Buscar

Bromatologia aula 8

Prévia do material em texto

1.
		Como exemplo de Lipídio simples podemos citar:
	
	
	
	esteróis
	
	
	óleo
	
	
	amido
	
	
	ceras
	
	
	fosfolipídeos
	
Explicação:
Os óleos e as gorduras são lipídios simples cuja diferença está na sua aparência física: em temperatura ambiente, os óleos apresentam aspecto líquido; já as gorduras, aspecto pastoso ou sólido. Ambos são, contudo, lipídios formados pela união de três moléculas de ácidos graxos e uma molécula da glicerina (glicerol),
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O método de Bligh-Dyer é uma metodologia que se utiliza de qual solvente extrator?
	
	
	
	clorofórmio e metanol
	
	
	acetona
	
	
	acetato
	
	
	etanol
	
	
	água
	
Explicação:
Método Bligh-Dyer
No Método Bligh-Dyer, a amostra é misturada com metanol e clorofórmio, formando uma só fase. Em seguida, adiciona-se mais clorofórmio e água, de maneira a formar duas fases distintas:
· Uma de clorofórmio + lipídeos.
· Outra de metanol + água + substâncias não lipídicas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O ìndice de refreção em lipídios é um método muito aplicável , porém que pode ser afetado por outros fatores EXCETO:
	
	
	
	Tratamento térmico
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	Teor de ácidos graxos livres
	
	
	Oxidação
	
	
	Teor de açúcares
	
Explicação:
Esse método é aplicável a todos os óleos normais e gorduras líquidas. No entanto, é afetado por outros fatores, como teor de ácidos graxos livres, oxidação e tratamento térmico.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Como é denominado o método de determinação de lipídios que se baseia na extração com solvente a quente?
	
	
	
	Brix
	
	
	Soxhlet
	
	
	Bligh-Dyer
	
	
	Wijis
	
	
	Kijedhal
	
Explicação:
Método de Soxhlet
No Método de Soxhlet, utiliza-se o refluxo de solvente em um processo intermitente. A amostra não fica em contato com o solvente em temperaturas elevadas, porém ocorre um gasto excessivo de solvente, pois o volume total deve ser suficiente para atingir o sifão (dispositivo   utilizado para transportar um líquido de uma altura a outra, mais baixa, passando por um ponto mais alto). 
Nessa técnica, incialmente, coloca-se a amostra em um cartucho poroso e, em seguida, dentro do Soxhlet. O solvente é então aquecido em um balão de fundo redondo, originando vapor. O vapor proveniente do solvente aquecido passa para o condensador, onde é refrigerado e, por isso, passa para o estado líquido, enchendo o extrator até o nível do tubo lateral. Ao longo do tempo, o solvente vai arrastando compostos solúveis presentes na amostra e, após vários ciclos, obtém-se o extrato final.
O resíduo lipídico obtido após extração não contém somente lipídios livres, mas outras substâncias solúveis em solventes orgânicos. Isso inclui  esteróis, fosfolipídios, vitamina A, carotenoides, óleos essenciais, pigmentos etc
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação a insaturação, podemos afirmar que :
	
	
	
	Quanto maior for o índice de insaturação, maior será a estabilidade do óleo
	
	
	Quanto maior for o índice de insaturação, maior será a instabilidade do óleo
	
	
	Quanto maior for o índice de insaturação mas sólido será o óleo . 
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	Quanto menor for o índice de insaturação, maior será a instabilidade do óleo.
	
Explicação:
Quanto maior for o índice de insaturação, maior será a instabilidade do óleo, que será danificado com facilidade. Esse é o motivo pelo qual os óleos extraídos de sementes têm uma instabilidade muito maior, já que possuem altos índices de poli-insaturados. O azeite é o óleo mais susceptível a esse tipo de instabilidade.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O processo químico de eliminação de grupos funcionais insaturados pela adição de átomos de hidrogênio. Onde por meio desse processo, os óleos vegetais líquidos e insaturados são convertidos em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como ácidos graxos trans ou gordura trans. É chamado de ?
	
	
	
	Rancificação
	
	
	Oxidação
	
	
	Interesterificação
	
	
	Hidrogenação
	
	
	Fracionamento
	
Explicação:
Processo de Hidrogenação
A hidrogenação é o processo químico de eliminação de grupos funcionais insaturados pela adição de átomos de hidrogênio. Por meio desse processo, os óleos vegetais líquidos e insaturados são convertidos em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como ácidos graxos trans ou gordura trans.
O uso da hidrogenação é largamente difundido nas indústrias alimentícias, pois possibilita a conversão de todos os tipos de óleo (tanto os vegetais quanto os animais) em um único produto uniforme que expande o tempo de vida de produtos na prateleira e retarda o seu processo de rancificação.

Continue navegando