Buscar

Literatura Infantojuvenil Avaliação Final (Discursiva)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Literatura Infantojuvenil (LET39)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639205) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20920168
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As histórias em quadrinhos, desde muito tempo, despertam o interesse do público infantojuvenil. Os populares gibis oferecem ao professor uma diversa gama de possibilidades para a realização de trabalhos em sala de aula. O texto associado à imagem desperta no leitor a curiosidade pela leitura. Com base no exposto, explique como surgiram as histórias em quadrinhos.
	Resposta Esperada:
Especialistas investigam a possibilidade de que as primeiras histórias em quadrinhos sejam as pinturas rupestres, pois as imagens retratadas nas paredes das cavernas eram sequenciadas e contavam uma história. No Brasil, as primeiras publicações de gibis iniciam no século XX.
	2.
	Considere o texto que segue: 
"E aqui se situa a contradição da preocupação educativa na transmissão de normas: o objeto das tarefas pedagógicas é um sujeito ideal, membro de uma sociedade que se espera construir um dia, graças à transmissão de padrões vigentes que não conseguiram concretizar a ordem social almejada. À caça do sonho, todos os conceitos pedagógicos estão voltados para a criança no sentido de dizer no que ela deve se tornar. O objetivo da pedagogia só será atingido se ela conseguir realizar um sujeito senhor de sua própria linguagem e de seus atos, dirigido pela razão e pela lógica, sujeito do consciente e destituído de conflito" (MAGALHÃES apud ZILBERMAN, 1984, p. 43). Com base no texto, disserte sobre a relação entre o universo lógico do adulto e o da criança.
FONTE: ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
	Resposta Esperada:
O texto de Magalhães expõe a ideia de transmissão de normas, advindas das instituições tradicionais e do comportamento e atitudes dos adultos. Tal ideia visa transformar a criança em um indivíduo capaz de conter suas inquietações e de responder aos eventos imprevistos de uma maneira educada e lógica. Percebe-se, desse modo, uma relação assimétrica que se estabelece entre a criança e o adulto, para além da relação familiar, adentrando quase todas as esferas de convívio social, como também a primazia dos valores e os pontos de vista dos adultos.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando