Buscar

ação cont trabalhista

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE/MG
PROCESSO N° ___________________
DOIS IRMÃOS Ltda. EPP (empresa de pequeno porte), já devidamente qualificado no processo sob o número em epígrafe, por sua procuradora que junta neste ato instrumento de procuração, vem respeitosamente a presença da Vossa Excelência, apresentar defesa na forma de CONTESTAÇÃO A RECLAMATÓRIA TRABALHISTA, com fulcro no dispositivos art.5°,LV da Constituição Federal de 1988, que lhe move JORGE DOS ANJOS também qualificados nos autos com fundamentos e direitos que a seguir passo a expor:
I-DAS PRELIMINARES – DA INPUGNAÇÃO POR REGRA DE COMPETÊCIA TERRITORIAL. 
 Inicialmente, cumpre argüir nas preliminares a incompetência da localidade da ação que pode ser observada claramente nos autos, desta forma, Conforme o disposto no artigo 651 da CLT, a demanda trabalhista deve ser proposta na localidade em que preste seu serviços,não aonde tenha sido contratado, mesmo que tenha sido contratado no exterior.
 
II DOS FATOS
Ocorre que o reclamante pleiteou vários direitos trabalhistas, que segundo o mesmo foram sonegados durante o pacto laboral. Assim, alega que estendia sua jornada até as 14h15min, de segunda a sexta-feira, quando deveria encerrar o labor às 13h15min. Afirma, também, que tinha que chegar na empresa 15 (quinze) minutos antes do início da jornada, que era às 8h, para vestir o uniforme, cujo uso era obrigatório. Postulando, portanto, o pagamento de 1 (uma) hora extra diária pela extensão do trabalho até as 14h15min, além de 15 (minutos) por dia, em razão de ficar à disposição da reclamada antes do horário previsto no contrato de trabalho. Pleiteou, ainda, o deferimento de 45 (quarenta e cinco) minutos por dia, com adicional de 50%, a título de intervalo intrajornada, ao fundamento de que deveria ter usufruído de 1 (uma) hora de pausa para refeição e descanso, haja vista que sua jornada era superior a 6 (seis) horas, em razão das horas extras realizadas. Por fim, foi requerida a condenação da reclamada ao pagamento dos reflexos da parcela mensalmente paga sob a rubrica “prêmio” no FGTS, na contribuição previdenciária, nas férias e no décimo terceiro salário, assim como componha a base de cálculo das horas extras pleiteadas no presente feito, ao argumento de que se trata de salário, uma vez que era pago como contraprestação aos serviços realizados.
Dito isto, foi apresentado pela RECLAMADA os cartões de ponto do reclamante. Analisando-os, percebe- se que os horários ali consignados são muito próximos aos contratuais. Normalmente, o trabalhador assinalava o início do trabalho às 07h58min e o término às 13h16min. os horários ali consignados são muito próximos aos contratuais. Normalmente, o trabalhador assinalava o início do trabalho às 07h58min e o término às 13h16min No tocante ao prêmio, a RECLAMADA esclarece que era pago todo mês, independentemente do desempenho profissional, seguindo orientação da empresa que lhe presta assessoria contábil. Neste sentido foi designada audiência única, pela Vara do Trabalho. 
III- DA INPUGNAÇÃO PELA JORNADA DE TRABALHO CATALOGADOS NOS DIPOSITIVOS LEGAIS Art. 7º, inciso XIII Art. 58; Art. 58-A; Art. 74, § 2º.
1- INPUGNAÇÃO DAS HORAS EXTRAS E INTRAJORNADAS, SOBRE ÉGIDE DOS DISPOSITIVOS LEGAIS Art. 7º, inciso XIII Art. 4º Art. 71; Art. 818 Art. 373
