Buscar

APOLS 1 E 2 ANTROPOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Antropologia
Considere com atenção o fragmento de texto a seguir:
“O que no comportamento humano pode ser atribuído à cultura e o que é determinado pela personalidade? Como os indivíduos se ajustam aos padrões predominantes de sua sociedade? Em que medida os tipos psicológicos e as fases de desenvolvimento psicológicos podem ser considerados universais, ou, ao contrário, são determinados pela cultura?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZAHAR. Cultura e personalidade (apresentação). <http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Cultura%20e%20personalidade.pdf>. Acesso 29 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre membros precursores da escola de Cultura e Personalidade, assinale qual dos antropólogos abaixo pertencia a esta vertente do pensamento antropológico:
	C
	Margareth Mead.
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O ofício do antropólogo consiste na tentativa constante de se distanciar de tudo aquilo que é familiar e tornar inteligível o que lhe parece estranho e exótico. Grande parte desse exercício é o resultado do método da pesquisa de campo, talvez a principal ferramenta para a produção do conhecimento antropológico. Segundo DaMatta (1978), o trabalho do campo compreende uma série de movimentos".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos apresentados no livro base, assinale a alternativa que indique corretamente três elementos essenciais à pesquisa de campo antropológica:
	A
	separação e rompimento; imersão; retorno.
Questão 3/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto
“Na manhã seguinte, a aldeia era um mundo completamente novo para nós. Deixamos de ser invisíveis e éramos agora o centro das atenções. [...] Eles estavam muito satisfeitos porque nós simplesmente não apresentamos nossos papéis [...] e preferimos demonstrar nossa solidariedade. [...] Isso colocou-me em contato direto [...] para a sociedade, cuja natureza eu desejava compreender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEERTZ, Clifford. Um Jogo Absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989, p. 282, 283.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as principais características do método etnográfico analise as alternativas a seguir que contemplem tais fatores.
	B
	II, III e IV apenas
Questão 4/10 - Antropologia
Atente para a seguinte citação:
“[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Conforme o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta:
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Questão 5/10 - Antropologia
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Nossa dupla tarefa é descobrir estruturas conceituais que informam o ato de nossos sujeitos, o dito no discurso social e construir um sistema de análise [...]. Em etnografia o dever da teoria é fornecer um vocábulo no qual o ato simbólico possa ser expresso, o que o ato simbólico tem a dizer sobre ele mesmo”
	A
	Não é possível alcançar a totalidade social porque o antropólogo realiza uma leitura de “segunda mão” sobre a totalidade social.
Questão 6/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“A complexidade, dimensão e heterogeneidade dos grandes centros urbanos moderno-contemporâneos introduzem novas dimensões na experiência e comportamento humanos. Esse processo foi se evidenciando de modo mais drástico a partir da Revolução Industrial, com os grandes deslocamentos populacionais, migrações e profundas transformações na estrutura e na divisão social do trabalho, com fortes consequências para a produção em geral.”
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
Questão 7/10 - Antropologia
Atente para o seguinte excerto de texto:
Nas primeiras décadas da antropologia, afirmava-se que a jovem ciência tinha como fonte de pesquisa o estudo das sociedades primitivas. Então, com a consolidação dos governos coloniais, questionava-se se a jovem ciência mal começara e já estaria fadada ao desaparecimento. Ao contrário das previsões, a antropologia afirma-se no campo do conhecimento até os dias de hoje.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a perspectiva antropológica, assinale a alternativa correta:
	C
	Define-se pela abordagem ao estudar universos sociais variados.
Questão 8/10 - Antropologia
Considere o texto a seguir
“As relações de produção costumam ser o ponto chave para abordar as sociedades camponesas. A justificativa é que o modo de produção camponês apresenta características particulares, sendo uma delas, a importância do grupo doméstico. Assim, compreender o que é o grupo doméstico e quais são os arranjos possíveis, tornou-se indispensável”. (Citação elaborada pelo autor da questão).
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o texto de Mayer Fortes, intitulado Ciclo de Desenvolvimento do Grupo Doméstico, assinale a alternativa correta:
	D
	Estabeleceu a relação entre parentesco e modo de produção.
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Há um mês no Brasil vindo da Guiné, o biólogo Abdoulaye Telly Diallo [..], passou a enfrentar nos últimos dias ofensas e olhares de desaprovação nas ruas de Cascavel. Desde que seu compatriota [...] foi isolado com a suspeita de Ebola, os imigrantes africanos e haitianos que vivem na cidade paranaense passaram a ser hostilizados: [...] Estamos passando na rua e sempre tem alguém que diz 'vão embora daqui, parem de trazer doença para o meu País'."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMBRICOLI, Fabiana. Africanos e haitianos são hostilizados no PR após suspeita de Ebola. O Estado de S. Paulo. 2014. Link de acesso: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,africanos-e-haitianos-sao-hostilizados-no-pr-apos-suspeita-de-ebola-imp-,1575862. Acesso em 26 de janeiro de 2017.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a noção de etnocentrismo, assinale a alternativa correta.
	B
	Consiste em estabelecer pré-noções sobre aqueles que são diferentes do grupo do “eu”.
Questão 10/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
"Diferentemente de Tylor, o antropólogo alemão Franz Boas (1858-1942), radicado nos Estados Unidos, enfatizou os elementos internos da cultura e é considerado o primeiro antropólogo a desenvolver uma observação direta e prolongada em uma sociedade, experiência que pautou seus posicionamentos teóricos. Segundo ele, as culturas deveriam ser entendidas com base em seus princípios e relações internas".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que descreva corretamente como Franz Boas compreende a cultura: 
	A
	Para Boas, cada cultura é única e constituída por uma série de elementos que a tornam coerente. Assim, o autor possui uma visão sistêmica de cultura.
Questão 1/10 - Antropologia
Considere o fragmento de texto a seguir:
“A indústria era movida a vapor/ Sempre pelo sangue e suor do trabalhador// Minério de ferro carvão mineral/ Mão-de-obra e capital [...]//
O pioneirismo foi da Inglaterra / mas a Revolução se espalhou / modificando toda a sociedade / fazendo do lucro uma prioridade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, C. Revolução industrial. <https://www.letras.mus.br/pre-historica/revolucao-industrial/>. Acesso 27 jan. 2017.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a Revolução Industrial, assinale as assertivas com V para as verdadeiras e F para as falsas:
	E
	V – V – F – F
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
Certa vez disse LaPlantine que o homem jamais parou de refletir sobre si mesmo. Em todas as sociedades foram elaborados modelos para explicar a vida em sociedade. No entanto, a antropologia coloca o homem em outra posição: simultaneamente produtor e objeto do conhecimento. (Texto elaborado pelo autor dessa questão).
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre os principais objetivos da antropologia, marque as assertivas, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
	B
	V – F – V – V
Questão 3/10 - Antropologia
Observe o seguinte excerto de texto:
“A última onda de determinismo biológico é uma continuação dessa longa tradição, mas com diferenças significativas em relação aos enfoques do passado. Estamos na alvorada da era genômica; uma era na qual os avanços na biologia molecular permitem medir de forma muito precisa as mais ínfimas diferenças genéticas entre humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEHTA, P. O ressurgimento do determinismo biológico na era neoliberal. <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-ressurgimento-do-determinismo-biologico-na-era-neoliberal/4/30516>. Acesso 26 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as ideias e políticas decorrentes do determinismo biológico, marque as assertivas, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
	
D
	V – V – V – F
Questão 4/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Conforme evidenciamos, os estudos de etnologia indígena passaram por várias transformações, que compreenderam o uso de diferentes ferramentas conceituais. Além disso, vimos que algumas abordagens coexistem e encerram diferenças entre si".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 109.
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente as suas abordagens da etnologia indígena:
Nota: 0.0
	B
	contatualista e indigenista
Questão 5/10 - Antropologia
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir
"As influências da célebre Expedição ao Estreito de Torres (1898) reverberavam na LSE. Como resultado, as inovações metodológicas do trabalho de campo (inclusive fotografias dos sujeitos da investigação em situações “reais”) contrapunham à antropologia de gabinete da época. Como visto, fazer trabalho de campo etnográfico não foi invenção de [Bronislaw] Malinowski, mas influências de seus mentores como W.H.R. Rivers, C.G. Seligman e Edward Westermarck. Porém, coube a Malinowski elaborar uma sustentação teórica propondo a observação participante como método próprio da antropologia."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENSAIOS E NOTAS. A antropologia vai a campo: Malinowski. Ensaios e Notas, s/p. 2016. Link de acesso: <https://ensaiosenotas.com/2016/08/14/a-antropologia-vai-a-campo-malinowski/>.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a importância do trabalho de Malinowski para a antropologia, assinale a alternativa correta.
	D
	Foi o primeiro a sintetizar métodos apropriados para pesquisa etnográfica.
Questão 6/10 - Antropologia
Considere com atenção o fragmento de texto a seguir:
“O que no comportamento humano pode ser atribuído à cultura e o que é determinado pela personalidade? Como os indivíduos se ajustam aos padrões predominantes de sua sociedade? Em que medida os tipos psicológicos e as fases de desenvolvimento psicológicos podem ser considerados universais, ou, ao contrário, são determinados pela cultura?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZAHAR. Cultura e personalidade (apresentação). <http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Cultura%20e%20personalidade.pdf>. Acesso 29 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre membros precursores da escola de Cultura e Personalidade, assinale qual dos antropólogos abaixo pertencia a esta vertente do pensamento antropológico:
	C
	Margareth Mead.
Questão 7/10 - Antropologia
Considere o fragmento de texto a seguir:
"O pioneirismo da Grã-Bretanha apontou a concentração industrial por necessidade tanto técnica, exigida pela mecanização, como financeira, geradora de lucros no interior do funcionamento integral do sistema capitalista. Com a primeira Revolução Industrial, o protagonismo da industrialização ocorreu pela produção têxtil. Em grande medida, o movimento da acumulação primitiva de capital derivado do sucesso do mercantilismo e das novas fronteiras de exploração colonialista entre os séculos XVI e XVIII favoreceu a Grã- -Bretanha, enquanto berço do padrão de industrialização originária. Para isso contou também a submissão do Estado aos interesses da burguesia, desde a Revolução Gloriosa de 1688 que havia esvaziado o poder do clero e da monarquia inglesa. Complementa o prévio périplo industrializante pioneiro, a divisão social do trabalho imposta por meio do cercamento nas terras inglesas, capaz de gerar enorme excedente da mão de obra do campo para as cidades. Adicionalmente, a combinação entre a farta produção de matérias primas proveniente das colônias e o uso crescente das novas máquinas de tear potencializou a indústria metalúrgica e de mineração de carvão."
	E
	sociedades quentes
Questão 8/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“[...] o modelo analítico pretendido pelo estrutural-funcionalismo é um modelo que se preocupa com a lógica interna do sistema social de cada sociedade. Dito de outro modo, como funciona determinada sociedade num dado momento do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Oliveira, Santana & Alves. Radcliffe-Brown e o Estrutural-funcionalismo: a questão da mudança na estrutura e no sistema social. Revista Diálogos, Maringá,  n 11, p. 234-254, abr./maio, 2014, p. 238.
 
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre abordagens, como as de Radcliffe-Brown que privilegiavam os elementos internos de uma cultura e a coesão social, assinale as assertivas, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas
	E
	V-V-V-V
uestão 9/10 - Antropologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A noção de cultura é inerente à reflexão das ciências sociais. Ela é necessária, de certo modo, para pensar a unidade da humanidade na diversidade. Ela parece fornecer uma resposta mais satisfatória a questão da diferença entre os povos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999, p.9.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre o primeiro antropólogo a utilizar o conceito de cultura, assinale qual das alternativas traz a resposta correta.
	D
	Edward Tylor.
Questão 10/10 - Antropologia
Atente para a seguinte citação:
“[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, H. Formação da ginasta envolve exigência e pressão. <https://www.usp.br/agen/?p=184508>. Acesso em: 28 jan. 2017.
Conforme o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta:
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Questão 1/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto
“Na manhã seguinte, a aldeia era um mundo completamente novo para nós. Deixamos de ser invisíveis e éramos agora o centro das atenções. [...] Eles estavam muito satisfeitos porque nós simplesmente não apresentamos nossos papéis [...] e preferimos demonstrar nossa solidariedade. [...] Isso colocou-me em contato direto [...] para a sociedade, cuja natureza eu desejava compreender”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEERTZ, Clifford. Um Jogo Absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989, p. 282, 283.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as principais características do método etnográfico analise as alternativas a seguir que contemplem tais fatores.
I. O processo de negação compreende aquele momento em que o antropólogo torna-se membro do grupo pesquisado.
II. Para fazer etnografia é necessário que o antropólogo se distancie de sua vida cotidiana e realize a imersão na sociedade do outro.
III. Na pesquisa de campo não são apenas os momentos solenes que devem ser registrados, o registro das atividades cotidianas é fundamental.
IV. Ao produzir um distanciamento de sua própria sociedade o antropólogo se torna capaz de observa-la com outros olhos, de forma crítica.
Agora, assinale a alternativa que indique apenas as corretas. 
	B
	II, III e IV apenas
Questão 2/10 - Antropologia
Atente para a seguinte citação:
“[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, H. Formação da ginasta envolve exigência e pressão. <https://www.usp.br/agen/?p=184508>. Acesso em: 28 jan. 2017.
Conforme o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta:
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: "Mesmo reconhecendo a interdependência entre os planos da natureza e da cultura, Lévi-Strauss considerava que o aparato conceitual da cultura permitiria organizar o plano da natureza. Segundo o antropólogo, são os processos lógicos de classificação do mundo que dão forma e coerência à realidade".
RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Tendo em conta o enunciado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer de disciplina de Antropologia, assinale a alternativa que indique corretamente qual elemento seria responsável por transformar o homem em um ser social: 
	A
	a criação de um universo de regras
Questão 4/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O conhecimento cumulativo não se resume a uma mera introjeção de hábitos e valores. A transmissão de experiências entre gerações também leva a transformação ao longo do tempo. Como veremos, essas transformações ocorrem de diferentes formas, conforme o modo pelo qual a noção de tempo é constituída. Sigamos novamente um exemplo de Laraia (2002), que nos revela que uma sociedade de formigas, passados cem anos, estará desempenhando exatamente as mesmas funções, que estão gravadas em seu código genético. A cultura, desse modo, é alavanca que introduz a história (ou o tempo mítico), como ocorre em outras sociedades".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho acima e o conteúdo trabalhado ao longo da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente uma tipologia para as transformações das sociedades humanas.
	A
	Transformações internas e externas
Questão 5/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Conforme evidenciamos, os estudos de etnologia indígena passaram por várias transformações, que compreenderam o uso de diferentes ferramentas conceituais. Além disso, vimos que algumas abordagens coexistem e encerram diferenças entre si".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 109.
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente as suas abordagens da etnologia indígena:
	
	A
	Americanista e contatualista.
