A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AD1 de Teatro e Educação 2020 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1
1)Contracenar:Regra essencial para fazer o teatro. O que significa assim atentar-se a ação da outra pessoa para que seu corpo expresse rapidamente uma resposta.
2)Consciência corporal: Trabalho de pesquisa sobre o próprio corpo, o corpo do outro, objetos e espaço.
3)Saber teatral: Vai estimular a sensibilidade e os sentidos da pessoa.
4)Saber sensível: Ver o mundo com sensibilidade, imaginação e intuitivamente. Aprender a enxergar atravé da leveza da alma.
5)Jogo teatral: Mostra um universo de ficção com metáforas e poesia.
6)Signo teatral: Mostra a distinção entre o significante e o significado da linguagem teatral.
7)Pensamento contemporâneo do ensino da arte:Propõe unir o fazer e os procedimentos metodológicos aumentando assim o saber artístico.
8)comunicação no teatro: Necessidade de envolver todo corpo, da cabeça aos pés.
9)Realidade cênica: Resposta de como o corpo foi usado no espaço.
10)Educação estética: É o contato sensível do aluno com o mundo que o cerca,ou seja, a educação do sentimento.
Questão 2
A)Augusto Boal foi dramaturgo, diretor de teatro e ensaísta brasileiro.Foi uma grande figura do Teatro Contemporâneo .Fundou o Teatro do Oprimido que une o teatro a ação social.Suas técnicas espalhara-se pelo mundo sendo empregadas por além daqueles que entendem o teatro , também como instrumento de emancipação política.É conhecido por sua participação no Teatro de Arena e também por suas ideias no Teatro do Oprimido.
B)É um método que reúne jogos, técnicas e exercícios teatrais.Usa o teatro como ferramenta de trabalho social, político , estético e ético contribuindo assim para uma transformação social.
C)Proporciona através de meios estéticos a descoberta da possibilidade produtiva , criativa e criatividade de representar a realidade produzindo sons, palavras e imagens.
D)É um método sênico e pedagógico que tem como finalidade modificar a percepção das pessoas e ajudar a espalhar soluções para problemas sociais. Hoje ele é aplicado em mais de 70 países.
E)Interessante que o objetivo do teatro é buscar atransformação da realidade.Então vai muito além de uma encenação. Então não se usa o teatro para que fique apenas no local da encenação. Objetiva-se que ele atinja a cada um de seus espectadores e atores.
Questão 3
Boal diz que o teatro e um modo de vida.Usamos a línguagem do corpo, a escolha das palavras, usamos o espaço em nossso dia a dia.O teatro traz a nossa consciência aos acontecimentos da vida cotidiana onde atores e espectadores s confundem. Segundo ele somos todos artistas.
Questão 4
O círculo de nós humanos
Objetivo: Fazer com que as pessoas se desprendam umas das outras.
A)Coloquei seis pessoas em círculos (adultos) e expliquei que com a mão direita deveriam agarrar quem estivesse a sua frente, e depois levantar a mão esquerda e fazer o mesmo.Que deveria ser a frente não ao lado.
B)A facilidade foi a aceitação do grupo a participar da brincadeira .A dificuldade, confusão com lateralidade.
C)Participaram pessoas entre 20 e 40 anos. Sendo dois irmãos, dois sobrinhos e dois amigos.
D)A princípio ficaram sérios, mas minutos depois já estavam mais soltos e acabaram se divertindo.
E)A apreensão em participar, o receio de não conseguir acompanhar o jogo a pricípio foi grande, mas entraram no jogo e o resultado foi bem satisfatório.