novo ) ou (c) ser sintetizados durante processo inflamatório. A produção de mediadores ativos é desencadeada por produtos microbianos ou por proteínas do hospedeiro, tais como as proteínas dos sistemas de coagulação, complemento e gerador de cininas, que são, por sua vez, ativadas por microrganismos e tecidos inflamados. A maioria dos mediadores realiza sua atividade biológica ligando-se, inicialmente, a receptores específicos nas células- alvo. Uma vez ativados e liberados pelas células, estes mediadores têm meia-vida curta. PRINCIPAIS MEDIADORES QUÍMICOS DA INFLAMAÇÃO: (1) histamina e serotonina, aminas vasoativas estocadas dentro dos lisossomos , liberados diante de estímulo apropriado que causam
vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular durante fase imediata da inflamação.; (2) Bradicinina, uma cinina gerada no plasma pelo sistema ativador de cininas, induz, principalmente, vasodilatação , contração da musculatura lisa e dor e (3) produtos do metabolismo do ácido araquidônico, um mediador químico gerado pela ação da fosfolipase A2 sobre fosfolipídios da membrana, que causam vasodilatação, potencialização da dor da bradicinina e edema (prostaglandinas), vasodilatação (leucotrienos) e vasoconstrição (tromboxanos).
REPARAÇÃO TECIDUAL E FASES DA CICATRIZAÇÃO
Fase de Limpeza: Logo pós o ferimento, os tecidos lesados liberam mediadores químicos da inflamação.
Surge o processo inflamatório agudo. O exsudato inflamatório fibrinoso, em contato com o ar fica ressecado, formando uma crosta na superfície.Esta crosta ajuda a conter a hemorragia e protege o ferimento de contaminações externas.As células da inflamação digerem detritos celulares, bactérias, corpos estranhos, passo essencial,para a formação do tecido de reparação.Enquanto houver inflamação ativa , o processo de reparação não se completa.
Fase de Retração: Esta etapa reduz o tamanho do ferimento em 50 a 70% do tamanho inicial.
Tem início dois a três dias após a indução do ferimento.Este fenômeno de retração tem a ação de miofibroblastos. Logo após o ferimento, os miofibroblastos proliferam e se diferenciam nos tecidos vizinhos e estabelecem junções entre si, formando um eficiente arcabouço contrátil, responsável pela aproximação das bordas da ferida.Em queimaduras extensas, a ação destas células é muito intensa e surgem as contraturas.
Fase do Tecido de Granulação: Representa o novo tecido que se forma para preencher o defeito.
Nas inflamações agudas, crônicas, organização de infartos e trombos, estímulos à proliferação de vasos e fibroblastos originam o tecido de granulação.Descrito na reparação de ferimentos de pele.Se caracteriza pela proliferação de vasos que se dirigem a área lesada acompanhado de outras células (neutrófilos, macrófagos, linfócitos, plasmócitos) e de fibroblastos.
CICATRIZAÇÃO POR PRIMEIRA INTENÇÃO
Ocorre em ferimentos com margens opostas.Por exemplo na reparação de incisão cirúrgica limpa e não infectada, e aproximada por suturas cirúrgicas.A incisão causa morte de um número limitado de células do tecido epitelial e conjuntivo, bem como rompimento da continuidade da membrana basal epitelial.
O espaço incisional é preenchido imediatamente com sangue coagulado contendo fibrina e células sanguíneas; desidratação da superfície do coágulo forma a tão conhecida crosta que recobre a ferida.
Em 24h, neutrófilos aparecem nas margens da ferida e movem-se em direção ao coágulo.
Próximo do terceiro dia, os neutrófilos foram completamente substituídos por macrófagos.O tecido de granulação invade, progressivcamente, o Próximo ao quinto dia, o tecido de granulação preenche o espaço incisional. A neovascularização é máxima. As fibras colágenas são abundadntes e começam a unir as margens da ferida. Durante a segunda semana, ocorre acúmulo de colágeno e proliferação intensa de fibroblastos.Após o primeiro mês, a cicatriz é feita de um tecido conjuntivo celular desprovido de infiltrado inflamatório, coberto por epiderme intacta. Os anexos epidérmicos destruídos na linha de incisão são perdidos pára sempre.Em torno do terceiro mês, a resistência da ferida é de 70% a 80% da pele-não ferida.
CICATRIZAÇÃO POR SEGUNDA INTENÇÃO
Ocorre em ferimentos com margens separadas.Quando há uma perda mais excessiva de células e tecido, como na superfície de feridas que criam defeitos grandes.O processo de reparação é mais complicado.
A regeneração das células parenquimatosas nãopode regenerar completamente a arquitetura original e, por conseguinte, o tecido de granulação abundante cresce da margem para completar a cicatrização.
O aspecto que mais diferencia a cicatrização por primeira intenção da por segunda intenção seja o fenômeno da contração da ferida, que ocorre em feridas de superfície grandes.
 
 
 
 
 
 
QUESTÕES DISSERTATIVAS
1. Descreva o metabolismo do ácido araquidônico.
2. Descreva os efeitos da histamina no organismo.
3. descreva os efeitos das prostaglandinas no organismo.

Continue navegando