Questão 6/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O ofício do antropólogo consiste na tentativa constante de se distanciar de tudo aquilo que é familiar e tornar inteligível o que lhe parece estranho e exótico. Grande parte desse exercício é o resultado do método da pesquisa de campo, talvez a principal ferramenta para a produção do conhecimento antropológico. Segundo DaMatta (1978), o trabalho do campo compreende uma série de movimentos".
	A
	separação e rompimento; imersão; retorno.
Questão 7/10 - Antropologia
Considere com atenção o fragmento de texto a seguir:
“O que no comportamento humano pode ser atribuído à cultura e o que é determinado pela personalidade? Como os indivíduos se ajustam aos padrões predominantes de sua sociedade? Em que medida os tipos psicológicos e as fases de desenvolvimento psicológicos podem ser considerados universais, ou, ao contrário, são determinados pela cultura?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZAHAR. Cultura e personalidade (apresentação). <http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Cultura%20e%20personalidade.pdf>. Acesso 29 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre membros precursores da escola de Cultura e Personalidade, assinale qual dos antropólogos abaixo pertencia a esta vertente do pensamento antropológico:
	C
	Margareth Mead.
Questão 8/10 - Antropologia
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir
“O conhecimento antropológico resulta de um singular processo de construção de pensamento que não se gesta nem antes, nem depois, mas no meio [...] Assistimos, assim, à explicitação de uma premissa importante para a produção do conhecimento antropológico, a de que não há situações [...] sem sujeito, seja o do antropólogo, seja o do ‘nativo’, ambos munidos de intencionalidades e de inteligências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, A. L. C. da; ECKERT, C. Apresentação. In: Horizontes antropológicos, Porto Alegre:  v. 15, n. 32, p. 9-20,  dez.,  2009, p. 10.
Tendo por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, assinale a alternativa que apresenta um dos aspectos centrais da pesquisa na área antropológica:
	A
	Método Etnográfico.
Questão 9/10 - Antropologia
Considere o texto a seguir
“As relações de produção costumam ser o ponto chave para abordar as sociedades camponesas. A justificativa é que o modo de produção camponês apresenta características particulares, sendo uma delas, a importância do grupo doméstico. Assim, compreender o que é o grupo doméstico
e quais são os arranjos possíveis, tornou-se indispensável”. (Citação elaborada pelo autor da questão).
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o texto de Mayer Fortes, intitulado Ciclo de Desenvolvimento do Grupo Doméstico, assinale a alternativa correta:
	D
	Estabeleceu a relação entre parentesco e modo de produção.
Questão 10/10 - Antropologia
Observe o seguinte excerto de texto:
“A última onda de determinismo biológico é uma continuação dessa longa tradição, mas com diferenças significativas em relação aos enfoques do passado. Estamos na alvorada da era genômica; uma era na qual os avanços na biologia molecular permitem medir de forma muito precisa as mais ínfimas diferenças genéticas entre humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEHTA, P. O ressurgimento do determinismo biológico na era neoliberal. <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-ressurgimento-do-determinismo-biologico-na-era-neoliberal/4/30516>. Acesso 26 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as ideias e políticas decorrentes do determinismo biológico, marque as assertivas, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
	D
	V – V – V – F
Questão 1/10 - Antropologia
Atente para a seguinte citação:
“[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, H. Formação da ginasta envolve exigência e pressão. <https://www.usp.br/agen/?p=184508>. Acesso em: 28 jan. 2017.
Conforme o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, a respeito das ideias de Marcel Mauss sobre as relações entre fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais, assinale a alternativa correta:
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Questão 2/10 - Antropologia
Considere o texto a seguir
“As relações de produção costumam ser o ponto chave para abordar as sociedades camponesas. A justificativa é que o modo de produção camponês apresenta características particulares, sendo uma delas, a importância do grupo doméstico. Assim, compreender o que é o grupo doméstico e quais são os arranjos possíveis, tornou-se indispensável”. (Citação elaborada pelo autor da questão).
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o texto de Mayer Fortes, intitulado Ciclo de Desenvolvimento do Grupo Doméstico, assinale a alternativa correta:
	D
	Estabeleceu a relação entre parentesco e modo de produção.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O conhecimento cumulativo não se resume a uma mera introjeção de hábitos e valores. A transmissão de experiências entre gerações também leva a transformação ao longo do tempo. Como veremos, essas transformações ocorrem de diferentes formas, conforme o modo pelo qual a noção de tempo é constituída. Sigamos novamente um exemplo de Laraia (2002), que nos revela que uma sociedade de formigas, passados cem anos, estará desempenhando exatamente as mesmas funções, que estão gravadas em seu código genético. A cultura, desse modo, é alavanca que introduz a história (ou o tempo mítico), como ocorre em outras sociedades".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho acima e o conteúdo trabalhado ao longo da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente uma tipologia para as transformações das sociedades humanas.
	D
	Transformações radicais e simples
Questão 4/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O ofício do antropólogo consiste na tentativa constante de se distanciar de tudo aquilo que é familiar e tornar inteligível o que lhe parece estranho e exótico. Grande parte desse exercício é o resultado do método da pesquisa de campo, talvez a principal ferramenta para a produção do conhecimento antropológico. Segundo DaMatta (1978), o trabalho do campo compreende uma série de movimentos".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos apresentados no livro base, assinale a alternativa que indique corretamente três elementos essenciais à pesquisa de campo antropológica:
	A
	separação e rompimento; imersão; retorno.
Questão 5/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Há um mês no Brasil vindo da Guiné, o biólogo Abdoulaye Telly Diallo [..], passou a enfrentar nos últimos dias ofensas e olhares de desaprovação nas ruas de Cascavel. Desde que seu compatriota [...] foi isolado com a suspeita de Ebola, os imigrantes africanos e haitianos que vivem na cidade paranaense passaram a ser hostilizados: [...] Estamos passando na rua e sempre tem alguém que diz 'vão embora daqui, parem de trazer doença para o meu País'."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMBRICOLI, Fabiana. Africanos e haitianos são hostilizados no PR após suspeita de Ebola. O Estado de S. Paulo. 2014. Link de acesso: http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,africanos-e-haitianos-sao-hostilizados-no-pr-apos-suspeita-de-ebola-imp-,1575862. Acesso em 26 de janeiro de 2017.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a noção de etnocentrismo, assinale a alternativa correta.
	B
	Consiste em estabelecer pré-noções sobre aqueles que são diferentes do grupo do “eu”.
Questão 6/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Outra ideia presente no senso comum é a de que o comportamento humano é influenciado por vários aspectos, tais como os instintos, o clima ou o meio ambiente. Veremos que, no caso da espécie humana essa é uma questão muito mais complexa".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Agora analise as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa que indique apenas as corretas: 
	A
	Apenas estão corretas as afirmações II, III e IV
Questão 7/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Conforme evidenciamos, os estudos de etnologia indígena passaram por várias transformações, que compreenderam o uso de diferentes ferramentas conceituais. Além disso, vimos que algumas abordagens coexistem e encerram diferenças entre si".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 109.
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente as suas abordagens da etnologia indígena:
	A
	Americanista e contatualista.
Questão 8/10 - Antropologia
Considere com atenção o fragmento de texto a seguir:
“O que no comportamento humano pode ser atribuído à cultura e o que é determinado pela personalidade? Como os indivíduos se ajustam aos padrões predominantes de sua sociedade? Em que medida os tipos psicológicos e as fases de desenvolvimento psicológicos podem ser considerados universais, ou, ao contrário, são determinados pela cultura?”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZAHAR. Cultura e personalidade (apresentação). <http://www.zahar.com.br/sites/default/files/arquivos/Cultura%20e%20personalidade.pdf>. Acesso 29 jan. 2017.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre membros precursores da escola de Cultura e Personalidade, assinale qual dos antropólogos abaixo pertencia a esta vertente do pensamento antropológico:
	C
	Margareth Mead.
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“[...] o modelo analítico pretendido pelo estrutural-funcionalismo é um modelo que se preocupa com a lógica interna do sistema social de cada sociedade. Dito de outro modo, como funciona determinada sociedade num dado momento do tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Oliveira, Santana & Alves. Radcliffe-Brown e o Estrutural-funcionalismo: a questão da mudança na estrutura e no sistema social. Revista Diálogos, Maringá,  n 11, p. 234-254, abr./maio, 2014, p. 238.
 
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre abordagens, como as de Radcliffe-Brown que privilegiavam os elementos internos de uma cultura e a coesão social, assinale as assertivas, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas
	E
	V-V-V-V
Questão 10/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: “[...] as análises de Oliveira referentes aos Terena foram influenciadas não só pelo culturalismo norte-americano, mas também pelas teorias de mudança social em voga na Inglaterra. Oliveira procurou imprimir [...] a mesma linha teórica que os sociólogos brasileiros estavam desenvolvendo, o que implicava [...] enfatizar as relações trazidas pelo contato”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, V. A. do. O processo de assimilação dos Terena: as múltiplas configurações da fricção interétnica. <http://revistatrias.pro.br/artigos/ed-4/O-processo-de-assimilacao-dos-Terena.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre o conceito formulado por Roberto Cardoso de Oliveira, assinale a alternativa correta:
	B
	Fricção interétnica.
Questão 1/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"As teoria evolucionistas, embora tenham tido o mérito de consolidar a ideia de unidade lógica da espécie, não se descolaram daquele olhar etnocêntrico, de acordo com o qual o modelo de sociedade superior é o que se vivencia no dia a dia. Outro problema do evolucionismo era o método pautado na história conjectural. Conforme esse método, as relações estabelecidas para a passagem de um estágio a outro de desenvolvimento eram, muitas vezes, arbitrárias, e os fatos, manipulados. Nesse caso, havia um esquema pronto sobre os estágios de desenvolvimento, os quais deveriam ser mantidos, independentemente dos fatos apresentados".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente quais eram os estágios do desenvolvimento estabelecidos pelos evolucionistas: 
	A
	primitivo, barbárie e civilização
Questão 2/10 - Antropologia
Atente para o seguinte excerto de texto:
Nas primeiras décadas da antropologia, afirmava-se que a jovem ciência tinha como fonte de pesquisa o estudo das sociedades primitivas. Então, com a consolidação dos governos coloniais, questionava-se se a jovem ciência mal começara e já estaria fadada ao desaparecimento. Ao contrário das previsões, a antropologia afirma-se no campo do conhecimento até os dias de hoje.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a perspectiva antropológica, assinale a alternativa correta:
	C
	Define-se pela abordagem ao estudar universos sociais variados.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia com atenção o seguinte fragmento de texto:
“[...] dentro dos limites do Parque Nacional do Xingu, os xinguanos propriamente ditos (Kamayurá, Kalapalo, Trumai, Waurá etc.) desprezam toda a reserva de proteínas existentes nos grandes mamíferos, cuja caça lhes é interditada por motivos culturais [...]. Os Kayabi, que habitam o Norte do Parque, são excelentes caçadores e preferem justamente os mamíferos de grande porte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 26.
Considerando o conteúdo abordado no livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a ideia de determinismo geográfico, assinale a alternativa correta:
	
B
	As sociedades humanas são determinadas pelas suas características ambientais.
Questão 4/10 - Antropologia
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir.
“O trabalho de campo, não há mais como se furtar à evidência, é constituído e atravessado por eventos de linguagem, os nossos (dos pesquisadores de campo) dados são constituídos [...] em condições discursivas, dialógicas. [...] são apropriados apenas através de formas textualizadas. Vale dizer que os eventos e os encontros da pesquisa se tornam anotações de campo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EINHARDT, Bruno Mafra Ney; PEREZ, Léa Freitas. Da Lição de Escritura. Horizontes Antropológicos,  Porto Alegre,  v. 10, n. 22, p. 233-254,  Dez.  2004, p.  235, 236.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a questão da autoridade etnográfica, formulada por James Clifford, assinale a alternativa correta:
	D
	A autoridade é o resultado da impressão, segundo a qual, uma vez que o antropólogo esteve lá e teve acesso à realidade nativa, sua narrativa é inquestionável.
stão 5/10 - Antropologia
Observe o seguinte excerto de texto:
“A última onda de determinismo biológico é uma continuação dessa longa tradição, mas com diferenças significativas em relação aos enfoques do passado. Estamos na alvorada da era genômica; uma era na qual os avanços na biologia molecular permitem medir de forma muito precisa as mais ínfimas diferenças genéticas entre humanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEHTA, P. O ressurgimento do determinismo biológico na era neoliberal. <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-ressurgimento-do-determinismo-biologico-na-era-neoliberal/4/30516>. Acesso 26 jan. 2017.
	D
	V – V – V – F
Questão 6/10 - Antropologia
Atente para a seguinte citação:
“[...] em busca da perfeição, as ginastas desenvolvem o respeito, a disciplina, a perseverança, a responsabilidade e também adquirem hábitos saudáveis [...]. A ginástica artística como atividade física, formativa e de lazer também apresenta características dessas particularidades culturais encontradas no contexto do esporte de alto rendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, H. Formação da ginasta envolve exigência e pressão. <https://www.usp.br/agen/?p=184508>. Acesso em: 28 jan. 2017.
	E
	Há uma articulação profunda entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. O objetivo é compreender como o último influencia os demais.
Questão 7/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"O debate em torno da universalidade da espécie humana se colocou como uma questão filosófica. Como pensar a unidade da espécie humana em meio à diversidade? Essa questão foi o centro do humanismo francês do qual Rousseau foi um dos fundadores. Segundo Lévi-Strauss (1993), a unidade da espécie seria possível graças a existência de uma mesma capacidade lógica em ordenar e classificar o mundo, ainda que varie a maneira de se fazer isso".
	A
	Para o autor, o humanismo consiste em perceber as diferenças considerando-se as suas propriedades, o que exige distanciamento dos valores do observador.
Questão 8/10 - Antropologia
Considere o seguinte texto:
“[...] E a dívida da etnologia para com Rousseau aumenta a medida em que, não contente em ter situado com extrema precisão uma ciência ainda por surgir no quadro das ciências humanas, ele preparou o etnólogo com sua obra [...] com o reconforto fraterno de uma imagem a qual ele mesmo pode se reconhecer [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LÉVI-STRAUSS, Claude. Jean-Jaques Rousseau, o fundador das ciências do homem. In.: Antropologia Estrutural II.
São Paulo, Cosac Naif, 2103, p. 47.
	A
	F-F-V-V
Questão 9/10 - Antropologia
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Nossa dupla tarefa é descobrir estruturas conceituais que informam o ato de nossos sujeitos, o dito no discurso social e construir um sistema de análise [...]. Em etnografia o dever da teoria é fornecer um vocábulo no qual o ato simbólico possa ser expresso, o que o ato simbólico tem a dizer sobre ele mesmo”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEERTZ, Cliford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989, p. 37, 38.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a negação de Clifford Geertz quanto à pretensão funcionalista de atingir a totalidade social, assinale a alternativa correta:
	A
	Não é possível alcançar a totalidade social porque o antropólogo realiza uma leitura de “segunda mão” sobre a totalidade social.
