Buscar

atividade 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

’
ATIVIDADE AVALIATIVA 1/aulas 1;2;3;4 valor:5,0
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PROFª: Me. VERA FÁTIMA CORSINO DE ALMEIDA
NOME: Rafaele Souza dos Santos RGM: 053.17236
1.O FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de 
Valorização dos Profissionais da Educação) foi implantado pelo Governo Federal em janeiro de 2007 previsto para estender até 2020.
Com base nessas informações, produza um texto de, no mínimo, 8 linhas que aborde: 
A) A finalidade do FUNDEB
B) A principal diferença entre FUNDEF e FUNDEB
C) Como são feitos o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB
O FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) tem por finalidade atender toda a educação básica da creche ao ensino médio, ele venho para substituir o (FUNDEF) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, que vigorou de 1997 a 2006, e que só priorizava quatro faixas de valores por aluno/ano. O FUNDEB prioriza onze faixas constituídas da Educação Infantil, 1a a 4a série urbana, 1a a 4a série rural, 5a a 8a série urbana, 5a a 8a série rural, ensino médio urbano, ensino médio rural, ensino médio profissionalizante, educação de jovens e adultos e educação especial, e educação indígena e de quilombolas. O acompanhamento e o controle social é feito por meio do censo escolar que é feito anualmente, que calcula valor aluno ano mínimo, com isso também é usado para a distribuição do fundo e definir quais estados irão receber a complementação da União.
2. O ensino fundamental e a educação infantil, em colaboração com o Estado é de responsabilidade prioritária do poder público municipal, e o Estado se dirige prioritariamente para o Ensino Médio. Elabore um texto, de no mínimo 05 linhas, fazendo um paralelo com a realidade da educação no País.
De acordo a Constituição Federal, os municípios atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, e o Estado tem a responsabilidade com o Ensino Médio, mas a realidade e que o estado e município não investe de maneira adequada a verba que vem para a educação. É necessário que o governo Federal e as esferas estaduais e municipais invistam no setor e garantam um ensino de qualidade para todos.
3.Conforme o art. 205 da Constituição Federal: a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Comente esse artigo, tendo em vista a realidade das escolas brasileiras. Elabore um texto, de no mínimo 05 linhas, emitindo sua opinião sobre esse artigo.
 A educação é de responsabilidade do poder público (Federal, Estadual e municipal), e que o acesso ao ensino fundamental é obrigatório e gratuito para todos, mas a responsabilidade para que os alunos frequente a escola regulamente é dos pais ou responsáveis. Mas a realidade e que em muitas regiões do Brasil, as crianças trabalham para ajudar no sustento da casa e não tem incentivo da família para se dedicarem a escola.
4.A educação básica, no Brasil, compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio e, é durante este período de vida escolar que se toma posse dos conhecimentos mínimos necessários para uma cidadania completa. É capaz, também, de permitir a tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adaptar. Elabore um texto, de no mínimo 05 linhas, emitindo sua opinião sobre a afirmação.
Tendo em vista que a Educação básica no Brasil é de suma importância para o futuro, pois durante o período escolar e que vamos tendo conhecimentos básicos, tendo como princípio a compressão do outro, o respeito as diversas culturas, com ela também nos tornamos cidadãos completos, sendo capazes de ter visão para o mundo, e assim construir nossa própria história. 
5.Conforme a organização política escolar, os órgãos responsáveis por administrar a educação no Brasil estão organizados da seguinte forma (citar os respectivos órgãos):
 Federais: Ministério da Educação e Cultura e Deporto (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE);
 Estaduais: Secretarias Estaduais de Educação (SE); Delegacia Regional de Educação (DRE) e o Conselho Estadual de Educação (CE); 
 Municipais: Secretaria Municipal de Educação (SME), Conselho Municipal de Educação (CME).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais