Buscar

Psicologia do Esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE
Ética profissional na psicologia do esporte
 A psicologia do esporte se encontrou, por muito tempo, na divisa entre a psicologia e a educação física. 
 Já que o esporte virou um espetáculo, demandando utilização de várias especialidades na superação de recordes e adversários, para o chamado “atleta de alto rendimento”.
 Esses atletas de auto-rendimento precisam do auxilio do psicólogo, da psicologia ou pra não ficar maluco ou para conseguir superar seus próprios limites como atleta.
 A psicologia do esporte é bem nova em nosso meio, no Brasil só se deu inicio em 1958. Historicamente, a psicologia do esporte tem se ocupado com treinamento psicológico para maximização de rendimento esportivo:
Modos de manejo e enfrentamento do estresse competitivo, controle da concentração, incremento das habilidades de comunicação e coesão da equipe - tudo voltado para esporte de alto rendimento. 
 O profissional dessa área se pautará na reflexão do conjunto normativo ético vigente estabelecido pelo CFP visando representar sua classe a partir da responsabilidade com o outro perante a sociedade, ouvindo sem julgar e trazendo significado ao seu trabalho.
 O interesse dos psicólogos do esporte está voltado para duas áreas: ajudar atletas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançarem um nível ótimo de saúde mental e aperfeiçoar sua performance e esclarecer como a participação em atividades esportivas altera o desenvolvimento psicológico, o bem-estar e a saúde de atletas e não atletas. 
E T I C A E R E N D I M E N T O E S P O R T I V O 
Geralmente, o esporte chamado de alto rendimento tem ligação com o esporte espetáculo, com o atleta profissional. 
Na busca desse objetivo aparecem valores da sociedade atual, como o trabalho alienante, onde o corpo é manipulado para atender ao espetáculo, como venda de produtos e imagem de patrocinador. 
 O psicólogo tem responsabilidade com o desenvolvimento da cidadania e promoção da saúde dos sujeitos. Esporte é influenciado por vários interesses conforme momento e lugar onde ele se dá.
 Uma prática que não proporcione uma crítica sobre si mesma e não considere o contexto político, social e econômico que envolve o seu objeto de atuação não é uma prática ética. Pode ser tecnicamente correta, mas distante da ética.
 O psicólogo acaba por desempenhar papel de mediação.
Objetivos básicos da psicologia no esporte
Entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico do indivíduo. Entender como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar das pessoas, ou seja, como a prática desportiva pode auxiliar nos comportamentos de desânimo, desenvolvimento da autoconfiança, dentre outros. 
O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
Muitas vezes os papéis da Psicologia do Esporte e da Psicologia Clínica são confundidos, na verdade são especialidades diferentes. Não se “transporta” para o ambiente esportivo o “divã”, as estratégias de intervenção dessas áreas podem ser em alguns momentos similares, porém os objetivos são distintos. Na área esportiva procuramos desenvolver as principais habilidades psicológicas para um bom desempenho.
Campos de atuação
Ensino e pesquisa – que estão dentro das universidades para a capacitação dos profissionais de diversos campos. 
Intervenção – que é a psicologia relacionada ao esporte ou a prática pedagógica norteada pela psicologia. 
Esporte escolar –
Aperfeiçoamento de habilidades – 
Reabilitação e projetos sociais – 
 
 Os psicólogos clínicos do esporte têm extensivo treinamento em psicologia para aprender a detectar e tratar indivíduos com transtornos emocionais, como depressões graves e tendências suicidas.
A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. 
Mas, não é só isso o foco do psicólogo do esporte.  As áreas de intervenção são compostas também: pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar), pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus), pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidas em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas), pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação ou inserção social, os obesos,  os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).
Psicodiagstico 
No âmbito da intervenção, o psicólogo do esporte pode desempenhar ao menos 5 funções: especialista em psicodiagnóstico, responsável por medir o potencial do atleta, através da utilização de instrumentos psicológicos; especialista em análise, o qual avalia as condições de treino e faz a intermediação entre o atleta 
No esporte de alto rendimento, o psicodiagnóstico está orientado para a avaliação de características de personalidade do atleta, para o nível de processos psíquicos, os estados emocionais em situações de treinamento e competição e as relações interpessoais.

Continue navegando