Questão 10/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Conforme evidenciamos, os estudos de etnologia indígena passaram por várias transformações, que compreenderam o uso de diferentes ferramentas conceituais. Além disso, vimos que algumas abordagens coexistem e encerram diferenças entre si".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 109.
Tendo em conta o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente as suas abordagens da etnologia indígena:
	A
	Americanista e contatualista.
Questão 1/10 - Antropologia
Observe atentamente a figura a seguir
Após a avaliação, caso queira acessar o conteúdo completo relativo à figura, ele está disponível em RIBEIRO, A. Teoria e prática em Antropologia. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 146.
Tendo como referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o triângulo racial brasileiro, analise as sentenças que contemplem tais fatores.
	B
	III e IV apenas
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o texto a seguir:
“A contribuição analítica de Dumont se bifurca, por mais estreitamente associados que os dois rumos se encontrem em sua obra: a análise do fenômeno da distribuição diferencial do “valor”, elaborada sob a forma de uma “teoria da hierarquia” (e das “ideias-valor”), e a análise do fenômeno do individualismo, elaborada sob a forma historicamente mais precisa da “ideologia do individualismo” (em sua intrínseca relação com a cultura ocidental).
A teoria da hierarquia procura dar conta do fenômeno, considerado universal, da distribuição diferencial do valor em todas as dimensões da experiência humana (cognitiva e moralmente). Ela se manifesta sob a forma do “englobamento do contrário”, condição em que, numa determinada dimensão ou nível de alguma totalidade ou conjunto, se manifestam ao mesmo tempo relações de oposição e pertencimento entre dois elementos. A oposição hierárquica difere da “oposição distintiva” pela intrínseca diferença e contiguidade entre os elementos em um determinado nível, correspondendo a um “escândalo lógico”, transgressor da lógica da identidade e da não contradição.”
	D
	As afirmações I, II e IV estão corretas.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir:
“Não existe, até onde eu sei, qualquer evidência de algo que caracterize as ondas de globalização como cíclicas, mas elas tendem a ter algumas características em comum. Todas foram multidimensionais, envolvendo forças e processos político-militares, econômicos e culturais, cada uma com uma dinâmica dominante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THERBORN, G. Globalização e desigualdade: questões de conceituação e esclarecimento. Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n. 6, p. 122-169, jul/dez, 2001. p. 128.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as origens da globalização na sociedade ocidental, assinale a alternativa correta:
	C
	Trata-se de um fenômeno antigo, cujas origens remontam a fatos como as rotas comerciais.
Questão 4/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“O site oficial da Funai classifica uma terra indígena como “porção do território nacional, de propriedade da União” e monitorada por órgãos federais, “habitada por um ou mais povos indígenas” e “por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas”.
É considerada “necessária à reprodução física e cultural” dos indígenas, “segundo seus usos, costumes e tradições”. A Funai ainda diz que ela é “imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários” ao bem-estar desses povos — uma referência à conservação das florestas.
	D
	Vinculação com o território, laços de pertencimento entre os membros do grupo, ligação sócio-histórica, presença de elementos de vinculação cultural.
Questão 5/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo 'cultura' para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno. Entre esses sentidos mais antigos de cultura, dois, em especial, sobreviveram em formato modificado. Um deles é que em certas sociedades algumas pessoas possuem cultura, e outras não. O outro se refere ao conceito próximo, embora bastante diferente, de que certas sociedades possuem cultura, enquanto outras não.
	B
	cultura popular e cultura erudita
Questão 6/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto.
 “Mas a democracia, como todo regime político, não se reduz a um conjunto de instituições jurídicas. Ela vive também em função de uma ética própria, centrada em torno de valores fundamentais. Ela se alimenta, ademais, de uma prática ou estilo de vida. A prática democrática é formada pelos costumes do povo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMPARATO, Fábio Konder. Sentido e alcance do processo eleitoral no regime democrático. Estudos Avançados.,  São Paulo,  v. 14, n. 38, p. 307-320,  Apr.  2000, 319.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a importância do título de eleitor nas áreas rurais do Brasil, em especial entre as décadas de 1970-80, assinale as assertivas, marcando V para Verdadeiro e F para falso.
	B
	F-V-V-V
Questão 7/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Umberto Eco (2006), em Apocalípticos e integrados, destaca que a cultura de massa é também industrial. Esta necessita de lucro para sobreviver, e para isso é necessário que venda. Desta forma, o produto deve agradar ao freguês numa troca entre produtor e receptor, por isso, a relação entre emissor e receptor não é de mão única. O erro dos apocalípticos-aristocráticos é pensar que a cultura de massa seja ruim, por ser um fato industrial, não considerando que a indústria também necessita sobreviver, sendo ela também dependente de seus consumidores.”
Fonte: COUTO, E. S.; MELO, C.; MOREIRA, A. P.; XAVIER, M. Da cultura de massa às interfaces na era digital. Revista Entreideias, n. 14, 2008. Disponível em: ttp://dx.doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3216
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Antropologia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito da cultura de massa:
	E
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Questão 8/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"A constituição reconheceu o direito de posse dos povos originários aos territórios tradicionalmente ocupados, criando instrumentos legais para a política de demarcação de terras. Vale destacar que, apesar de caber ao antropólogo o laudo final, reconhecendo a etnicidade indígena, o critério principal é a autodeterminação, o qual consiste na construção de uma identidade coletiva que apresenta elementos de diferenciação em relação à sociedade nacional".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
	C
	Apenas
as afirmações I e III estão corretas
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: "Atualmente, principalmente com o advento das cotas raciais, o racismo passou a ser discutido no Brasil, mas nem sempre foi assim. Em um passado não tão distante, imperava a ideia de que o racismo não era uma marca brasileira e que o convívio das três raças formadoras do Brasil era harmonioso. Havia a ideia de que o povo brasileiro seria visto como acolhedor, capaz de receber todos os grupos e etnias que aqui convivem em plena integração".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos discutidos no livro base da disciplina 'Teoria e Prática em Antropologia', assinale a alternativa que indique corretamente qual mito sobre a formação social brasileira que melhor exprime a ideia presente no enunciado acima
	C
	democracia racia
Questão 10/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“O seu objeto [das ciências sociais] transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações [...] que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados,  São Paulo ,  v. 8, n. 21, p. 147-163,  Ago,  1994, p. 147.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia Alternativa, sobre a popularização de termos como globalização e mundialização na década de 1990, assinale as assertivas, mascando V para verdadeiro e F para falso.
	A
	V – F – F – V
Questão 1/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“[...] o governo de Vargas sempre se caracterizou pela exaltação ao nacionalismo. Porém, em um Brasil com apenas quatrocentos anos de história, cuja maior parte da população era composta de descendentes de escravos e pessoas marginalizadas, principalmente negros e mestiços, havia o problema da identidade nacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto inteiro, está disponível em: BENEVIDES, A. Projeto nacionalista de Getúlio Vargas se beneficiou do samba. <http://www.usp.br/agen/repgs/2004/pags/096.htm>. Acesso 22 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a consolidação de uma identidade nacional durante o governo de Getúlio Vargas, assinale a alternativa correta:
	B
	Foi um projeto político em que determinados aspectos e manifestações nacionais tornaram-se amplamente valorizados.
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"A outra face da moeda de Era Vargas foi a campanha de nacionalização, voltada aos imigrantes europeus e a seus descendentes. O fluxo de imigração intensa, desde o final do século XIX, nas Regiões Sudeste e Sul do país, passou a representar uma ameaça aos projetos de integração da identidade nacional. Eram vários os motivos, como a manutenção da língua materna, ensinada nas escolas, e a existência de clubes específicos para os imigrantes, os quais, vale ainda observar, tinham uma vida social relativamente fechada nas colônias às quais pertenciam".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 149.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos estudados ao longo da disciplina, análise as afirmações abaixo:
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
Questão 3/10 - Antropologia
Observe atentamente a imagem a seguir
Após esta avaliação, caso queira ler o texto associado a imagem integralmente, ele está disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/perspectiva/o-futuro-era-branco. Acesso em: 31 de janeiro de 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre os diferentes posicionamentos e ideias relacionadas às três raças formadoras do Brasil, correlacione corretamente o autor com sua respectiva ideia.
	A
	2-3-5-4-1
Questão 4/10 - Antropologia
“O ‘brasil’ com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior[...] o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território [...], e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DaMatta, Roberto. “O que faz do brasil, Brasil?” Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p. 8.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as características que definem o ethos do Brasil, assinale a alternativa correta.
	E
	a importância das relações pessoais.
Questão 5/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Dumont foi um antropólogo francês que propôs uma interpretação da ideologia moderna de modo comparativo, partindo do seu oposto, a hierarquia. Em sua obra, o estudo da sociedade indiana mostrou ser uma importante ferramenta, pois permitiu um distanciamento do Ocidente, para olhar de modo analítico aquilo que antes era natural. Dumont (2008) estabeleceu dois modelos sociais e ideológicos distintos:  o hierárquico e o individualista.”
Fonte: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 5.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Antropologia, assinale a alternativa que expõe, corretamente, o diagnóstico realizado por Roberto DaMatta acerca da sociedade brasileira a partir das categorias de Dumont:
	D
	O Brasil seria um híbrido, combinando elementos individualistas e hierárquicos.
Questão 6/10 - Antropologia
Considere o fragmento de texto a seguir
“A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nomenclatura utilizada atualmente, foi criada pelo decreto-lei n.º 926, de 10 de outubro de 1969. Reconhecida por suas anotações, a CTPS é hoje um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está acessível em: MINISTÉRIO DO TRABALHO. Carteira de Trabalho e previdência social (CTPS). <http://trabalho.gov.br/carteira-de-trabalho-e-previdencia-social-ctps>. Acesso em: 30 jan. 2017.
	C
	Reforçava a lógica hierárquica, já que poucas pessoas possuíam carteira de trabalho assinada.
Questão 7/10 - Antropologia
Atente para o fragmento de texto a seguir
“Porque a sociedade brasileira é mestre em transições equilibradas e em conciliações, estabeleceu-se no Brasil a lógica relacional, cuja principal característica é a capacidade de inventar pontes [...]. Como esses espaços são segregados e afastados uns dos outros, as festas são momentos importantes para a sociedade brasileira, pois por meio delas se pode relacionar os espaços reunindo-os [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POKULAT, L. Um olhar sobre o romance malandro. <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0198-8/Trabalhos/61.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as interpretações de Roberto DaMatta sobre o carnaval e o desfile de 7 de setembro, marque as assertivas com V para verdadeiro e F para falso:
	B
	V – F – V – F
Questão 8/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“O site oficial da Funai classifica uma terra indígena como “porção do território nacional, de propriedade da União” e monitorada por órgãos federais, “habitada por um ou mais povos indígenas” e “por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas”.
É considerada “necessária à reprodução física e cultural” dos indígenas, “segundo
seus usos, costumes e tradições”. A Funai ainda diz que ela é “imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários” ao bem-estar desses povos — uma referência à conservação das florestas.
O reconhecimento e regularização das terras indígenas no Brasil são feitos pelo Executivo federal. Até 2018, a Funai era o órgão responsável por identificar e realizar a demarcação de novas terras indígenas — que eram então homologadas, por decreto, pela Presidência da República. No atual governo, a demarcação ficará sob o Ministério da Agricultura.”
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/01/11/O-que-s%C3%A3o-terras-ind%C3%ADgenas.-E-qual-a-autonomia-de-seus-ocupantes
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Antropologia, assinale a alternativa que expõe, corretamente, os elementos que devem ser pautados para o reconhecimento de povos indígenas no Brasil:
	D
	Vinculação com o território, laços de pertencimento entre os membros do grupo, ligação sócio-histórica, presença de elementos de vinculação cultural.
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Umberto Eco (2006), em Apocalípticos e integrados, destaca que a cultura de massa é também industrial. Esta necessita de lucro para sobreviver, e para isso é necessário que venda. Desta forma, o produto deve agradar ao freguês numa troca entre produtor e receptor, por isso, a relação entre emissor e receptor não é de mão única. O erro dos apocalípticos-aristocráticos é pensar que a cultura de massa seja ruim, por ser um fato industrial, não considerando que a indústria também necessita sobreviver, sendo ela também dependente de seus consumidores.”
	E
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Questão 10/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Os fandangos são normalmente narrados como celebrações relacionadas aos mutirões de trabalho realizados em sítios e vilas que agregam pequenas propriedades familiares, comuns tanto em áreas litorâneas como interioranas (ver foto 3 na p.410). Contudo, há algumas décadas, os mutirões têm se tornado eventuais e, pelo menos desde a década de 1960, a prática do fandango ganhou novos circuitos de organização e produção, que envolvem a formação de grupos e associações culturais, gravação de discos e filmes, realização de oficinas para crianças e jovens, apresentações nos próprios municípios em festas tradicionais, culturais e turísticas, participação em mostras culturais nas capitais dos estados e outras localidades (ver foto 4 na p. 411), elaboração de projetos para editais que premiam grupos e mestres, entre outros. Recentemente, o fandango foi declarado bem de referência do patrimônio cultural brasileiro no âmbito das políticas de patrimônio imaterial empreendidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).”
	D
	Cultura popular é aquela construída em oposição à noção de erudito, formada por manifestações e conhecimentos populares.
Questão 1/10 - Antropologia
Considere o seguinte fragmento de texto:
“O seu objeto [das ciências sociais] transforma-se de modo visível, em amplas proporções e, sob certos aspectos, espetacularmente. Pela primeira vez, são desafiadas a pensar o mundo como uma sociedade global. As relações [...] que se desenvolvem em escala mundial, adquirem preeminência sobre as relações, processos e estruturas que se desenvolvem em escala nacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IANNI, Octavio. Globalização: novo paradigma das ciências sociais. Estudos Avançados,  São Paulo ,  v. 8, n. 21, p. 147-163,  Ago,  1994, p. 147.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia Alternativa, sobre a popularização de termos como globalização e mundialização na década de 1990, assinale as assertivas, mascando V para verdadeiro e F para falso.
	A
	V – F – F – V
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o texto a seguir:
“A contribuição analítica de Dumont se bifurca, por mais estreitamente associados que os dois rumos se encontrem em sua obra: a análise do fenômeno da distribuição diferencial do “valor”, elaborada sob a forma de uma “teoria da hierarquia” (e das “ideias-valor”), e a análise do fenômeno do individualismo, elaborada sob a forma historicamente mais precisa da “ideologia do individualismo” (em sua intrínseca relação com a cultura ocidental).
A teoria da hierarquia procura dar conta do fenômeno, considerado universal, da distribuição diferencial do valor em todas as dimensões da experiência humana (cognitiva e moralmente). Ela se manifesta sob a forma do “englobamento do contrário”, condição em que, numa determinada dimensão ou nível de alguma totalidade ou conjunto, se manifestam ao mesmo tempo relações de oposição e pertencimento entre dois elementos. A oposição hierárquica difere da “oposição distintiva” pela intrínseca diferença e contiguidade entre os elementos em um determinado nível, correspondendo a um “escândalo lógico”, transgressor da lógica da identidade e da não contradição.”
As afirmações I, II e IV estão corretas.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia o texto a seguir:
“Dumont se dedicou à análise de numerosos problemas relativos ao estatuto da oposição e convivência entre esses princípios em diferentes contextos históricos ou à própria história da constituição da forma paradoxal de holismo em que consiste o individualismo, com questões históricas mais precisas como a do “renunciante” indiano enquanto “indivíduo”, a do “individualismo fora do mundo” da Europa medieval ou a das “perversões” da hierarquia em certas combinações sociais (como as do racismo e do nazismo do século XX).”
	D
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 5/10 - Antropologia
“Quando um deputado brasileiro troca de partido, raramente se fala de traição. O mesmo não ocorre com o torcedor que troca de time de futebol. Este é, em geral, chamado de vira-casaca, termo que designa alguém que trocou de lado e que, portanto, não é muito confiável. Por que a troca de lado é aceita na política, esfera que decide a vida de milhares de pessoas, mas é mal vista num esporte?”
Após esta avaliação, caso queira ver o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEN, Ruben George. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Horizontes antropológicos. Porto Alegre, v. 8, n. 17, p. 269-270,  Jun.  2002, p. 269.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a importância da obra de Roberto DaMatta para a antropologia brasileira, assinale a alternativa correta;
	B
	Foi pioneiro ao apontar grandes temas (sociológicos) a partir de uma perspectiva antropológica.
Questão 6/10 - Antropologia
Atente para o fragmento de texto a seguir
“Porque a sociedade brasileira é mestre em transições equilibradas e em conciliações, estabeleceu-se no Brasil a lógica relacional, cuja principal característica é a capacidade de inventar pontes [...]. Como esses espaços são segregados e afastados uns dos outros, as festas são momentos importantes para a sociedade brasileira, pois por meio delas se pode relacionar os espaços reunindo-os [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POKULAT, L. Um olhar sobre o romance malandro. <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0198-8/Trabalhos/61.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as interpretações de Roberto DaMatta sobre o carnaval e o desfile de 7 de setembro, marque as assertivas com V para verdadeiro e F para falso:
	B
	V – F – V – F
Questão 7/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo 'cultura' para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno. Entre esses sentidos mais antigos de cultura, dois, em especial, sobreviveram em formato modificado. Um
deles é que em certas sociedades algumas pessoas possuem cultura, e outras não. O outro se refere ao conceito próximo, embora bastante diferente, de que certas sociedades possuem cultura, enquanto outras não.
(Referência: MINTZ, Sidney W. Cultura: uma visão antropológica. Tradução do ensaio “Culture: An Anthropological View publicado originalmente em The Yale Review, XVII (4), 1982, p. 499-512. Revisão de Leda Maia, Maria Regina Celestino de Almeida e Cecília Azevedo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v14n28/a10v1428.pdf>).
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no livro Teoria e Prática em Antropologia sobre a definição de cultura, assinale a alternativa que indique corretamente dois tipos distintos de cultura:
	B
	cultura popular e cultura erudita
Questão 8/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"A constituição reconheceu o direito de posse dos povos originários aos territórios tradicionalmente ocupados, criando instrumentos legais para a política de demarcação de terras. Vale destacar que, apesar de caber ao antropólogo o laudo final, reconhecendo a etnicidade indígena, o critério principal é a autodeterminação, o qual consiste na construção de uma identidade coletiva que apresenta elementos de diferenciação em relação à sociedade nacional".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
	C
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Umberto Eco (2006), em Apocalípticos e integrados, destaca que a cultura de massa é também industrial. Esta necessita de lucro para sobreviver, e para isso é necessário que venda. Desta forma, o produto deve agradar ao freguês numa troca entre produtor e receptor, por isso, a relação entre emissor e receptor não é de mão única. O erro dos apocalípticos-aristocráticos é pensar que a cultura de massa seja ruim, por ser um fato industrial, não considerando que a indústria também necessita sobreviver, sendo ela também dependente de seus consumidores.”
	E
	Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
Questão 10/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
"Dumont foi um antropólogo francês que propôs uma interpretação da ideologia moderna de modo comparativo, partindo do seu oposto, a hierarquia. Em sua obra, o estudo da sociedade indiana mostrou ser uma importante ferramenta, pois permitiu um distanciamento do Ocidente, para olhar de modo analítico aquilo que antes era natural".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
Considerando o trecho acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Antropologia, marque a alternativa que indique corretamente os dois modelos sociais e ideológicos estabelecidos por Dumont:
	B
	individualista e hierárquico
Questão 1/10 - Antropologia
Leia atentamente o fragmento de texto a seguir:
“Não existe, até onde eu sei, qualquer evidência de algo que caracterize as ondas de globalização como cíclicas, mas elas tendem a ter algumas características em comum. Todas foram multidimensionais, envolvendo forças e processos político-militares, econômicos e culturais, cada uma com uma dinâmica dominante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THERBORN, G. Globalização e desigualdade: questões de conceituação e esclarecimento. Sociologias, Porto Alegre, ano 3, n. 6, p. 122-169, jul/dez, 2001. p. 128.
	C
	Trata-se de um fenômeno antigo, cujas origens remontam a fatos como as rotas comerciais.
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o texto a seguir:
“Dumont se dedicou à análise de numerosos problemas relativos ao estatuto da oposição e convivência entre esses princípios em diferentes contextos históricos ou à própria história da constituição da forma paradoxal de holismo em que consiste o individualismo, com questões históricas mais precisas como a do “renunciante” indiano enquanto “indivíduo”, a do “individualismo fora do mundo” da Europa medieval ou a das “perversões” da hierarquia em certas combinações sociais (como as do racismo e do nazismo do século XX).”
Fonte: DUARTE, Luiz Fernando Dias. O VALOR DOS VALORES: LOUIS DUMONT NA ANTROPOLOGIA CONTEMPORÂNEA. Sociologia & Antropologia [online]. 2017, vol.7, n.3, pp.735-772. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752017000300735&lng=en&nrm=iso>. ISSN 2238-3875.  https://doi.org/10.1590/2238-38752017v734.
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos da disciplina de Antropologia, examine as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contém características corretas sobre o modelo individualista de Dumont a respeito da interpretação da ideologia em uma sociedade:
	D
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
Questão 3/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“O site oficial da Funai classifica uma terra indígena como “porção do território nacional, de propriedade da União” e monitorada por órgãos federais, “habitada por um ou mais povos indígenas” e “por ele(s) utilizada para suas atividades produtivas”.
É considerada “necessária à reprodução física e cultural” dos indígenas, “segundo seus usos, costumes e tradições”. A Funai ainda diz que ela é “imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários” ao bem-estar desses povos — uma referência à conservação das florestas.
O reconhecimento e regularização das terras indígenas no Brasil são feitos pelo Executivo federal. Até 2018, a Funai era o órgão responsável por identificar e realizar a demarcação de novas terras indígenas — que eram então homologadas, por decreto, pela Presidência da República. No atual governo, a demarcação ficará sob o Ministério da Agricultura.”
Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/01/11/O-que-s%C3%A3o-terras-ind%C3%ADgenas.-E-qual-a-autonomia-de-seus-ocupantes
	D
	Vinculação com o território, laços de pertencimento entre os membros do grupo, ligação sócio-histórica, presença de elementos de vinculação cultural.
Questão 4/10 - Antropologia
Leia atentamente o texto a seguir.