 Diante do caso exposto e documentos de cartão de pontos apresentados, pela reclamada, contesta sobre as horas extras,sem restar duvidas quanto ao horários em que o funcionário esteve a disposição da Reclamada, restando provada que os horários ali consignados são muito próximos aos contratuais. Normalmente, o trabalhador assinalava o início do trabalho às 07h58min e o término às 13h16min, os horários ali consignados são muito próximos aos contratuais. Normalmente, o trabalhador assinalava o início do trabalho às 07h58min e o término às 13h16min. Postulando, portanto, o pagamento de 1 (uma) hora extra diária pela extensão do trabalho até as 14h15min, além de 15 (minutos) por dia, em razão de ficar à disposição da reclamada antes do horário previsto no contrato de trabalho. Pleiteou, ainda, o deferimento de 45 (quarenta e cinco) minutos por dia, com adicional de 50%, a título de intervalo intrajornada, ao fundamento de que deveria ter usufruído de 1 (uma) hora de pausa para refeição e descanso, haja vista que sua jornada era superior a 6 (seis) horas, em razão das horas extras realizadas
2- INPUGNAÇÃO DO PRÊMIO SOBRE A ÉGIDE DO DIPLOMA LEGAL Art. 457, § 2º . 
No tocante ao prêmio, a RECLAMADA esclarece que era pago todo mês, independentemente do desempenho profissional, seguindo orientação da empresa que lhe presta assessoria contábil.
3-INPUGNAÇÃO SOBRE O FGTS, FÉRIAS, DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO.
Por fim, foi requerida a condenação da reclamada ao pagamento dos reflexos da parcela mensalmente paga sob a rubrica “prêmio” no FGTS, na contribuição previdenciária, nas férias e no décimo terceiro salário, assim como componha a base de cálculo das horas extras pleiteadas no presente feito, ao argumento de que se trata de salário, uma vez que era pago como contraprestação aos serviços realizados.
4-DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS SOBRE A ÉGIDE DO ARTIGO Art. 791-A.
Que se design a Vossa Excelência,o na absolvição da reclamada no tocante ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
IV-DOS PEDIDOS
1- PROTESTA a reclamada não haver interajornada de serviço e nem muito menos horas extras que não foram devidamente pago dentro do pacto laboral. 
2- PROTESTA a reclamada que também não deve nada sobre o pêmio, que vinha sendo pago mensalmente durante o pacto laboral, assim como está devidamente exposto na exordial. 
3-PROTESTA a reclamada também a respeito do FGTS, FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, afirma na há nada a pagar ao reclamante, com relação a esses insumos,uma vez que, que já foram devidamente pagos durante pacto laboral e na rescisão do contrato. 
4- PROTESTO também sobre os honorários advocatícios, invocando o art. 791-A, da CLT. Sobre a improcedência de todos os pedidos não acarretará a sucumbência da reclamada. A pagar nenhuma divida a título de honorários advocatícios, sobre a égide da Leia nº 5.584/70 e o artigo,uma vez considerada inconstitucional a previsão do art. 791-A, da CLT. 
Protesta provar o alegado por todos os meios em direitos admitidos, sobretudo, prova testemunhal e documentos juntados na exordial. 
NOS TERMOS;
PEDE DEFERIMENTO.
Belo horizonte ____________de_________
ADVOGADA (O) ___________________
OAB N°_________________________
Critérios e Feedback - NPJ
	Prezada: Evanilde
	 
	Segue abaixo o feedback* detalhado de sua atividade.
Promova a conferência dos itens com atenção, analisando na coluna “DESENVOLVIMENTO ESPERADO” os itens que deveriam constar em sua peça e, posteriormente, na coluna “CONSIDERAÇÕES” aqueles em que deixou de incluir ou que foram inseridos incorretamente.
Se sua petição atender todos os requisitos, haverá preenchimento das pontuações respectivas sem as considerações tendo em vista o atendimento completo.
Obs. Muita atenção ao item: considerações, bem como a pontuação aplicada.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Atenciosamente,
	Camila
	Tutora do Núcleo de Prática Jurídica
	 
	Critérios
	Desenvolvimento Esperado
	Considerações
	Pontos Obtidos
	 
	ENDEREÇAMENTO CORRETO 
(100 pontos)
	EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA 10ª VARA DO TRABALHO DE BELO HORIZONTE/MG 
Número do Processo ___
	
Você ATENDEU de forma satisfatória o item, recebendo pontuação máxima no quesito!  Parabéns!
	*100
	 
	 
	 
	 
	TIPO DE AÇÃO OU PEÇA 
(100 pontos)
	CONTESTAÇÃO
	
Atendimento COMPLETO ao item, conforme solicitado no campo: CRITÉRIO PADRÃO.
	*100
	 
	 
	 
	 
	PREÂMBULO /QUALIFICAÇÃO 
(100 pontos)
	LANCHONETE DOIS IRMÃOS LTDA. EPP, representada por seu proprietário, inscrita no CNPJ sob o nº, com endereço na cidade de Belo Horizonte/MG, na Avenida do Contorno, nº 1.000, no Bairro de
Lourdes, por meio de seu advogado regularmente constituído, cujos dados constam na procuração anexa, nos autos da Reclamação Trabalhista ajuizada por JORGE DOS ANJOS, já qualificado na inicial, vem apresentar CONTESTAÇÃO pelos seguintes fatos e fundamentos jurídicos.
	
CORRETO. Pontuação máxima no quesito!  Parabéns!
	*100
	 
	 
	 
	 
	DOS FATOS 
(200 pontos)
	Faça um breve relato dos fatos, de acordo com o que foi apresentado no enunciado. É importante se atentar a coesão, coerência e precisão das informações descritas. Apresente um esquema lógico com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Lembrando que, no direito do trabalho, colocamos fatos e direito no mesmo tópico.
O aluno deverá expor os fatos com base nos seguintes tópicos:
1) TRABALHO EM REGIME DE TEMPO PARCIAL –HORAS EXTRAS
2) TEMPO À DISPOSIÇÃO
3) INTERVALO INTRAJORNADA
4) PRÊMIO
5) HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
	
Você ATENDEU de forma satisfatória o item, recebendo pontuação máxima no quesito!  Parabéns!
	*200
	 
	 
	 
	 
	DO DIREITO 
(300 pontos)
	
A) TRABALHO EM REGIME DE TEMPO PARCIAL- HORAS EXTRAS
ART. 58 § 1º da CLT
A jornada contratual era rigorosamente observada, como se infere dos cartões de ponto ora juntados aos autos.
B) TEMPO À DISPOSIÇÃO
ART. 4º § 2º, VIII da CLT
Cada funcionário da reclamada tem à sua disposição 5 (cinco) peças de uniforme, as quais podem ser vestidas na residência, local onde são lavados por cada um dos colaboradores.
C) INTERVALO INTRAJORNADA
ART. 71 § 2º da CLT
A jornada de 6 (seis) horas não era ultrapassada, tendo o obreiro o correto intervalo intrajornada de 15 (quinze) minutos.
D) PRÊMIO
ART. 457 § 2º da CLT
Os prêmios não integram a remuneração.
E) HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
ART. 791-A da CLT
Objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (ADI nº 5766), razão pela qual não deve ser aplicado ao caso sob discussão.
	
Atendimento COMPLETO ao item, conforme solicitado no campo: CRITÉRIO PADRÃO.
	*300
	 
	 
	 
	 
	DO PEDIDO 
(100 pontos)
	
Diante do exposto, a reclamada requer a improcedência de todos os pedidos, nos termos da fundamentação. 
Pugna pela produção de todas as provas em Direito admitidas, especialmente juntada de documentos, testemunhal, pericial e depoimento pessoal do reclamante.
	
Você ATENDEU de forma satisfatória o item, recebendo pontuação máxima no quesito!  Parabéns!
	*100
	 
	 
	 
	 
	ENCERRAMENTO 
(100 pontos)
	
Termos em que pede juntada e deferimento.
Local, data. 
Nome e assinatura do advogado. 
Nº da OAB.
	
Atendimento COMPLETO ao item, conforme solicitado no campo: CRITÉRIO PADRÃO.
	*100
	PONTUAÇÃO FINAL DO ALUNO:
	*1000

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais