Buscar

Estudo de caso BII 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO BII 2020
TEMA: Educação pela cidade: diferentes tempos e espaços
NOTA: 100,0
As atividades educativas servem como apoio e complementação do ensino, ajudando assim, os professores a melhorarem o processo de ensino-aprendizagem. As ações realizadas em ambientes externos despertam a criatividade e incentivam a busca pelo conhecimento. Uma atividade interessante é o “Hortas Sustentáveis” que foram implementadas em várias escolas municipais do Brasil. É um projeto realizado em parceria com a Secretaria de Educação e tem como objetivo promover o conhecimento prático de todas as etapas de plantio ( preparar o solo, plantar, irrigar, colher, preparar os alimentos e fazer o descarte correto dos resíduos). Uma das ações do projeto auxilia as crianças a cuidarem das próprias hortas que ficam na unidade onde estudam e ao final levam para casa o que plantaram. Assim, conhecem como são produzidos os alimentos até chegar à mesa de casa, a importância do meio ambiente e da sustentabilidade. É fundamental que os estudantes possam levar esta ideia para suas residências, replicando o projeto e proporcionando melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.
Em meu município existe um parque com grande potencial educativo, o Parque Municipal Victório Siquierolli. Assim, suas funções são desenvolver o lazer por meio da contemplação da natureza, promover educação ambiental (para as escolas e comunidades) conscientizando sobre a preservação da área e incentivar a prática de exercícios, abrangendo públicos de diferentes idades. Em seu interior existe o Museu de Biodiversidade do Cerrado que apresenta um grande acervo de flora e fauna em que é possível conhecê-los e explorar a importância deles na natureza. Na área externa há uma trilha interpretativa que é utilizada tanto para visitas orientadas quanto pelos visitantes livres e a partir disso vários temas podem ser abordados. 
Acredito que os espaços educativos facilitam o processo de ensino e aprendizagem, apresentando características positivas para envolver e incentivar os alunos em várias áreas do conhecimento. Uberlândia possui diversos espaços culturais e públicos, como o Parque do Sabiá, o Siquierolli, entre outros. Com isso, é possível elaborar atividades educativas ao ar livre proporcionando maior interesse e envolvimento dos alunos. Uma atividade interessante para realizar em parceria com universidades, empresas e escolas seria o “Piquenique Literário”, em que alunos das escolas (ensino infantil e fundamental) visitariam os parques da cidade e ao final haveria uma sessão para lerem obras literárias e fazerem um lanche comunitário. Com o objetivo de apresentar os diferentes espaços educativos da cidade, explorá-los e conhecer obras literárias de um jeito lúdico e satisfatório.

Continue navegando