Segundo o dicionário Aurélio, a palavra folclore significa: 1 - Ciência das tradições e usos populares; 2 - Conjunto das tradições, lendas ou crenças populares de um país expressas em danças, provérbios, contos ou canções; 3 - Cultura popular de um povo.
Após esta avaliação, caso queira consultar a fonte, ela está disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/folclore. Acesso em 25 de janeiro de 2017.
Tomando por referência o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o folclore, assinale a alternativa correta.
	B
	Passou a valorizar a cultura popular, registrando suas manifestações.
Questão 5/10 - Antropologia
“O ‘brasil’ com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior[...] o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território [...], e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DaMatta, Roberto. “O que faz do brasil, Brasil?” Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p. 8.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as características que definem o ethos do Brasil, assinale a alternativa correta.
	E
	a importância das relações pessoais.
Questão 6/10 - Antropologia
Leia o texto a seguir:
“A contribuição analítica de Dumont se bifurca, por mais estreitamente associados que os dois rumos se encontrem em sua obra: a análise do fenômeno da distribuição diferencial do “valor”, elaborada sob a forma de uma “teoria da hierarquia” (e das “ideias-valor”), e a análise do fenômeno do individualismo, elaborada sob a forma historicamente mais precisa da “ideologia do individualismo” (em sua intrínseca relação com a cultura ocidental).
	D
	As afirmações
I, II e IV estão corretas.
Questão 7/10 - Antropologia
Leia com atenção o fragmento de texto a seguir
“Artigo 231 – ‘São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens’".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, S. F. Os índios em face à Constituição Federal. <http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1602/Os-indios-em-face-a-Constituicao-Federal-88>. Acesso 25 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, assinale a alternativa que completa o raciocínio – quanto às conquistas dos direitos indígenas, a Constituição de 1988:
	B
	Passou a reconhecer a diversidade cultural no interior do Estado Nacional.
Questão 8/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir:
“Os fandangos são normalmente narrados como celebrações relacionadas aos mutirões de trabalho realizados em sítios e vilas que agregam pequenas propriedades familiares, comuns tanto em áreas litorâneas como interioranas (ver foto 3 na p.410). Contudo, há algumas décadas, os mutirões têm se tornado eventuais e, pelo menos desde a década de 1960, a prática do fandango ganhou novos circuitos de organização e produção, que envolvem a formação de grupos e associações culturais, gravação de discos e filmes, realização de oficinas para crianças e jovens, apresentações nos próprios municípios em festas tradicionais, culturais e turísticas, participação em mostras culturais nas capitais dos estados e outras localidades (ver foto 4 na p. 411), elaboração de projetos para editais que premiam grupos e mestres, entre outros. Recentemente, o fandango foi declarado bem de referência do patrimônio cultural brasileiro no âmbito das políticas de patrimônio imaterial empreendidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).”
Fonte: CORREA, Joana Ramalho Ortigão. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO FANDANGO COMO EXPRESSÃO CULTURAL POPULAR E TEMA DE ESTUDOS DE FOLCLORE. Sociologia & Antropologia. [online]. 2016, vol.6, n.2, pp.407-445. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752016000200407&lng=en&nrm=iso>. ISSN 2238-3875.  https://doi.org/10.1590/2238-38752016v625.
	D
	Cultura popular é aquela construída em oposição à noção de erudito, formada por manifestações e conhecimentos populares.
Questão 9/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo 'cultura' para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno. Entre esses sentidos mais antigos de cultura, dois, em especial, sobreviveram em formato modificado. Um deles é que em certas sociedades algumas pessoas possuem cultura, e outras não. O outro se refere ao conceito próximo, embora bastante diferente, de que certas sociedades possuem cultura, enquanto outras não.
(Referência: MINTZ, Sidney W. Cultura: uma visão antropológica. Tradução do ensaio “Culture: An Anthropological View publicado originalmente em The Yale Review, XVII (4), 1982, p. 499-512. Revisão de Leda Maia, Maria Regina Celestino de Almeida e Cecília Azevedo. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tem/v14n28/a10v1428.pdf>).
Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no livro Teoria e Prática em Antropologia sobre a definição de cultura, assinale a alternativa que indique corretamente dois tipos distintos de cultura:
	B
	cultura popular e cultura erudita
Questão 10/10 - Antropologia
“Quando um deputado brasileiro troca de partido, raramente se fala de traição. O mesmo não ocorre com o torcedor que troca de time de futebol. Este é, em geral, chamado de vira-casaca, termo que designa alguém que trocou de lado e que, portanto, não é muito confiável. Por que a troca de lado é aceita na política, esfera que decide a vida de milhares de pessoas, mas é mal vista num esporte?”
Após esta avaliação, caso queira ver o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEN, Ruben George. Futebol e identidade social: uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes. Horizontes antropológicos. Porto Alegre, v. 8, n. 17, p. 269-270,  Jun.  2002, p. 269.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre a importância da obra de Roberto DaMatta para a antropologia brasileira, assinale a alternativa correta;
	
	B
	Foi pioneiro ao apontar grandes temas (sociológicos) a partir de uma perspectiva antropológica.
Questão 1/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"A constituição reconheceu o direito de posse dos povos originários aos territórios tradicionalmente ocupados, criando instrumentos legais para a política de demarcação de terras. Vale destacar que, apesar de caber ao antropólogo o laudo final, reconhecendo a etnicidade indígena, o critério principal é a autodeterminação, o qual consiste na construção de uma identidade coletiva que apresenta elementos de diferenciação em relação à sociedade nacional".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
	C
	Apenas as afirmações I e III estão corretas
Questão 2/10 - Antropologia
Leia o trecho a seguir: 
"A outra face da moeda de Era Vargas foi a campanha de nacionalização, voltada aos imigrantes europeus e a seus descendentes. O fluxo de imigração intensa, desde o final do século XIX, nas Regiões Sudeste e Sul do país, passou a representar uma ameaça aos projetos de integração da identidade nacional. Eram vários os motivos, como a manutenção da língua materna, ensinada nas escolas, e a existência de clubes específicos para os imigrantes, os quais, vale ainda observar, tinham uma vida social relativamente fechada nas colônias às quais pertenciam".
Referência: RIBEIRO, Alessandra Stremel Pesce. Teoria e Prática em Antropologia. Curitiba: Intersaberes, 2016. p. 149.
	A
	Apenas as afirmações I e II estão corretas
Questão 3/10 - Antropologia
“O ‘brasil’ com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior[...] o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território [...], e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DaMatta, Roberto. “O que faz do brasil, Brasil?” Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p. 8.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre as características que definem o ethos do Brasil, assinale a alternativa correta.
	E
	a importância das relações pessoais.
Questão 4/10 - Antropologia
Atente para o fragmento de texto a seguir
“Porque a sociedade brasileira é mestre em transições equilibradas e em conciliações, estabeleceu-se no Brasil a lógica relacional, cuja principal característica é a capacidade de inventar pontes [...]. Como esses espaços são segregados e afastados uns dos outros, as festas são momentos importantes para a sociedade brasileira, pois por meio delas se pode relacionar os espaços reunindo-os [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POKULAT, L. Um olhar sobre o romance malandro. <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0198-8/Trabalhos/61.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre as interpretações de Roberto DaMatta sobre o carnaval e o desfile de 7 de setembro, marque as assertivas com V para verdadeiro e F para falso:
I.   (  ) O carnaval, sendo um rito de inversão, possui a capacidade de dissolver temporariamente a ordem estabelecida na sociedade.
II.  (  ) O carnaval é um rito de coesão social, reforçando a ordem social

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando